Os 10 melhores livros de Marketing Digital
Em qualquer fase do seu negócio no mundo digital é possível fazer avanços e melhorar seus resultados, por isso conhecer os melhores livros de marketing digital com os conceitos e teorias de alguns pensadores da área pode te ajudar a se destacar da multidão de marcas na internet!
Seja você um empreendedor com loja física, um proprietário de conteúdo digital, ou só um curioso sobre o mundo do marketing, é certo que já ouviu falar do Marketing Digital.
Pode ser até que já tenha lido algo sobre, mas o Marketing Digital e as técnicas pelas quais ele é composto vão muito além da ideia de mercado e comunicação de marketing online.
O tipo de marketing mais conhecido e até generalizado por algumas pessoas, é o Marketing Outbound que é quando a empresa vai até o cliente.
Seja via comerciais de TV, ligações de telemarketing, outdoor e etc.
Mas existem muitos outros tipos de marketing, inclusive alguns deles são aplicados dentro do Marketing Digital.
Então se você quiser conhecer alguns tipos, ou se aprofundar no marketing digital, confira nosso conteúdo com os melhores livros de marketing digital:
Livros de Marketing Digital
Não importa o momento do seu site, conteúdo ou negócio virtual o Marketing Digital ou algumas de suas técnicas com certeza já são aplicados em sua página.
É possível que você nem saiba exatamente quais delas ou como aplicá-las.
Mas qualquer maneira pode ser que você já tenha pesquisado sobre Marketing Digital, ou como fazer Marketing Digital.
Por outro lado, apesar das técnicas serem aplicadas no mundo virtual, muitos livros de marketing contam com uma infinidade de conceitos e dicas que podem te ajudar a crescer cada vez mais no âmbito digital.
Para que você conheça alguns desses livros, fizemos uma lista composta por 10 livros de marketing digital.
Então seja a fase que estiver sua empresa, ao menos algum desses livros sobre marketing digital podem ser relevantes para você e seu negócio.
Por isso, veja nossa lista de marketing livro para conhecer algumas ideias de pensadores do marketing moderno.
1 – Free – Grátis, o futuro dos preços
Nesse livro sobre marketing digital do autor Chris Anderson, ele trata da ideia de que com o mundo digital e a maior acessibilidade a todas e quaisquer informações (sejam elas verdade ou não), o mercado cada vez mais tem buscado pelo gratuito.
Muitos softwares, conteúdos (incluindo os piratas) e informações estão disponíveis de uma maneira sem filtros que permite que todos possam absorver de tudo.
Mas em casos de mercado, o gratuito é o mais valorizado, como uma desvalorização de tudo que é online.
Que consequentemente atinge o físico, ainda que não se torne de graça, os preços se tornam mais baixos devido a realidade que é encontrada no mundo virtual.
2 – A cauda longa
Também de autoria de Chris Anderson, esse é o primeiro de seus sucessos com livros de marketing, e neste ele fala sobre o sucesso dos nichos.
Em entrevista à revista Época, o autor explica que com a internet os produtos de massa que são os maiores sucessos de vendas, ou também chamados de hits, não são mais os únicos presentes.
Devido a facilidade de acesso da internet, os nichos estão crescendo e aparecendo. O autor ainda diz que os os hits não vão ser extintos, mas também não serão mais os únicos.
3 – Obrigado pelo marketing
No marketing livro do autor Vitor Peçanha tem foco no Marketing de Conteúdo. Desde suas definições, até como aplicar e qual a importância disso.
Fala sobre definições de objetivos, formatos de conteúdo, persona e tudo que você pode considerar necessário para entender o Marketing de Conteúdo.
Claro que o livro também trata dos resultados. Tudo isso baseado no desenvolvimento de conteúdos de qualidade e estratégicos.
4 – Marketing na era digital
Dentre os livros sobre marketing digital, está o da autora Martha Gabriel fala sobre o marketing na era da internet.
Mas não deixe as 417 páginas do livro assustarem você. Pois ele é dividido em quatro partes facilitando a leitura e o entendimento de cada capítulo.
Ela inicia comentando com as ideias de planejamento de marketing, e fecha com as estratégias digitais de marketing.
Além disso ao longo dos 4 capítulos, ela fala sobre redes sociais, plataformas de buscas, dispositivos mobile e etc.
5 – Marketing 4.0
Neste livro de Phillip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan os autores comentam ao longo de um exemplo de marketing livro sobre a nova forma de fazer marketing: o marketing 4.0.
Depois do marketing 1.0 voltado para as vendas, o marketing 2.0 voltado para o consumidor e o marketing 3.0 voltado ao ser humano e a mundo melhor, o século XXI traz a tona o marketing 4.0, voltado para o digital.
No livro os autores comentam sobre essa mudança no modo do comportamento dos consumidores e como isso impacta no marketing em geral.
Além disso dão algumas dicas para adaptar o seu negócio ao meio digital.
6 – Permission Marketing
Esse livro do autor Seth Godin apresenta a ideia de trabalhar com um marketing menos incisivo.
A empresa só oferece um produto para um cliente que já demonstrou algum interesse no produto ou serviço oferecido pela empresa.
Por isso o Marketing de Permissão, afinal, ele só acontece quando já existe algum contato cliente.
Então o autor explica como essa estratégia funciona e como melhorar sua relação com o cliente por meio dessa técnica.
7 – Nocaute
No livro do autor Gary Vaynerchuk fala sobre a “luta” travada entre empresa e consumidor agora que ele tem voz nas redes sociais.
O autor comenta ainda que anteriormente as pessoas não tinham essa posição no momento de compra, aceitando mais facilmente as ofertas.
Agora eles se colocam frente a empresa com comentários e avaliações de produtos e marcas.
Então no livro o autor ensina como lidar com esse novo cenário do marketing com as redes sociais.
8 – Purple cow
Em mais um dos livros de marketing lançados por Seth Godin, dessa vez em 2003, o autor fala sobre a necessidade das empresas em se destacarem das outras.
Ele faz isso por meio de um exemplo, dizendo que se uma família passa por um campo de vacas por duas horas, em algum momento elas se tornarão sem graça.
Mas se em qualquer momento uma vaca roxa (ou purple cow em inglês) aparecer, com certeza ela será notada.
Então o autor comenta sobre esse cenário em que as empresas precisam se fazerem ser vistas pelos clientes.
9 – A arte de SEO
O marketing livro de Eric Enge e Stephan Spencer fala sobre a técnica de marketing chamada de SEO.
Falando sobre o posicionamento por meio dos mecanismos de buscas de sites como o Google os autores falam sobre como isso é importante para seu negócio.
Os autores tratam de definir e apresentar exemplos de práticas de SEO, além de apresentarem meios que podem auxiliar no posicionamento do seu site nos rankings de buscas.
10 – Os oito P’s do Marketing Digital
Nesse livro do autor Conrado Adolpho formado em marketing, define o marketing digital com oito letras P.
Ele começa com o primeiro P se referindo a pesquisa e encerra com o oitavo P de precisão. Além de explicar os oito passos e destacar a importância de cada um.
Ao longo desses oito P’s o autor comenta sobre o impacto da internet no marketing, e o impacto do marketing digital sobre o mundo.
E você pode achar que encerramos por aqui, maaaas temos mais um marketing livro como bônus para você.
Bônus: Epic Content Marketing
Nesse livro que pode ser considerado material essencial dentro os melhores livros de marketing, o autor Joe Pulizzi fala sobre a importância de se destacar.
Ele comenta sobre ser diferente no mercado, e conseguir atrair os clientes por meio do marketing de conteúdo.
A ideia do autor é oferecer conteúdo relevante e criar uma vontade no cliente de fazer parte do movimento e dos ideais da empresa por meio de seus produtos e/ou serviços.
Por isso que apesar dele não se encaixar exatamente na categoria de livros de marketing digital, ele com certeza se encaixa nos melhores livros de marketing.
E agora que você já viu alguns exemplos de marketing livro, saiba porquê eles são importantes para você e seu negócio.
A importância de ler livros sobre marketing digital
Agora que você conhece os principais melhores livros de marketing digital, pode começar a montar sua biblioteca livros sobre marketing digital.
Esses tipo de conhecimento abrangente e também os específicos podem te ajudar não só a melhorar os seus resultados atuais, como a se preparar para o futuro.
Lembrando que conforme o marketing se adapta, os livros sobre marketing também o fazem, e vão sempre se atualizando de acordo com as atuais mudanças do marketing.
Hoje (2018) ainda estamos no marketing 4.0. Mas com tanto avanço e mudança de comportamento dos públicos, quem sabe o que esses grandes autores e o mundo do marketing nos reserva?
Então para se manter atualizado de TUDO de novo na área do marketing, além de ler os livros de marketing, continue acompanhando o conteúdo do Blog Ideal Marketing.