Marketing de recomendação: conquiste promotores espontâneos da sua marca

//Marketing de recomendação: conquiste promotores espontâneos da sua marca

Por: | Publicado: 15 de outubro de 2018 | Atualizado: 12 de novembro de 2018.

O marketing de recomendação é aquele no qual consumidores satisfeitos promovem a sua marca para outras pessoas, de forma espontânea. Veja como ser mais relevante diante da opinião pública.

O marketing é a atividade que visa destacar e valorizar a imagem das empresas no mercado.

Ela é responsável por criar estratégias e ações que tornem as marcas relevantes diante de seus públicos, além de torná-las mais fortes na corrida contra a concorrência.

Principalmente nos dias de hoje nos quais os consumidores se tornaram extremamente críticos e seletivos quanto às empresas que negociam, é indispensável ter uma área que cuida da reputação do negócio e se relaciona de maneira construtiva com os possíveis clientes.

Mas tão importante quanto ter um departamento de marketing na empresa é saber exatamente como ele pode agregar positivamente, isto é, quais as maneiras de aproveitá-lo em sua total amplitude de desenvoltura.

Você sabe, por exemplo, o que é o marketing de recomendação?

Hoje em dia uma recomendação vale muito, não é mesmo? Imagine só ter a sua empresa na boca do povo, de forma positiva, é claro.

Imagine se aquilo que for afirmado em suas campanhas puder ser comprovado pelos elogios de quem já viveu a experiência de negociar com a sua empresa.

Pois é, vamos entender melhor a importância de investir nas boas experiências oferecidas aos seus clientes e como isso pode implicar no crescimento do seu negócio.

O que é Marketing de Recomendação?

Entenda o que é Marketing de Recomendação

Bem, para nossa alegria o marketing de recomendação é um conceito bem simples de entender, não vamos precisar quebrar a cabeça aqui.

Isso porque ele nada mais é que a estratégia de marketing que começa por meio da experiência de um cliente existente até o momento da sua indicação para outra pessoa.

De modo mais simples, é quando seus clientes se torna promotores espontâneos da sua marca.

Imagine o seguinte cenário:

Um cliente comprou um de seus produtos ou serviços e ficou imensamente satisfeito com aquilo que foi adquirido, bem como com o atendimento prestado e toda a experiência de compra.

Com isso, ele começa a falar bem da empresa para outras pessoas como amigos, parentes, colegas de trabalho etc.

Essas pessoas se sentem realmente atraídas e convencidas pelos comentários positivos dos serviços prestados e procuram pela sua empresa aumentando sua carteira de clientes.

Percebeu que o processo da chegada dos novos clientes até você começou por meio da recomendação feita por aquele primeiro cliente que teve uma boa experiência de compra e transmitiu essa satisfação?

E mais: ele não apenas falou bem da sua marca, mas realizou uma ação de “marketing” a respeito dela.

Ele divulgou, espontaneamente, para outras pessoas os benefícios da negociação com você, e não é justamente isso que o marketing faz?

Como a sua empresa pode se empenhar para conquistar o Marketing de Recomendação?

Saiba como a sua empresa pode aproveitar o Marketing de Recomendação

Conforme pudemos perceber no tópico anterior, a base fundamental do marketing de recomendação é a experiência positiva oferecida aos seus clientes.

Evidentemente, para que o cliente recomende sua empresa a outra pessoa ele precisa ter tido uma excelente impressão sobre ela, em todos os aspectos: valores, condições de pagamento, entrega, atendimento etc.

E é claro, que tudo isso está em suas mãos.

Por isso se empenhe em entregar qualidade e satisfação em tudo o que está a seu alcance.

Por exemplo, mantenha um contato próximo desde a primeira pesquisa até a compra final, tudo de forma eficiente, positiva e agradável. Imagine esse cenário:

Se você disponibiliza serviços online como um e-commerce, por exemplo, deve saber a importância de oferecer um site de extrema qualidade ao público, o qual seja responsivo, objetivo, de fácil navegação etc.

Além disso, ele precisa disponibilizar todas as informações necessárias e o serviço precisa realizar entregas dentro do prazo, bem como desenvolver uma política honesta de gestão e de garantia.

Benefícios de ter uma marca positiva no Marketing Boca a Boca

Conheça os benefícios de usar o Marketing de Recomendação

As pessoas dão muito mais valor e credibilidade ao que outras pessoas dizem sobre uma marca do que o que uma empresa diz sobre ela mesma.

E isso parece óbvio não é mesmo? Afinal hoje em dia com a troca de informações e opiniões trocadas pelas pessoas, uma recomendação acaba valendo mais que mil campanhas publicitárias.

A opinião de um amigo ou alguém de confiança sobre a experiência que teve em uma empresa certamente conta mais do que a propagando exposta por ela, isso porque as referências de alguém “neutro” gera mais credibilidade.

Aliás, de acordo com pesquisa do SPC São Paulo, 90% das pessoas pesquisam na internet antes de realizar uma compra.

Esse dado não deve soar como uma grande novidade não é mesmo?

Afinal a internet tem fomentado cada vez mais essa interação entre consumidores, sites como o Reclame Aqui, por exemplo, são páginas altamente acessadas justamente para saber se determinada marca é realmente confiável como diz ser.

Por essas e outras é indispensável que o seu negócio se empenhe em ter uma boa reputação diante da opinião pública, acredite, um bom marketing de recomendação pode lhe render muitas vendas.

Colha as vantagens do marketing de indicação!

Aproveite as vantagens de usar o Marketing de Recomendação

Ao longo deste conteúdo vimos que o marketing de recomendação é muito importante hoje em dia.

Isso porque ele se trata da divulgação espontânea que promove a sua marca.

Isto é, quando uma pessoa, por livre e espontânea vontade resolve recomendar seu produto ou serviço para outras pessoas.

E como atualmente uma opinião positiva de quem já negociou com a empresa vale tanto quanto, ou mais, que uma publicidade bem feita, cuide para que seus clientes vivam uma excelente experiência de compra e transmitam essa satisfação a outros consumidores.

2018-11-12T11:14:42+00:00

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