Glossário de marketing digital: conheça o Bê-a-Bá do ramo

//Glossário de marketing digital: conheça o Bê-a-Bá do ramo

Por: | Publicado: 5 de dezembro de 2018 | Atualizado: 5 de dezembro de 2018.

Em um glossário de marketing digital você consegue tirar todas as suas dúvidas sobre o ramo! Confira o material a seguir e saiba TUDO o que precisa para ser um excelente profissional.

Com o avanço da tecnologia, o Marketing sofreu uma grande transformação, afinal meios televisivo e o impresso deixaram os únicos canais para se veicular uma campanha.

Graças a internet, hoje em dia existem diversas maneiras de emitir uma mensagem, ainda com o benefício de conseguir um alcance muito maior.

Entretanto, se as vantagens são muitas, o desafio também é, pois a todo momento surgem novos termos e conceitos que precisam ser compreendidos por quem atua no setor.

Sendo assim, pensando em te ajudar a não passar sufoco, preparamos este Glossário de marketing digital com Bê-a-bá do ramo com tudo o que você precisa saber para ser bem sucedido na área!

Use o índice alfabético abaixo como guia e deixe todas as suas dúvidas sobre as palavras do marketing digital no passado!

A

Glossário de marketing: A

Alt text (texto alternativo)

Usado para descrever uma imagem na internet, o alt text é o texto lido pelos mecanismos de busca, como o Google, como a descrição da imagem.

Por isso, entre os critérios de para ranquear os resultados de uma pesquisa, o alt text figura entre os mais importantes.

Isso porque pensando na inclusão social, esse recurso é essencial aos deficientes visuais, pois é por meio dele que eles conseguem entender a mensagem da imagem.

Analytics

Dentro do glossário de marketing digital, o analytics pode se referir a dois processos: o primeiro é a prática de analisar dados ou estatísticas de um site, plataforma, campanhas etc.

Já o outro é o Google Analytics, ferramenta de estatísticas do mecanismo de busca usado para análise.

API

Segundo os termos de marketing, API é a sigla para Application Programming Interface: o conjunto de padrões de programação usado para integração de softwares.

Autoridade de página

A autoridade de uma página é entre as palavras de marketing digital a usada para se referir ao nível de valorização de uma página da internet se comparada a suas concorrentes.

E ela é importante pois esse é um dos fatores usados pelos mecanismos de busca para posicionar sites de acordo com a palavra-chave pesquisada.

Para isso, os critérios avaliados são a quantidade e qualidade dos links direcionados a ela, os quais funcionam como votos que atestam a sua credibilidade sobre o assunto.

Autoridade do domínio

No glossário de marketing digital, a autoridade do domínio é semelhante a de página, com a diferença que essa está relacionado ao nome/domínio do site no geral.

Automação de marketing

Um dos termos de marketing mais usados é a automação deste, que nada mais é do que a prática de usar a tecnologia para facilitar a realização de tarefas do a dia a dia.

Ou seja, por meio de plataformas é possível otimizar o disparo de emails marketing, campanhas etc a fim de usar melhor o tempo em aspectos mais importantes em uma estratégia.

B

Glossário de marketing digital: B

Banner

O banner são anúncios em forma de imagem os quais são usados como forma de publicidade online em páginas na web no geral.

Normalmente, o espaço é usado pelo próprio dono do site ou ele cobra um valor para que outras empresas possam exibir sua marca naquele espaço.
Base de visitantes

No glossário de marketing digital, a base de visitantes se refere ao número médio de usuários que acessaram aquela página em um dia.

Black hat

Black hat é entre as palavras do marketing digital a qual se refere a um conjunto de práticas antiéticas visando um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Isso é, normalmente elas violam os algoritmos desses sites de pesquisa e acessam informações privilegiadas com este fim.

Blog

O blog, um dos termos de marketing mais usados, é uma página da web na qual é possível publicar textos, imagens, vídeos, a fim de atrair mais visibilidade a sua empresa.

Bounce

Segundo o glossário de marketing digital, o bounce acontece quando ocorre um erro e o email não chega à caixa de entrada de seus contatos.

Dentro desse conceito, ainda temos duas situações:

  • soft bounce: acontece quando um erro temporário faz com que o email, embora enviado a um endereço ativo, não pode ser entregue;
  • hard bounce: de caráter permanente, ele ocorre quando um email é disparado a um endereço que não existe mais.

C

Canais

Um dos termos de marketing mais usados, os canais são os meios pelos quais uma marca se comunica com seu público, como o blog, as redes sociais, email etc.

Chatbot

O chatbot, dentro do glossário de marketing digital, são programas de computador capazes de simular o comportamento humano em conversas online por chat.

Utilizada para otimizar o serviço de atendimento ao cliente, o chatbot responde as dúvidas mais frequentes de forma eficiente e sem deixar a impressão de que não foi uma pessoa que participou da conversa, evitando assim ruídos na comunicação.

Conteúdo

Um dos conceitos centrais de marketing digital, o conteúdo é o material criado pela sua marca para o seu público.

Eles podem ser publicações em blogs, posts em redes sociais, mensagens por meio de email, ebooks, infográficos etc.

CPC

CPC, ou Custo Por Clique, é um método de cobrança por anúncio mediante o número de cliques realizados nele.

CPA

CPA, ou Custo Por Aquisição, é outros dos termos de marketing digital referente a cobrança de anúncios, sendo que este é baseado nas conversões realizadas, como número de vendas.

CRO (Conversion Rate Optimization)

CRO, ou taxa de conversão, é um dos termos de marketing mais usados referente ao conjunto de estratégias com o objetivo de aumentar o número de conversão em um site, seja ele de vendas ou leads.

CRM (Customer Relationship Management)

No glossário de marketing digital, CRM pode se referir tanto a gestão de relacionamento com o cliente quanto ao software desenvolvido com esse fim.

Com soluções completas, essas plataformas pode ser usadas desde a catalogação de informações até o atendimento na pós-venda.

CTA (Call-To-Action)

Uma das palavras do marketing digital mais comum, o CTA, ou chamada para ação, é um recurso utilizado a fim de incentivar o usuário a tomar a atitude desejada.

Por meio de verbos no imperativo, como “compre”, “baixe” etc, ele leva o visitante a uma outra página ou até permite o download de outro material.

CTR (Click Through Rate)

O CTR é a porcentagem correspondente a audiência que visualizou o anúncio e clicou no link disponibilizado que o redirecionou a sua página na web.

Churn

No glossário de marketing digital, churn se refere ao número de cancelamentos em um determinado período.

E

Glossário de marketing digital: E

Ebook

Ebook nada mais é do que um livro eletrônico.

Dentro do Marketing Digital, ele é usado como material educativo para construir relacionamento com potenciais clientes.

Edge Rank

No glossário marketing, o Edgerank é o nome que se dá ao algoritmo do Facebook que determina o que vai aparecer ou não no feed de notícia do usuário.

Engajamento

Um dos conceitos centrais de marketing digital, o engajamento se refere as ações que os usuários tem com os conteúdos publicados por uma marca.

Tanto que ele pode ser medido por meio de likes, comentários, cliques etc.

F

Glossário de marketing: F

Formulário de conversão

No glossário de marketing digital, um formulário de conversão é composto por campos de informação (nome, email e telefone) a fim de colher dados dos visitantes.

Geralmente, em troca do contato do usuário é oferecido algum conteúdo, seja por meio de cadastro de newsletter, download de ebook ou alguma oferta especial.

Funil de vendas

Um dos conceitos centrais de marketing digital, o funil de vendas é um modelo estratégico o qual é composto por etapas cujo objetivo é dar suporte a jornada de compras.

Para cada um dos estágios deve ser aplicado uma estratégia adequada a fim de ajudar o consumidor passar da fase de aprendizado a de consideração até a decisão.

G

Glossário de marketing: G

Google Adwords

Plataforma do Google, com ela é possível criar anúncios para aparecer na página de resultados de pesquisa ou em sites parceiros.

No Google Adwords ainda é possível segmentar as campanhas de acordo com o público ou palavra-chave.

Growth Hacking

Entre os termos de marketing, o Growth Hacking se refere a um conjunto de estratégias as quais visam um crescimento rápido por meio de diferentes setores e canais.

I

Glossário de marketing: I

Inbound Marketing

Um dos conceitos centrais de marketing digital, o Inbound Marketing é uma metodologia a qual visa atrair clientes por meio da educação do mercado consumidor.

Diferentemente do Outbound Marketing e suas táticas invasivas, o Inbound procura atrair, converter, fechar e encantar por meio de materiais educativos que empoderam a decisão de compra do público.

Se você quiser saber mais sobre uma das palavras do marketing digital mais importantes hoje em dia, confira o conteúdo sobre Inbound Marketing.

K

Glossário de marketing: K

KPIs (Key Performance Indicators)

Os KPIs, ou indicadores-chave de performance, são índices quantitativos utilizados para mensurar ações e monitorar o desempenho e cumprimento de metas em ações de marketing digital.

L

Glossário de marketing: L

Landing Page

Um dos termos de marketing mais usados, a landing page é uma página que tem um único objetivo: a conversão.

Isso é, ela por meio de um formulário inserido nela, ela serve para captar as informações do usuário e direcioná-lo a outra página, seja para acessar outro conteúdo ou baixar um material.

Lead

Entre os conceitos centrais do marketing digital, afinal ele se refere ao usuário que demonstrou interesse na sua empresa e deixou seus dados de contato em um formulário.

Não à toa, esse processo de captação de informação dos usuários é chamado de geração de leads.

Lead qualificado

Lead qualificado é aquele contato que foi sendo educado por meio do funil de vendas e está pronto para receber uma oferta.

Lead scoring

Dentro do glossário de marketing digital, o lead scoring é o sistema de pontuação que classifica os leads de acordo com o potencial de fechar negócio.

Além disso, também se atribui pontos segundo a afinidade da área de atuação daquele possível cliente com a empresa em questão.

Lead Tracking

O lead tracking é um recurso disponibilizado pelas ferramentas de automação de marketing o qual permite que se rastreie o comportamento do lead.

Isso é, se abriu um email, realizou o download de um material etc, dando para avaliar se aquele lead é qualificado ou não.

Links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios pagos exibidos na página de resultados de uma pesquisa de acordo com a palavra-chave consultada ou em sites parceiros.

Anúncios pagos exibidos nos resultados de uma busca (no Google, por exemplo) de acordo com as palavras-chave usadas ou em sites parceiros da rede de Display.

M

Glossário de marketing: M

Marketing de Conteúdo

Um dos conceitos centrais do marketing digital, o Marketing de Conteúdo tem com o objetivo fortalecer o relacionamento com o público por meio de material relevante.

Seja por meio de textos, vídeos, ebooks, infográficos, com eles é possível também educar o consumidor de acordo com a etapa do funil de vendas que ele está.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira este artigo sobre Marketing de Conteúdo.

Mídia espontânea

No glossário marketing digital, a mídia espontânea é aquela criada organicamente pelos usuários, gerando visibilidade para a marca sem ela investir para isso.

Ela é gerada por meio do compartilhamento de publicações, qualquer seja o formato delas.

MQL (Marketing Qualified Leads)

Um dos termos de marketing mais usados, o MQL, ou leads qualificados para o marketing, são os contatos que estão considerando a melhor solução para seu problema.

Então, o trabalho da equipe de marketing é educar esse lead a fim de trazer essa venda para a própria empresa.

N

Glossário de marketing: N

Nutrição de leads

Entre os conceitos centrais de marketing digital, a nutrição de leads é processo de educar o possível cliente com materiais educativos a fim de deixá-lo pronto para a compra.

P

Glossário de marketing: P

Palavra-chave

Um dos termos de marketing digital mais usados, a palavra-chave se refere aos termos inseridos na caixa de texto em um mecanismo de busca para uma pesquisa.

Ela pode ser curta, se significar apenas uma coisa, como “capinhas para celular”, ou longa, se se referir a uma ideia ampla, como “lojas que vendem capinhas para celular”.

Páginas por visita

Entre os termos de marketing digital, a páginas por visita mostra quantas página da web cada usuário acessou em determinado período.

Páginas visualizadas (page views)

No glossário de marketing, o page view indica o número de vezes que uma página foi visualizada em determinado período.

Persona

Persona é a representação semi-fictícia do perfil do cliente ideal criada por meio de pesquisas realizadas entre os atuais consumidores de uma empresa.

Além de informações demográficas, como nome, idade, gênero etc, também se obtêm dados comportamentais sobre gostos, preferências, aspirações, entre outros.

R

Glossário de marketing: R

Rede de Display do Google

Rede de páginas da web que possuem anúncios do Google Adwords exibidos em seu interior.

Remarketing

No glossário de marketing digital, o remarketing é uma forma de exibir anúncios de acordo com o histórico de navegação do usuário.

Isso é, se ele por acaso estava pesquisando por tênis, ao acessar em seguida um site que faz parte da rede de display do Google, anúncios sobre o item irão aparecer no seu navegador.

S

Glossário de marketing digital: S

Segmentação

Um dos conceitos centrais de marketing digital, a segmentação é a ação de definir uma campanha ou estratégia de acordo com restrição de público-alvo.

SEM (Search Engine Marketing)

Entre os conceitos centrais de marketing digital, a SEM nada mais é do que o conjunto de estratégias as quais visam promover um site nos principais mecanismos de busca.

E para isso ela engloba tanto os links patrocinados quanto as técnicas de otimização para posicionamento orgânico.

SEO (Search Engine Optimization)

Um dos termos mais importantes de um glossário de marketing digital, o SEO é um conjunto de técnicas as quais visam otimizar um site para oferecer uma experiência melhor ao usuário.

Como consequência disso, essas ações também são bem vistas pelos mecanismos de busca e ajudam um site a obter um bom posicionamento em um mecanismo de busca e a atrair mais tráfego orgânico.

SERP (Search Engine Results Page)

SERP nada mais é do que uma abreviação para a página de resultados do mecanismo de busca.

SQL (Sales Qualified Leads)

SQL, ou leads qualificados para vendas, são os leads que foram educados pela equipe de marketing e enfim se encontram prontos para serem abordados pelo setor de vendas de uma empresa.

Squeeze page

Uma das palavras do marketing digital que mais causa dúvidas, a squeeze page é um tipo de landing page cujo foco é a captação de emails para a geração de leads.

T

Glossário de marketing: T

Taxa de abertura

No glossário de marketing digital, a taxa de abertura se refere ao índice percentual de pessoas que abrem um email marketing.

Taxa de cliques

Entre as palavras do marketing digital, a taxa de cliques indica a quantidade de pessoas que clicam em qualquer um dos links inseridos em um email ou outro material.

Taxa de conversão

A taxa de conversão se refere a quantidade de usuários que completam uma ação deseja pela empresa e são convertidos em leads ou até clientes, por exemplo.

Esse índice pode ser medido em vários canais, como email marketing, posts em blogs etc.

Taxa de entrega

No glossário de marketing digital, a taxa de entrega é a porcentagem de mensagens que são entregues com sucesso a usuários e leads.

Ela é geralmente associada ao email marketing, uma vez que a efetividade da entrega pode variar de acordo com a ferramenta utilizada, assunto, entre outros fatores.

Tempo no site

Como o próprio nome indica, o tempo no site mostra qual foi o tempo médio que um visitante permaneceu em uma determinada página.

Taxa de Rejeição

Entre os termos de marketing digital, a taxa de rejeição serve para mensurar a quantidade de usuários que entraram em um site e saíram sem realizar uma ação se quer.

Teste A/B

Um dos termos de marketing mais usados, o teste A/B é a prática de realizar um teste com duas variações de uma página, publicação ou até mesmo um email.

Ele serve para verificar-se qual das opções possui o melhor desempenho com base nas respostas dos usuários a experiência.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico representa todas as visitas a um site as quais a empresa não pagou para que o conteúdo fosse exibido como anúncio.

Um exemplo de canal para atrair esse tipo de tráfego é o blog, que conquista visitas por meio de buscas naturais vindas do Google.

Tráfego pago

No glossário de marketing digital, o tráfego pago se refere as visitas conquistadas por meio de anúncios, sejam eles em redes sociais, banners etc.

W

Glossário de marketing: W

Webinar

Também chamado de webnário, essa palavra do glossário de marketing representa uma aula, palestra ou até entrevista realizada para o público em forma de seminário online.

Ele pode ser exibido ao vivo ou gravado.

Já conhece o Beabá com o glossário do marketing digital? Então mãos à obra!

Coloque o conhecimento adquirido por meio do glossário de marketing em prática

Nesta publicação você conferiu um Bê-a-bá completo sobre termos mais usados nas estratégias de marketing digital.

Isso é fundamental para ter sucesso no ramo, afinal não entender o básico da área só te fará errar com mais frequência e intensidade.

Sendo assim, salve essa página nos seus favoritos e fique a vontade a voltar a ela sempre que uma dúvida surgir.

E agora que você já tem essa referência, que tal conferir um conteúdo sobre tipos de marketing? Assim dá para colocar todo esse conhecimento em prática!

2018-12-05T16:49:50+00:00

Deixar Um Comentário