Saiba como o Marketing Boca a Boca pode ajudar a sua empresa a aumentar as vendas com 5 dicas simples
Publicado: 10 de outubro de 2018 | Atualizado: 17 de janeiro de 2020.
O Marketing Boca a Boca é uma das formas mais simples de promover a sua empresa de forma eficiente. Veja essas 5 dicas para estabelecer um bom relacionamento com os clientes e tenha ideias para vender mais.
Como já foi amplamente explicado aqui no blog, o Marketing Boca a Boca nada mais é do que quando pessoas trocam entre si experiências com determinada marca.
E com o avanço da tecnologia nos últimos anos, o efeito desse compartilhamento de informação foi multiplicado de forma significativa.
Isso porque com a internet é possível difundir fatos e opiniões em uma velocidade que só esse meio consegue proporcionar.
Por isso, entender como ocorre a troca de informação no também chamado Marketing de Indicação é essencial para as empresas que desejam aumentar as vendas.
Então, se você quer saber como se sair bem no Marketing de Recomendação e ter ideias para vender mais e ainda investir na fidelização de clientes, confira as próximas 5 dicas:
1. Invista no Marketing de Relacionamento
O primeiro passo para quem quer se dar bem no Marketing Boca a Boca e conseguir aumentar as vendas é investir no relacionamento com o cliente.
Isso é, tomar ações as quais visam criar e manter um bom relacionamento com os clientes, como oferecer benefícios a eles.
Dessa forma você não só consegue mais consumidores, como também verdadeiros fãs da marca, uma das atitudes necessárias para a fidelização de clientes.
E uma clientela com esse perfil é aquela a qual é mais propensa a compartilhar espontaneamente sua experiência com a sua marca com outras pessoas.
2. Crie conteúdo viral
Caso você ainda não tenha uma grande base de clientes fiéis, existe outra forma de fazer com que as pessoas falem sobre a sua empresa.
Para isso é necessário criar um conteúdo criativo e irreverente, pois tudo que foge do lugar-comum logo vira assunto, não é mesmo?
Por isso um dos recursos utilizados são os materiais audiovisuais, como os vídeos! Isso porque eles chamam a atenção e são amplamente compartilhados nas redes sociais.
Se quiser mais dicas sobre o tema, confira a publicação sobre Marketing de Conteúdo.
3. Atenda bem o cliente
Como já falamos na primeira dica para aumentar as vendas com o Marketing Boca a Boca, se relacionar bem com o cliente é um dos pilares dessa estratégia.
Sendo assim, o terceiro passo é a alma do negócio: atenda bem o seu consumidor.
Afinal, existe algo mais desagradável do que realizar uma compra e ter que esquentar a cabeça com um vendedor ou um péssimo suporte no pós-venda?
Por isso, além de investir em treinamentos para ter sempre uma equipe qualificada cuidando da sua clientela, procure também realizar pesquisa de satisfação.
Isso porque por meio delas você consegue medir como está o processo de venda e o que precisa mudar para seus clientes ficarem satisfeitos com o serviço que está sendo prestado.
Além disso, aproveite o poder das redes sociais para interagir com os seus consumidores!
Abrir um espaço para tirar dúvidas e mostrar que se importa com o bem-estar deles também é uma ótima prática das empresas que atendem bem o cliente.
4. Proporcione uma boa experiência ao cliente
Não foi nem uma, nem duas vezes, que falamos neste conteúdo sobre a importância de prestar um bom atendimento ao cliente, não é mesmo?
Mas além de reforçar esse ponto nesta quarta dica, salientamos aqui a relevância de oferecer uma boa experiência ao consumidor.
Ou seja, oferecer ao possível cliente facilidades em suas ações durante a jornada de compra dele.
Isso porque uma das ideias para vender mais é deixar a vida desse consumidor a mais cômoda possível, pois além de ser uma ação de fidelização de clientes, também é uma forma de fazer com que ele recomende a sua empresa para conhecidos.
Afinal, transmitir uma boa experiência é a alma do Marketing Boca a Boca.
5. Acompanhe os resultados
Por fim, depois de investir em boas práticas para fazer o cliente confiar na sua empresa a ponto de indicá-la para conhecidos, é hora de checar a eficácia de suas ações.
Isso é, escolha ferramentas para acompanhar o que está sendo dito sobre o seu negócio nos principais canais de comunicação.
Dessa forma você consegue ver se suas ações estão sendo bem vistas pelo público e, se não, ver o que poderia ser feito para mudar o cenário.
Mas tenha em mente que essa é uma atitude constante: para o Marketing de Recomendação funcionar, você tem que estar sempre de olho no que estão falando de vocês.
Invista em ações de relacionamento para aproveitar os benefícios do Marketing Boca a Boca
Nesta publicação você viu que o Marketing Boca a Boca é uma das formas mais simples e eficientes de divulgar a sua empresa.
Isso porque ele consiste em se aproveitar de comentários espontâneos de consumidores sobre a sua marca a recomendando para conhecidos.
Mas para que o Marketing de Indicação funcione para a sua empresa, é preciso investir em ações para despertar a confiança daquele consumidor.
Para isso, te apresentamos aqui 5 dicas simples para otimizar o relacionamento com o cliente e te ajudar a promover um Marketing Boca a Boca.
Se você quiser mais dicas, confira o conteúdo sobre os tipos de marketing e crie estratégias mais assertivas.