Conheça o Google PageSpeed Insights e saiba como otimizar a velocidade do site

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Publicado: 13 de janeiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

O Google PageSpeed Insights é o seu principal aliado na hora de otimizar velocidade do site da sua empresa. Afinal, só quem está atento aos pontos de melhorias da sua página consegue ter um desempenho satisfatório e mais conversões!

Para ter sucesso com o Marketing Digital, é preciso estudar o mercado e se planejar para criar estratégias que condizem com o cenário em que sua empresa está inserida.

Nesse sentido, diversos estudos do Google apontam que nenhum usuário fica em uma página que demora mais que poucos segundos para carregar.

Mas aumentar o desempenho e a velocidade do site não é uma tarefa simples quanto parece, pois isso vai além de ter um endereço próprio e um design bonito.

Por isso, contar com a ajuda de plataformas como Google PageSpeed Insights é fundamental para enxergar pontos de melhorias e otimizar o desempenho do seu site.

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Espera, você não conhece ainda o PageSpeed Google? Não tem problema! Confira os próximos tópicos e saiba tudo sobre ele!

O que é Google PageSpeed Insights?

O Google PageSpeed Insights é uma ferramenta do mecanismo de busca que tem como objetivo melhorar a velocidade do site a fim de otimizar a experiência do usuário.

Para tanto, ela avalia os atributos de front-end de uma página, como Java Script, imagens, CSS, entre outros aspectos que influenciam no carregamento do site.

Depois, a plataforma te mostra os principais pontos de melhoria da sua página e ainda dá sugestões para aperfeiçoar a navegabilidade dela por meio de relatórios.

Para ter acesso a esses recursos, basta acessar o PageSpeed Google de um computador ou dispositivo móvel e colocar o endereço do seu site na barra de pesquisa.

Feito isso, ele vai te mostrar um relatório composto por uma pontuação, que varia de 0 a 100, e sugestões do que precisa ser otimizado ou corrigido.

Além disso, você vai notar que os dados são organizados por ordem de importância com as seguintes cores:

  • Verde: o item está funcionamento de maneira adequada;
  • Amarelo: pontos que seriam interessantes otimizar, desde que não faça diferença na sua estratégia;
  • Vermelho: itens que são a causa da maioria dos problemas de desempenho e devem ser priorizados para correção.

Agora que você já sabe como que funciona o Google PageSpeed Insights para te ajudar a otimizar a velocidade do site da sua empresa, veja por que deve utilizá-lo agora mesmo!

Saiba o que acontece se você não cuidar da velocidade do site

Você sabia que 1 segundo de atraso no carregamento de uma página causa 7% menos conversões?

Pois é, esse dado de um estudo feito pela Kissmetrics comprova que um descuido com a velocidade do site da sua empresa pode fazer com que até perca dinheiro!

Dúvida? Então confira os próximos tópicos e veja a seguir como o tempo de carregamento afeta o seus resultados.

Menos tráfego orgânico

Caso ainda não saiba, o tráfego orgânico representa todas as visitas espontâneas feitas a sua página, sem a ajuda de anúncios.

Geralmente conquistadas por meio de um mecanismo de busca, como o Google, esse fluxo de visitas é também a origem da relação comercial com seus possíveis clientes.

Como em qualquer negócio, tempo é dinheiro, quem não cuida da velocidade do site acaba por perder credibilidade com os usuários.

E o pior: segundo a Kissmetrics, 44% dos usuários comentam com seus amigos uma má experiência online.

Dessa forma, você ainda perde uma das principais ajuda para conquistar tráfego orgânico, que é a recomendação.

Maior índice de abandono

Ainda de acordo com a pesquisa da Kissmetrics, 40% dos consumidores abandonam um site que leva mais de 3s para carregar.

Ou seja, se você não cuidar da velocidade do site da sua empresa, ela pode perder quase metade das oportunidades de venda!

Viu só como não dá para recusar a ajuda do Google PageSpeed Insights?

Menos conversões

Você sabia que 79% dos consumidores que não tem uma boa experiência com um site diz que não voltariam a fazer compras nele?
E que 1 segundo de atraso ou ainda 3 de espera reduz a sua satisfação em 16%?

Pois é, um detalhe que parece simples como a velocidade do site pode comprometer e muito os resultados do seu negócio!

Depois de ver todos esses números, você deve estar ansioso para saber como usar o Google PageSpeed Insights para evitar que sua empresa caia em maus lençóis.

Por isso, vamos mostrar no próximo tópico como entender a pontuação da plataforma. Confira:

Entenda como funciona a pontuação média de uma página

Para calcular a pontuação de uma página, o PageSpeed Google pega dados do relatório de experiência do usuário do navegador, o Google Chrome.

Com isso, ele consegue comparar e avaliar o desempenho real da página, bem como identificar suas deficiências.

E como cada página possui suas características únicas, é importante ressaltar que os itens avaliados nem sempre vai aparecer em todas.

Dito isso, a pontuação geral de velocidade do site é da seguinte forma:

  • Boa: 80 pontos ou mais;
  • Média: Entre 60 e 79;
  • Ruim: 0 e 59.

Para saber mais sobre cada uma dessas classificações, confira o tópico a seguir:

Pontuação Ruim

Uma página classificada como ruim pelo PageSpeed Google é aquela que não possui otimizações para performar de forma satisfatória.

Logo, ela não proporciona uma boa experiência ao usuário e possui uma taxa de rejeição alta.

A causa desse problema pode estar na utilização de imagens pesada, demora no tempo de resposta do servidor, problemas de CSS e JavaScript, entre outros.

Pontuação Média

Para o Google PageSpeed Insights, uma página média é aquela que possui problemas estruturais.

Ou seja, isso significa que é bem provável que as otimizações devam ser feitas no carregamento dos conteúdos ou na renderização de arquivos de JavaScript e HTML.

Pontuação Boa

Atingir os 100% é uma tarefa difícil e longa, mas para uma página considerada boa essa realidade está mais perto de ser alcançada.

Para tanto, os ajustes não são muitos e estão ligados a infraestrutura ou a outros códigos do seu site.

Veja como o Google PageSpeed Insights impacta no seu negócio

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A velocidade do site da sua empresa está diretamente ligada ao sucesso das estratégias do seu negócio.

Isso porque ela interfere na experiência do usuário, impactando desde seu trabalho de otimização para mecanismos de busca até as taxas de conversão.

Ou seja, quanto mais sua página demorar para carregar, mais conversões a sua empresa perde, bem como maior será a sua taxa de conversão.

Por isso, não descarte a ajuda do PageSpeed Google e trabalhe para aumentar a velocidade do seu site para garantir o sucesso do seu negócio!

Já sabe o que PageSpeed Google? Então mãos à obra!

Neste conteúdo, você viu que a velocidade do site é um atributos para um bom desempenho online e que o Google PageSpeed Insight é o principais aliados para tanto.

Isso porque ele analisa de forma prática e rápida quesitos técnicos do seu site para que não perca mais usuários e melhore suas taxas de conversão.

Para tanto, mostramos aqui tudo o que você precisa saber para usá-la sem mistérios e conseguir deixar sua empresa no caminho do sucesso.

Agora que você já sabe o que é PageSpeed Google, aproveite e conheça as melhores técnicas de marketing digital para otimizar sua estratégia!

Bons negócios!

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