Conheça o livro Marketing 3.0 de Philip Kotler e entenda as evoluções do setor

//Conheça o livro Marketing 3.0 de Philip Kotler e entenda as evoluções do setor

Por: | Publicado: 10 de outubro de 2018 | Atualizado: 10 de outubro de 2018.

O livro Marketing 3.0 de Philip Kotler deve morar na mesa de cabeceira de todo empresário que quer se destacar no mercado. Afinal, entender as necessidades do consumidor do século XXI é essencial para conquistar mais clientes!

Não é novidade para ninguém que o mundo está sempre em constante e profunda transformação.

Nos últimos anos pudemos observar uma mudança no poder econômico dos consumidores, o que graças a facilidade no acesso à informação, gerou um novo hábito de compra.

Isso, aliado aos avanços tecnológicos, fez com que as empresas tivessem que repensar todo o modo como realizam o processo de produção.

Afinal, ainda temos as mudanças climáticas para colocar na conta, pois elas incluíram novas normas a ser respeitadas, além da cobrança dos próprios clientes por essa responsabilidade.

Com isso, não param de pipocar aqui e ali estudiosos com teorias e conceitos a fim de desenvolver estratégias inovadoras em total coerência com os novos tempos.

Mas quando o assunto é Marketing, ninguém é tão referência no assunto quanto Philip Kotler, que inclusive é considerado o pai dessa área.

Isso porque ele tirou o setor da marginalidade nas empresas e o trouxe para o centro das operações de venda e gestão com o livro Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle.

Desde então, o estudioso e professor universitário vem ampliando o conceito de Marketing e lançando diversos livros sobre estratégias inovadoras e técnicas de vendas no cenário atual, como o Marketing 3.0.

Inclusive, é sobre isso que vamos falar neste conteúdo. Então, se você quiser saber mais sobre o livro Marketing 3.0 Philip Kotler, confira os tópicos a seguir.

O que é Marketing 3.0?

O conceito de Kotler Marketing 3.0 se refere a nova fase de encarar os clientes como seres complexos e multifacetados, cujo objetivo é comprar produtos que correspondem a seus ideais.

Isso porque com a quantidade de informação as quais somos expostos, as pessoas conseguem basear a sua compra de acordo com as suas necessidades pessoais.

Por isso, o livro Marketing 3.0 apresenta a importância das empresas começarem a imprimir sua missão, visão e valores em suas ações para conseguir conquistar seus clientes.

Se quiser mais mais sobre o que é Marketing 3.0, confira o conteúdo a respeito do tema!

Pois agora vamos entender mais sobre a evolução trazida por essa nova fase.

Missão, Visão e Valores

Como começamos a falar no tópico anterior, hoje em dia os consumidores buscam compartilhar seus valores com aquilo que estejam comprando.

Ou seja, eles vão procurar saber de que maneira a sua empresa pode ajudá-los na missão de fazer um mundo melhor.

Para isso, a saída é verificar na visão e valores se aquela empresa aborda questões sociais, econômicas ou até ambientais que são em comum.

Por isso, se torna cada vez mais importante ter esses três pilares bem definidos e implantado na empresa entre seus colaboradores para assim conseguir conquistar esses clientes.

Foco em atividades sócio-culturais e de sustentabilidade ambiental

Mais do que difundir sua missão, visão e valores entre os funcionários, no livro Marketing 3.0 Philip Kotler vimos a importância de se diferenciar pela experiência proporcionada.

Isso porque a transformação que a sua empresa proporciona na vida daquele clientes gera um forte impacto nele e o laço criado entre vocês será mais estreito.

Por isso, uma boa solução é engajar-se em questões e atividades para melhorar a imagem da sua empresa e mostrar o quanto ela é envolvida com as causas que ela apoia.

Mas para isso, não se esqueça de medir a relevância e a compatibilidade com a sua missão e o tamanho do impacto que a ação terá sobre a sua empresa.

E além de atividades sócio-culturais, não podemos nos esquecer das de sustentabilidade ambiental, representadas pelo Marketing Verde, também criado por Philip Kotler.

Se você quiser saber mais sobre as estratégias inovadores do tema, confira o conteúdo a respeito do assunto.

Mercados emergentes

No livro Marketing 3.0, vimos que com o avanço da tecnologia e a facilidade de se ter acesso a informação, é indiscutível que surgiram novas formas de promover o produto, como a prática de educar o mercado.

Isso porque agora você pode criar conteúdos sobre o seu produto, materiais sobre as ações discutidas nos tópicos anteriores, enfim, há infinitas possibilidades na área.

Mas além disso, essas mudanças também possibilitaram surgir novas oportunidades de geração de renda, o que deu poder de compra para mais pessoas.

E isso fez com que as técnicas de vendas destacassem o comprometimento da sua empresa com seus valores.

Isso porque os novos consumidores pensam duas vezes antes de gastar o seu dinheiro e o querem fazer com marcas confiáveis e que os possibilitem mudar de vida.

Por isso, segundo Kotler Marketing 3.0 daqui para frente a importância de transmitir em suas ações e em seus produtos a missão, visão e valores da sua empresa será cada vez maior.

Já conhece o livro Marketing 3.0 Philip Kotler? Então é hora de colocar os ensinamentos em prática!

Nesta publicação você conheceu o livro Marketing 3.0 Philip Kotler e mergulhou nas mudanças trazidas por essa nova fase da área.

Isso porque o Marketing 3.0 é resultado das diversas mudanças que o mundo vem enfrentando nos últimos, o que culminou em novas exigências do consumidor.

Afinal, agora ele não quer mais apenas comprar um produto, e sim viver uma experiência e compartilhar ideais com aquela empresa a qual está estabelecendo uma relação.

Por isso, o grande ponto do livro Marketing 3.0 é encarar o cliente como um ser único e complexo, cuja obrigação das empresas é entender e se adaptar as suas necessidades.

Para isso, o mercado precisa ter sua missão, visão e valores bem definidas e estabelecidas em todas as esferas de atuação para assim conquistar esses clientes.

Uma forma de se fazer isso é por meio da produção de um conteúdo relevante, o qual tem um espaço cada vez mais importante nos hábitos de consumidor.

E não é apenas uma forma de dizer, viu! Pois a produção de conteúdo rico em informações trouxe o Marketing a uma nova era, a 4.0.

Se você quiser entender mais sobre as mudanças do marketing, confira o conteúdo e saiba mais a respeito do assunto.

Além disso, consulte também o artigo sobre técnicas de marketing digital e descubra estratégias inovadoras para colocar em prática na sua empresa.

2018-10-10T14:52:09+00:00

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