O que são influenciadores digitais? Saiba por que deve tê-los ao seu lado
Publicado: 25 de novembro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.
Os influenciadores digitais são o que têm de mais popular na internet. Ou seja, quando falamos em visibilidade, eles são um dos aliados mais valiosos que uma empresa pode ter. Mas só quem sabe criar uma estratégia de marketing de influência assertiva consegue aproveitar todo o seu potencial.
Com a popularização do acesso à internet, a comunicação entre as pessoas mudou, o que consequentemente alterou até seus hábitos de consumo.
Isso porque agora ficou muito mais fácil ter acesso a informação e a experiência de outras pessoas com determinado produto ou serviço.
Inclusive, compartilhar suas opiniões na internet acabou se tornando um empreendimento, uma vez que os chamados influenciadores digitais ganham cada vez mais espaço.
Não à toa, o Marketing de Influência deve figurar entre as principais estratégias de divulgação de uma empresa que quer se destacar positivamente no mercado.
Afinal de contas, o consumidor tende a confiar mais em alguém que diz com propriedade sobre a experiência que teve do que o próprio negócio falando de si.
Então, se você quiser saber como criar um elo forte entre a sua empresa e o seu público, saiba tudo sobre influenciadores digitais com os tópicos abaixo:
Afinal, o que são os influenciadores digitais?
Para quem está sempre conectado à internet, o termo influenciadores digitais – ou ainda digital influencers, creators, criadores de conteúdo – é bastante comum.
Mas afinal, o que são os influenciadores digitais?
De modo geral, os digital influencers são pessoas de diversas áreas que possuem certo poder para influenciar outros indivíduos a tomarem decisões.
Com alto número de seguidores nas redes sociais, eles conseguem ajudar seu público a adotar um novo estilo de vida ou comprar um produto de determinada marca, por exemplo.
Atualmente, grande parte dos influenciadores digitais não eram conhecidos pelo seu público e, de alguma forma, conseguiram destacar as suas ideias.
Mas caso sejam atores mundialmente famosos ou jogadores de futebol queridos pelo público, fica muito mais fácil trabalhar com a influência digital.
Entenda por que os influenciadores digitais são importantes para o seu negócio
Como o público está cada vez mais exigente, ter o apoio de digital influencers para potencializar a sua marca pode ser uma boa jogada.
Isso porque, além de você diversificar suas estratégias de divulgação, com essas pessoas você poderá ser um mestre no que diz respeito ao Marketing de Influência.
Afinal, ele aumenta as chances de que a sua audiência veja o que você tem a dizer, independentemente de escolher micro influenciadores digitais ou não.
Além disso, a partir do momento em que você decide selar uma parceria com os influenciadores digitais, você também permite falar a mesma língua do seu público-alvo.
Pois, como dissemos acima, essas pessoas têm total controle de suas opiniões e sabem executar um Marketing de Influência como ninguém.
Não à toa, essa parceria pode dar ao seu negócio algumas coisas que a concorrência não tem, como autoridade, credibilidade e confiança.
Dito isso, estar próximo de micro influenciadores digitais pode fazer com que você se aproxime cada vez mais dos seus clientes, a fim de convencê-los a comprarem mais produtos e serviços da sua empresa.
E para que você se sinta realmente convencido em trabalhar o marketing de influência com os digital influencers, veja o que eles ainda fazer pelo seu negócio:
- Essas pessoas possuem um público engajado, fiel e que está sempre presente na internet;
- Elas são craques em elaborar gatilhos mentais para dizer a todos os seus seguidores o quanto a sua marca é valiosa;
- E são muito experientes em linguagem 1:1, ou seja, de pessoa para pessoa, de um jeito bastante amigável.
Portanto, se você quer ser realmente visto pela sua audiência, entre em contato agora mesmo com os influenciadores digitais!
Aprenda a divulgar a sua marca com influenciadores digitais
Antes de mais nada, é preciso entender como os digital influencers sobrevivem. De modo geral, eles ganham dinheiro por meio de:
- Posts patrocinados;
- Palestras motivacionais ou stand-up;
- Participação em eventos;
- Canais no YouTube;
- Venda de produtos;
- Parceria com outros micro influenciadores digitais;
- Anúncios.
Desse modo, fica claro que esses profissionais não possuem nenhum salário fixo para executar um trabalho.
E isso significa dizer que os valores cobrados por eles podem variar bastante, a depender de sua relevância dentro do mercado.
Por exemplo, a digital influencer Kylie Jenner já ganhou cerca de US$ 1,266 milhão – o que equivale a R$ 5 milhões – por uma postagem no Instagram.
Mas eu tenho uma empresa pequena, nunca vou conseguir pagar esse valor para um creator!
E caso o dinheiro seja o problema, não se preocupe! Há muitos micro influenciadores digitais que cobram entre 1 mil a 5 mil reais por um patrocínio.
Assim, você consegue investir no Marketing de Influência para aproveitar todo o poder dessas pessoas para atrair mais público para a sua marca.
A partir disso, é possível educar os seus potenciais clientes e, assim, mostrar os reais benefícios do seu produto para o seu público.
Para tanto, para que esse trabalho seja feito da melhor maneira possível, é preciso contar com uma ferramenta para otimizar essa atividade. Saiba mais no tópico a seguir:
Invista na automatização de processos
Com a automatização de processos, você consegue fazer a correta nutrição dos seus potenciais clientes, que também podem ser conhecidos como leads.
Isso porque ele se utiliza de ferramentas de automação de marketing, que otimizam todo o trabalho da sua empresa, mas de forma bastante completa.
Com elas, você é capaz de elaborar uma lista de email segmentada para enviar mensagens de campanhas personalizadas para todos os seus contatos.
Não à toa, essa é uma ótima alternativa para quem quer realmente aproveitar todo o potencial da influência digital e gerar mais oportunidades de negócio.
Saiba como abordar as oportunidades geradas pela influência digital
Assim que você estiver trabalhando com micro influenciadores digitais e sua ferramenta de automação, as oportunidades de venda dos seus produtos e serviços começam a surgir rapidamente.
No entanto, é essencial que você saiba o momento certo de fazer a abordagem com o lead, entendendo se aquela é uma boa hora ou não para apresentar a proposta para ele.
E para você saber qual é o momento certo de se tornar uma influência digital, sugerimos que você utilize o trabalho do:
SDR
O SDR é o profissional encarregado de fazer o primeiro contato com os seus potenciais clientes, assim como os digital influencers.
A sua principal tarefa é conversar com os leads a fim de checar se ele foi nutrido o suficiente ou se ainda tem dúvidas a respeito da sua solução.
Isso porque só a partir dessa análise detalhada, você consegue ter uma noção da quantidade real de oportunidade de venda e quais leads precisam ser mais educados.
Dessa forma, é possível aproveitar suas chances e ainda preparar novas para o futuro, a fim de proporcionar um crescimento previsível e escalável para sua empresa.
Aposte já no potencial de uma influência digital!
Neste conteúdo, você viu que para ter uma imagem positiva perante o seu público é preciso contar com o apoio daqueles que sabem o que fazem na internet: os digital influencers.
Isso porque esses indivíduos já são tratados como ícones pelos seus seguidores e trabalham em áreas de atuação bastante segmentada, possibilitando que o seu negócio apareça e cresça de vez no universo virtual.
Mesmo que você não siga nenhum formador de opinião, é bem provável que já tenha ouvido falar e sabe da importância que ele para otimizar os processos e trabalhar bem a nutrição dos seus clientes, fazendo um bom Marketing de Influência.
Agora, para você potencializar de vez o seu negócio, recomendamos a leitura do nosso conteúdo com as melhores técnicas de marketing digital.
Bons negócios!