Hacking sales: a estratégia capaz de simplificar e potencializar o seu processo de vendas

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Publicado: 12 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 20 de março de 2020.

Hacking sales, você tem ideia do que é isso? Sabia que essa estratégia é essencial para o mercado atual competitivo, principalmente para quem busca gerar mais leads e melhorar as conversões do seu negócio?

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Em algum momento da sua vida, você já ouviu a seguinte frase: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”?

Bem, essa frase deixa muitas pessoas em dúvida quando o assunto é sua origem. Isso porque alguns dizem que ela é de Albert Einstein, outros dizem que na verdade ela é de Rita Mae Brown.

Mas a questão aqui não é a origem dessa frase, e sim o significado dela para o seu negócio!

Afinal, não dá para usar sempre as mesmas técnicas, estratégias, ferramentas e esperar que seus resultados sejam diferentes. É necessário inovar, manter-se atualizado com novas tendências, fugir do tradicional.

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E é exatamente sobre isso que se refere a estratégia de Hacking Sales, a qual vamos te explicar o que é, como funciona e como montar uma Sales Stack arrebatadora para o seu negócio! Confira a seguir?

O que é Hacking Sales

Como dissemos antes, não é possível ter resultados cada vez melhores fazendo sempre a mesma coisa, não é mesmo?

E a definição de Hacking Sales é exatamente isso, pois se trata de um conjunto de técnicas e táticas que simplificam o processo de vendas, gerando mais oportunidades de negócio.

Para isso é necessário combinar processos eficientes e tecnologias inovadoras, tornando possível melhorar as conversões de vendas e tendo um processo focado com inteligência e gestão às vendas.

Esse termo ficou conhecido com a publicação do livro Hacking Sales: The Playbook for Building a High-Velocity Sales Machine de Max Altschuler, no qual Max concentra mais de 70 táticas com tecnologias modernas capazes de automatizar grande parte das atividades dos profissionais envolvidos no processo, gerando mais tempo para atividades rentáveis e menos tempo para atividades não rentáveis.

Sendo assim, o Sales Hacker é o profissional focado em otimizar o processo de conversão de todas as maneiras, desde as ferramentas e produtos utilizados no negócio até as tarefas e objetivos priorizados.
Sendo assim, é necessário ser criativo e eficiente com os recursos que têm à sua disposição para movimentar as possibilidades de vendas, fechar parcerias de forma mais rápida e gerar receita.

Como funciona o Hacking Sales

Agora que você já entendeu o conceito da estratégia, chegou a hora de aprender como ela funciona.

Para isso, comece se questionando de quantas horas por dia sua equipe gasta com as atividades que executam, como pesquisas, abordagem de leads, tentativas de marcar reuniões etc.

Sobra tempo suficiente para fechar negócios?

Se a resposta for “não”, então você precisa urgentemente aplicar a estratégia de Hacking Sales no seu negócio.

Isso porque ao automatizar processos e aplicar tecnologia de ponta, você acaba diminuindo o tempo gasto com tarefas que consomem muito tempo sem trazer tanto valor comercial.

Com isso, sua equipe de vendas poderá focar em mapear inúmeras novas de oportunidades, iniciar conversas em canais de comunicação e qualificar prospects de forma automatizada, além de nutrir leads e fechar negócios em menos tempo.

A questão essencial aqui é: você pode fazer tudo isso em menos tempo, com menos pessoas e gastando menos dinheiro.

Mas para iniciar uma estratégia de Hacking Sales na sua empresa, sente com sua equipe e defina primeiro quais serão as ferramentas necessárias em cada atividade do processo de vendas.

Essa seleção é conhecida como Sales Stack e é vital para o sucesso da estratégia. Afinal, ela apresenta um conjunto de ferramentas de vendas capazes de automatizar processos e conquistar resultados melhores para o seu negócio.

Inclusive, é exatamente com isso que vamos te ajudar no próximo tópico, a montar o seu Sales Stack de sucesso!

Como montar um Sales Stack arrebatador

Chegou a hora de revolucionar seus resultados, pois vamos te ensinar como montar um Sales Stack arrebatador para a sua empresa.

O primeiro a ser feito é ter bem claro qual é a jornada do seu cliente. Se você é uma agência de Marketing que presta serviços para outras empresas (B2B), por exemplo, você precisa ter claro como você fará:

  • A prospecção dos seus leads (potenciais clientes);
  • A validação do perfil do seu lead para entender se é compatível com o seu negócio;
  • O contato para apresentar seu produto/serviço;
  • E o fechamento do negócio, seja uma compra ou assinatura de um contrato.

Caso você aposte em fidelização de clientes e conta como uma das etapas, é necessário ter claro o que é feito nesse momento também.

Feito isso, você será capaz de montar um funil de vendas, que servirá de base para todo o seu processo de vendas.

Por exemplo:

  • Prospectar 1000 leads em 5 dias;
  • Validar o perfil do seu lead em 3 dias;
  • Fazer o primeiro contato com todos os selecionados em até 1 mês;
  • Fechar negócio dentro de 2 meses.

Dessa forma, você sabe que o seu ciclo de vendas será de aproximadamente 3 meses.

Assim, com os dados do seu processo de vendas em mãos, você deve selecionar as ferramentas que precisará usar em cada etapa do processo.

Por exemplo:

  • Para a prospecção dos seus leads (potenciais clientes), você pode usar um mailing (base de contatos);
  • Para a validação do perfil do seu lead para entender se é compatível com o seu negócio, você precisa usar ferramentas como a 4devs, que é um validador de CNPJ;
  • Para o contato de apresentação do seu produto/serviço, você pode fazer apresentação de Powerpoint, usar o Skype para o contato e assim por diante;
  • E para o fechamento do negócio, seja uma compra ou assinatura de um contrato, você precisará ter impresso ou digital o seu contrato de serviço.

Uma vez que você levantar quais são as ferramentas que você vai precisar usar em cada processo, automatizar suas atividades e organizar as tarefas com tempo determinado de execução, sua Sales Stack está pronta para fazer sucesso!

E você, como Sales Hacker, precisa também se preocupar com a user experience do seus potenciais clientes, pois para quem faz prospecção de clientes pelo ambiente online também, precisa ter claro que é essencial pensar na experiência do seu usuário.

Pois uma boa user experience pode favorecer e muito seu processo de vendas, uma vez que te ajuda a manter seu cliente satisfeito.

Porém, se você oferecer uma user experience negativa, a chance de pôr toda sua estratégia de Sales Stack online a perder é bastante grande também.

Você está pronto para inserir a estratégia de hacking sales no seu negócio!

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Agora que você sabe o que é Hacking Sales, como funciona e como montar uma estratégia de Sales Stack de sucesso, você está pronto para revolucionar as vendas do seu negócio!

E como um bom Sales Hacker, você percebeu que mapear cada etapa do seu processo e escolher as ferramentas ideais para elas é vital para o bom funcionamento da estratégia, não é?

Mas não se esqueça que para criar uma Sales Stack de qualidade é preciso contar com o ambiente offline e online, caso você invista nessas duas frentes.

Isso porque se a user experience seu ambiente online for negativa, você corre um grande risco de colocar sua estratégia a perder, pois os dois ambientes devem ser conversar e a experiência do usuário é tudo, assim como a experiência do cliente no ambiente offline.

Agora, é só levantar as mangas e ir dar início a toda sua estratégia de Hacking Sales! Mas lembre-se, é necessário inovar sempre!

Então, conheça novas estratégias complementares e que podem potencializar sua Hacking Sales como o Inbound Sales, por exemplo..

Para saber mais, confira o conteúdo “Como Implementar um processo de Inbound Marketing e Inbound Sales”.

Bons negócios!

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