Geração de leads com Google AdWords: como fazer para obter sucesso

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 27 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Fazer a geração de leads com Google AdWords é ser parte do mercado atual. Mostrar que você relevância por meio desta plataforma pode mostrar o diferencial da sua empresa para todos os usuários do Google.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Um dos primeiros passos para que o seu negócio tenha sucesso é conquistar uma base de leads, que são os potenciais clientes dos produtos ou serviços oferecidos por você.

Começar uma do zero pode ser bastante difícil, caso você opte pela forma orgânica. Por isso, há outras alternativas mais rápidas e fáceis, como o Google AdWords.

Anunciar nessa plataforma é uma excelente maneira de avançar o processo de captação de leads, já que você consegue oferecer diversos conteúdos baseados na jornada de compra de cada usuário.

Invista já!

E-book gratuito da ideal marketing com dicas de como gerar mais leads e vendas com o marketing digital

5 motivos para você começar agora a geração de leads com Google AdWords

Antes de você saber como gerar leads no Google AdWords na prática, é preciso reconhecer bons motivos para que você tenha motivação para investir nesta ferramenta.

Levantamos cinco para exemplificar:

  1. Você não terá muito trabalho em educar esses potenciais clientes, uma vez que a maioria já está qualificado e sabem muito qual solução comprar para os seus problemas;
  2. O custo-benefício é outro diferencial ao utilizar o Google Ads no seu negócio, pois você já pode fazer uma venda pela própria internet, diminuindo o custo de aquisição de clientes (CAC) e aumentando o Life Time Value;
  3. É possível utilizar técnicas mais aprofundadas de Inbound Marketing, especialmente quando a criação de conteúdo envolve a inclusão de palavras-chave, capazes de aumentar a visibilidade dos seus conteúdos no Google;
  4. Ter maior performance em relação a outros tipos de plataformas de anúncios pagos;
  5. Aproveitar o alavanque do blog/site da sua empresa para otimizar o tráfego orgânico.

Com os motivos bem claro na sua cabeça, chegou o momento de saber como utilizar o Google AdWords.

Para isso, elaboramos o próximo tópico.

Como utilizar o Google Ads?

Realizar anúncio dentro do Google AdWords é uma das melhores estratégias que o seu negócio poderia ter.

Isso porque a plataforma possibilita que a sua marca esteja rodeada por empresas que são muito procuradas no buscador online.

Outra boa notícia a respeito do Google AdWords é que os links patrocinados gerados pela plataforma estão ao alcance de todos.

Assim, independentemente do tipo de negócio que você tiver – offline ou online -, é possível fazer a divulgação dos produtos ou serviços da sua marca.

Mas antes de tudo, é preciso saber se você atende os requisitos da ferramenta para ter total acesso a ela, o que significa dizer que você deve estar de acordo com as políticas de uso.

Nossa, mas parece ser muito fácil!

Pois é mesmo! O grande problema encontrada nessa facilidade toda é que muitos negócios acham que realizar um anúncio na plataforma é apenas oferecer o link patrocinado de qualquer jeito e fim.

No entanto, ter em seu planejamento estratégias de Google AdWords para saber como gerar leads é somente o ponto inicial para vender mais.

Afinal, cada anúncio terá um objetivo para você fazer a geração de leads com Google AdWords corretamente, e saber qual é ele é extremamente importante.

Por isso, o recomendado é entender muito bem quem é o seu público-alvo e como atender as exigência para ter um resultados satisfatório.

Desse modo, você evita qualquer tipo de frustração por ter gastado dinheiro à toa.

Afinal, como fazer a geração de leads com Google AdWords?

E-book gratuito Ideal Marketing com 10 práticas para a geração de leads

Antes de mais nada, entenda uma coisa: a dinâmica do Google Ads se baseia nas ações dos potenciais clientes do seu negócio.

Sendo assim, se você optou pelo anúncio de pesquisa, para que ele seja exibido é necessário que o usuário digite na caixa de procura um determinado assunto de seu interesse, utilizando um termo (palavra-chave) também usado por você.

A partir do momento que ele clica em procurar, o Google passa a exibir todos os resultados orgânicos e pagos sobre aquele assunto.

E estar presente no local do qual os anúncios pagos são exibidos faz realmente a diferença.

Para isso, não basta apenas pagar os links patrocinados para a sua marca ser exibida, porque a ordem de exibição depende de diversos fatores, como o valor investido, a qualidade do seu anúncio, a página de destino entre muitos outros…

Esses são apenas alguns, pois a ferramenta julga muito outros fatores que fazem o seu anúncio ser bom ou ruim para o Google e, principalmente, para a experiência dos usuários.

Não à toa, ao começar o planejamento de uma campanha para saber como gerar leads, é preciso ter em mente que a atração vale muitos pontos.

Sendo assim, o seu link patrocinado deve ter algo que desperte o interesse do usuário, contendo também informações de qualidade e de relevância para ele.

Para te ajudar nesta tarefa, elaboramos algumas dicas para que o seu anúncio seja realmente atraente para o usuário. Veja:

Saiba tudo sobre o seu mercado de atuação

Um dos segredos para que você consiga atingir o público certo, é conhecendo o mercado de atuação que a sua empresa está inserida.

Mesmo que você ache que sabe tudo, pesquisar um pouco mais a fundo não fará mal algum.

Muito pelo contrário, com as pesquisas sobre o seu mercado de atuação, algumas informações que você nem sabia podem aparecer na sua frente.

A partir daí, é possível traçar uma estratégia eficaz para saber como gerar leads no Google AdWords.

Elabore estratégias baseados em perfis

Essa é a dica mais importante para você fazer a geração de leads com Google AdWords de maneira muito mais rápida.

O que queremos dizer aqui é que é necessário elaborar estratégias com base no perfil dos seus consumidores atuais.

Como você já fez a sua pesquisa de mercado, fica muito mais simples descobrir quais são os reais interesses do público-alvo.

Sendo assim, se você quer obter informações de novos usuários que param no blog ou site da sua empresa, ofereça algo em troca, como materiais ricos, por exemplo.

Foque nas palavras certas

Mesmo que a jornada de compra do cliente seja longa, é necessário elaborar meios que façam com que ela seja mais curta.

Uma boa dica para isso é entender os interesses do público-alvo e em seguida escolher as palavras-chave que traduzam as soluções buscadas por eles

Sendo assim, a dica é dedicar um tempo exclusivo para escolha das palavras que constarão nos anúncios do Google Ads.

Se baseie em volume mensal de pesquisas para verificar quantas pessoas podem ser alcançadas com aquela palavra.

Bloqueie palavras-chave negativas

A partir do momento em que você acerta as palavras-chave, muitos acessos podem ter os seus anúncios.

Por outro lado, caso a sua escolha de palavra seja errada, a campanha inteira entra em risco.

Por isso, o recomendado é verificar quais os termos de busca que geram cliques inválidos, bloqueando-os logo em seguida em uma lista de negativados.

Esteja sempre acompanhando as conversões

Para que a sua campanha de geração de leads com Google AdWords realmente funcione, ela não pode girar sozinha.

E isso significa dizer que você deve acompanhar de perto todos os anúncios, entendendo como cada resultado é alcançado.

Portanto, fique atento a todos os relatórios gerados e preste muita atenção nas taxas de conversão, uma vez que é o indicador que reconhece se você sabe mesmo como gerar leads.

Faça agora mesmo a geração de leads com Google AdWords!

Nós sabemos: quando se chega ao fim de um conteúdo da Ideal Marketing, todo mundo fica triste.

O lado bom é que nós sempre estamos preparados para que você conheça novos assuntos, como é o caso do conteúdo Como obter resultados mais rápidos com Inbound Marketing, que pode servir como um complemento para este que você acabou de ler.

Falando nele, não podemos deixar de notar que elaborar anúncios pagos no maior buscador online não é assim tão complicado, certo?

É necessário que você estude, entenda os objetivos da sua empresa e saiba como gerar leads de forma eficiente para a sua marca.

Compartilhe nas Redes Sociais!