Conheça o Marketing de Serviços e saiba como melhorar os resultados da sua empresa

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Publicado: 13 de setembro de 2018 | Atualizado: 12 de novembro de 2019.

O que é Marketing de Serviços? Conhecer a melhor forma de vender o peixe é a essencial para o sucesso do seu negócio! Afinal, só quem conhece se faz ser reconhecido pelos seus diferenciais consegue se destacar da concorrência.

A prestação de serviços sempre foi um dos setores que mais movimentaram a economia de um país.

E isso é bem fácil de se constatar, pois desde de a área da saúde até a de saneamento básico, passa por esse setor.

Mas como em toda área com grande de demanda, a concorrência também é pesada e por isso é necessário desenvolver métodos de se destacar no mercado.

E assim surgiu o Marketing de Serviços, metodologia a qual visa explorar as vantagens competitivas de determinado serviço para que os clientes consiga enxergar a sua empresa como a mais adequada para contatar.

Se você quiser saber mais sobre esse tema, confira o conteúdo:

O que é Marketing de Serviços?

marketing de servicos

O Marketing e de Serviços consiste em um conjunto de práticas as quais tentam convencer o cliente a escolher uma empresa em detrimento de seus concorrentes.

Ele faz isso por meio ações que analisam, planejam e aplicam táticas para atender melhor as necessidades dos consumidores.

Isso porque o objetivo desse método é não só vender, como também encantar o mercado e assim diferenciar a empresa das outras que já existem no mercado.

Por isso, o Marketing de Serviços exige a interação com todas as áreas da empresa para assim conseguir gerar mais oportunidades de negócio.

Marketing de Serviços e Marketing de Produto são a mesma coisa?

Não, não são!

Isso porque como serviços e produtos possuem características diferentes, eles demandam formas diferentes para atrair e fidelizar clientes.

Para entender melhor, basta parar para pensar que enquanto um produto é algo palpável, o serviço é abstrato e sempre associado a pessoa que o realiza.

Além disso, ele também está sujeito a diversas interferências externas e, por isso, um serviço nunca vai ser igual ao outro.

Tanto é que o Marketing de Serviços é muito mais desafiador, afinal ele deve prever essas variáveis para impedir problemas com os consumidores.

Conheça os 8Ps do Marketing de Serviços

marketing de servicos 8ps

O Marketing de Serviços não precisa ser o bicho de sete cabeças que pintamos anteriormente, sabia?

Para isso, basta conhecer seus princípios para entender como superar os desafios do setor e conseguir obter uma vantagem competitiva sobre a concorrência.

Então, se você quiser conhecer mais sobre o mix de estratégias utilizadas nessa metodologia, mais conhecido como os 8Ps do Marketing de Serviços, confira os tópicos a seguir:

Produto

O primeiro “P” é referente a fase de identificação e elaboração de estratégias que irão ressaltar os benefícios e as vantagens proporcionadas pelo serviço da sua empresa.

Vale lembrar que eles devem estar sempre associados as necessidades do seu mercado consumidor e ao valor que ele pode agregar aos clientes.

Preço

Depois de definir o valor agregado do seu serviço, é hora de monetizá-lo de forma justa.

Para isso, leve em consideração o trabalho da equipe, bem como o tempo necessário para a execução do serviço em questão.

Além disso, também entra na conta a complexidade de cada projeto e perfil da necessidade de cada consumidor.

Por fim, não se esqueça de incluir os custos e despesas na prestação do serviço para estabelecer o preço mais justo.

Praça

Tendo resolvido as questões do serviço em si, agora é hora de pensar no processo de distribuição.

Por isso, esse tópico também poderia ser chamado de Momento e Lugar, pois nele é definido a forma de entrega dos serviços, desde o prazo até maneiras de fazê-lo.

Promoção

O “4 P” se refere às estratégias de comunicação para divulgação e promoção dos serviços.

Aqui é o momento de mostrar ao seu público-alvo os diferenciais da sua empresa e todos os benefícios que ele pode proporcionar.

Uma forma de se fazer isso é atestando a credibilidade do seu negócio por meio da competência técnica de seus colaboradores prontos para servir os clientes.

Processo

Não adianta prometer um serviço maravilhoso sem antes se certificar de que a empresa está preparada para prestá-lo, não é mesmo?

Por isso, o 5 P é sobre definir todos os fluxos, procedimentos e metodologias as quais possam assegurar a qualidade do serviço prestado.

Palpabilidade

Também chamado de Evidência Física, esse P está relacionado com questões do ambiente onde o serviço será prestado.

Ou seja, ele representa a forma como a empresa interage com o cliente e com o lugar em que todos se relacionam.

Para isso alguns fatores são observados e vão desde a apresentação dos colaboradores até o processo de instalação e uso de equipamentos.

Pessoas

Como a força do serviço está estritamente ligada a quem o realizada, o 7º P se refere aos colaboradores de uma empresa e o seu processo de capacitação.

Então, é fundamental realizar treinamentos para orientá-los sobre a melhor forma de fazer o trabalho, bem como deixar claro quais são as boas práticas no atendimento ao cliente.

Produtividade

Por fim, o último P é sobre manter os olhos abertos para questões de produtividade e qualidade.

Esses dois pontos são importantes para qualquer empresa, mas no ramo de serviços elas são essenciais.

Por isso, crie o hábito de revisar processos e estar atento a toda a cadeia que envolve a prática de um serviço.

Dessa forma você possui ferramentas para garantir que essa roda nunca pare de girar.

Como aplicar o Marketing de Serviços?

marketing de serviços como aplicar

Bom, até agora nós vimos tudo sobre o conceito e aprendemos que o marketing de serviços a empresa com foco no cliente para que ele entenda que a sua solução é a melhor.

Não existe uma fórmula infalível para executar essa metodologia com perfeição, porém há algumas boas práticas as quais aumentam as chances do seu negócio ser bem sucedido.

Vamos conhecê-las?

Capacite o seu pessoal

Durante o conteúdo nós já falamos sobre a importância dos colaboradores, tanto que é que inclusive são um dos 8Ps do Marketing de Serviços.

Por isso, antes de mais nada, é essencial se certificar de que a sua equipe está bem preparada e pronta para satisfazer até os clientes mais exigentes.

Para isso, invista em treinamentos para os profissionais para que eles possam conhecer as técnicas mais atuais do mercado.

Quem atua na área da educação, por exemplo, pode consultar o blog Ensino Interativo como fonte de pesquisa e capacitação, os conteúdos disponíveis podem enriquecer suas estratégias de marketing e gestão.

Além disso, procure conhecer também as preferências do seu público, pois dessa forma a sua equipe terá meios de se preparar para atendê-los melhor.

Tenha um diferencial definido

O objetivo das estratégias do Marketing Serviços é fazer com que a sua marca consiga apresentar uma vantagem competitiva sobre os seus concorrentes, certo?

Então, para isso você precisa descobrir qual é o diferencial do seu negócio e concentrar todas as forças para fazer com que ele se destaque no mercado.

Dessa forma, um dos exemplos do marketing de serviços pode ser um atendimento diferenciado, um método exclusivo, ou qualquer outra característica relevante.

Invista na produção de um conteúdo relevante

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Com a facilidade com a qual podemos ter acesso a informação, hoje em dia poucas pessoas tem a disposição de gastar o seu dinheiro com algum serviço sem antes de realizar uma pesquisa sobre ele.

Por isso, para provar o seu diferencial no mercado é preciso investir na produção de um conteúdo relevante e o divulgar seja por meio de blogs, redes sociais ou emails marketing.

Dessa forma o cliente sabe mais sobre o seu serviço e entende por que deveria contratar a sua empresa e não o concorrente.

Além disso, por meio do conteúdo também é possível provar a autoridade do seu negócio no ramo e atrair mais visibilidade para a sua marca.

Isso porque se você usar as técnicas de SEO, isso é, um conjunto de práticas de otimização de sites, os mecanismos de busca irão entender que o seu material é capaz de responder às dúvidas do usuário e o proporcionar uma boa experiência.

Traduzindo, isso quer dizer que o Google, por exemplo, vai priorizar o seu site na página de resultados, atraindo muito mais a atenção dos visitantes para a sua página.

Então, se você quiser saber mais sobre a produção de conteúdo relevante, confira o artigo sobre Marketing de Conteúdo.

Defina um plano de ação

Depois de entender cada um dos 8Ps do Marketing de Serviços, treinar o seu pessoal e decidir investir na produção de um conteúdo relevante, é hora de estruturar os processos.

Isso é, aqui você vai decidir quem vai ser o responsável por cada função para que a roda comece a girar.

Além disso, uma boa prática para que tudo ande conforme o combinado é o estabelecimento de metas, pois isso ajudará a equipe a manter o foco a fim de que os resultados apareçam.

Acompanhe os resultados

Por fim, você precisa acompanhar de perto o desempenho da sua estratégia, pois dessa forma conseguirá ver os problemas no decorrer da execução e fazer os ajustes necessários para que a campanha tenha os resultados esperados.

Para isso é necessário ficar atento a métricas e indicadores de desempenhos, os quais irão te indicar em tempo real a situação da estratégia.

Uma boa pedida nessa hora é contar com uma ferramenta de automação de marketing, pois além de ajudar a criar as campanhas, também irá te apresentar um relatório completo do desempenho delas.

Já sabe o que é Marketing de Serviços? Então mãos à obra!

Nesta publicação você conheceu o Marketing de Serviços e viu que para promover os seus é necessário uma estratégia diferente do que quem vende produtos.

Isso porque nessa área há muitas variáveis, como as quem realiza e o ambiente em que ele será realizado, que podem interferir na experiência do consumidor.

Por isso, a tarefa do Marketing de Serviços é se precaver desses desafios e ainda ressaltar os diferenciais da sua marca para com os concorrentes.

Para isso, te apresentamos aos 8Ps do Marketing de Serviços e a dicas bem simples de como aplicar essa metodologia na sua empresa.

Se você quiser ainda mais dicas para alavancar o seu negócio, confira o artigo sobre tipos de marketing.

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