Marketing Flywheel: Faça o seu negócio tomar impulso próprio!
Publicado: 3 de outubro de 2018 | Atualizado: 16 de agosto de 2019.
Você conhece o Marketing Flywheel?! Já pensou em ver seu negócio girando numa velocidade capaz de gerar força para ele mesmo? Chegou a hora de dar aquele pontapé inicial no sucesso da sua marca!
Você sabe o que é marketing flywheel?
Não se preocupe, esse é mais um dos termos “estranhos” do Marketing, mas assim como os demais ele também traz muitos resultados.
Em primeiro lugar, vamos voltar um pouco no tempo. Há muitos anos, as flywheels já eram conhecidas e usadas por nós, seres humanos.
Sim, esse termo que hoje foi adaptado para o mundo do Marketing nada mais é do que uma roda capaz de girar em alta velocidade e, assim, acumular a energia cinética gerada durante esse movimento.
Ou seja, imagine as ações da área de comunicação como integrantes de uma engrenagem que, a medida que ganha mais energia, irá se movimentar com a sua força auto-suficiente.
Agora ficou mais interessante, não é mesmo?
Vem com a gente saber por meio desse conteúdo tudo sobre Marketing flywheel e como o seu negócio pode se beneficiar com ele.
O que é Marketing Flywheel?
O termo Flywheel se tornou mais popular quando Jim Collins o aplicou em seu livro “Good to Great” comparando empresas a engrenagens no que diz respeito à dificuldade inicial para ganhar tração.
Ele considera que os primeiros movimentos demandam maior esforço. Mas, felizmente, à medida que o negócio acumula força própria, esse movimento forma um composto capaz de gerar resultados escaláveis e cada vez maiores.
Conforme dissemos na introdução, recentemente, essa teoria foi aplicada ao Marketing e ao meio digital, afinal a cada dia aumenta o número de pessoas comuns e empresas utilizando esse canal.
Ou seja, diante desse cenário cada vez mais promissor por que não usar métodos inteligentes para crescer na medida que o mercado pede?
Imagine, por exemplo, uma situação na qual a sua empresa possui um site ou blog e trabalha com estratégias digitais tendo como objetivo se relacionar e conquistar novos clientes.
A definição de personas, o uso de redes sociais, plataformas como Google ADS, técnicas de SEO, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo etc, é um ótimo método para alcançar o seu objetivo.
Essas são uma série de práticas que no curto prazo podem não trazer tanto resultado, mas a longo prazo você poderá ver a imagem no seu negócio no ambiente digital decolar!
Isso porque nessa engrenagem digital de Marketing e Vendas, o impulso inicial é sempre mais trabalhoso. São necessários tempo, curtidas, interação, geração de leads, otimização até que essa energia se converta na conquista de clientes efetivos.
No entanto, a medida que a “roda” ganha força, os resultados tendem a crescer, tornando o trabalho mais eficiente e a consequência positiva algo concreto.
Assim, ao torna-se mais relevante, o seu negócio atinge um número maior de potenciais clientes interessadas no seu conteúdo e proposta.
Ou seja, essa geração de interesse por seus produtos ou serviços é a energia que pode se tornar cada vez mais forte e autossuficiente.
É claro que o trabalho realizado nos bastidores sempre vai existir, mas quando a engrenagem passa a ganhar força com o seu próprio movimento o processo se torna mais eficaz.
Por isso, veja a seguir algumas dicas para aplicar o Marketing Flywheel em sua empresa.
Como aplicá-lo em seu negócio?
De que adiantaria aprender sobre a teoria e não saber na prática como aplicá-la em seu negócio, não é mesmo?
Por isso, papel e caneta na mão e preste muita atenção hein.
Invista a longo prazo
Algumas ações do Marketing Digital podem fazer você pensar em mídias como canais imediatistas.
Afinal, o investimento em Adwords, por exemplo, é capaz de gerar visitas e leads de forma bastante rápida.
No entanto, para conseguir um resultado completo é necessário tempo e paciência.
Sim, ter uma campanha de links patrocinados com excelente performance, técnicas de SEO redondas, estratégias de automação, geração e nutrição de leads, com certeza demandarão tempo e investimento.
Sendo assim, tenha em mãos um planejamento estratégico robusto e que dure dentro de um cronograma consistente.
Os resultados recompensarão o tempo e dinheiro investidos, acredite!
Teste, analise e tenha paciência
Bom, o Marketing Flywheel pode ser visto como uma técnica que lida diretamente com o consumidor, portanto, não estamos falando de uma ciência exata, afinal cada pessoa possui um perfil e comportamento diferente.
Sendo assim, estamos sujeitos a erros e a necessidade de reajustes ações de acordo com as mudanças de hábitos do mercado.
Tome esse cenário como uma verdadeira oportunidade para experimentar, testar novas estratégias e canais.
Além disso, invista na produção de conteúdos relevantes em prol de ações de relacionamento com cliente e valorização da marca.
Não se esqueça dos testes AB e trace um plano para executar, avaliar, mensurar e otimizar resultados.
Assim você se torna mais assertivo ao aprender com as possíveis e naturais falhas.
Encontre impulso em cada ação!
Se estamos falando de Marketing Flywheel é importante procurar o impulso, isso é, as oportunidades geradas por cada ação.
Sendo assim, faça com que o esforço inicial seja convertido em energia acumulada capaz de potencializar as suas estratégias.
Sim, a medida que você nutre seus possíveis clientes, relaciona-se de modo promissor com aqueles que já o são e destaca o valor da sua marca, o público passará, naturalmente, a disseminar a imagem positiva da empresa de forma exponencial.
Veja a engrenagem do sucesso girar com o Marketing Flywheel!
Tá vendo como um termo inicialmente desconhecido pode ser mais simples do que você imaginava?!
Aposto que antes de chegar até aqui você sequer conhecia essa teoria ou achava o Marketing Flywheel algo completamente estranho, não é mesmo?
Mas, ao ler essas poucas palavras pudemos compreender que trata-se apenas da apropriação que a área de marketing fez desse conceito técnico e natural.
Isto é, destacamos que você pode e deve investir em estratégias a longo prazo e aproveitar os resultados surpreendentes que virão no futuro.
Para isso, não se esqueça de testar, avaliar e ter paciência e busque o impulso que cada ação pode gerar.