Marketing Flywheel: Faça o seu negócio tomar impulso próprio!

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Publicado: 3 de outubro de 2018 | Atualizado: 16 de agosto de 2019.

Você conhece o Marketing Flywheel?! Já pensou em ver seu negócio girando numa velocidade capaz de gerar força para ele mesmo? Chegou a hora de dar aquele pontapé inicial no sucesso da sua marca!

Você sabe o que é marketing flywheel?

Não se preocupe, esse é mais um dos termos “estranhos” do Marketing, mas assim como os demais ele também traz muitos resultados.

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Em primeiro lugar, vamos voltar um pouco no tempo. Há muitos anos, as flywheels já eram conhecidas e usadas por nós, seres humanos.

Sim, esse termo que hoje foi adaptado para o mundo do Marketing nada mais é do que uma roda capaz de girar em alta velocidade e, assim, acumular a energia cinética gerada durante esse movimento.

Ou seja, imagine as ações da área de comunicação como integrantes de uma engrenagem que, a medida que ganha mais energia, irá se movimentar com a sua força auto-suficiente.

Agora ficou mais interessante, não é mesmo?

Vem com a gente saber por meio desse conteúdo tudo sobre Marketing flywheel e como o seu negócio pode se beneficiar com ele.

O que é Marketing Flywheel?

Saiba o que é Marketing Flywheel

O termo Flywheel se tornou mais popular quando Jim Collins o aplicou em seu livro “Good to Great” comparando empresas a engrenagens no que diz respeito à dificuldade inicial para ganhar tração.

Ele considera que os primeiros movimentos demandam maior esforço. Mas, felizmente, à medida que o negócio acumula força própria, esse movimento forma um composto capaz de gerar resultados escaláveis e cada vez maiores.

Conforme dissemos na introdução, recentemente, essa teoria foi aplicada ao Marketing e ao meio digital, afinal a cada dia aumenta o número de pessoas comuns e empresas utilizando esse canal.

Ou seja, diante desse cenário cada vez mais promissor por que não usar métodos inteligentes para crescer na medida que o mercado pede?

Imagine, por exemplo, uma situação na qual a sua empresa possui um site ou blog e trabalha com estratégias digitais tendo como objetivo se relacionar e conquistar novos clientes.

A definição de personas, o uso de redes sociais, plataformas como Google ADS, técnicas de SEO, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo etc, é um ótimo método para alcançar o seu objetivo.

Essas são uma série de práticas que no curto prazo podem não trazer tanto resultado, mas a longo prazo você poderá ver a imagem no seu negócio no ambiente digital decolar!

Isso porque nessa engrenagem digital de Marketing e Vendas, o impulso inicial é sempre mais trabalhoso. São necessários tempo, curtidas, interação, geração de leads, otimização até que essa energia se converta na conquista de clientes efetivos.

No entanto, a medida que a “roda” ganha força, os resultados tendem a crescer, tornando o trabalho mais eficiente e a consequência positiva algo concreto.

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Assim, ao torna-se mais relevante, o seu negócio atinge um número maior de potenciais clientes interessadas no seu conteúdo e proposta.

Ou seja, essa geração de interesse por seus produtos ou serviços é a energia que pode se tornar cada vez mais forte e autossuficiente.

É claro que o trabalho realizado nos bastidores sempre vai existir, mas quando a engrenagem passa a ganhar força com o seu próprio movimento o processo se torna mais eficaz.

Por isso, veja a seguir algumas dicas para aplicar o Marketing Flywheel em sua empresa.

Como aplicá-lo em seu negócio?

De que adiantaria aprender sobre a teoria e não saber na prática como aplicá-la em seu negócio, não é mesmo?

Por isso, papel e caneta na mão e preste muita atenção hein.

Invista a longo prazo

Não tenha pressa! Invista no Marketing Flywheel a longo prazo

Algumas ações do Marketing Digital podem fazer você pensar em mídias como canais imediatistas.

Afinal, o investimento em Adwords, por exemplo, é capaz de gerar visitas e leads de forma bastante rápida.

No entanto, para conseguir um resultado completo é necessário tempo e paciência.

Sim, ter uma campanha de links patrocinados com excelente performance, técnicas de SEO redondas, estratégias de automação, geração e nutrição de leads, com certeza demandarão tempo e investimento.

Sendo assim, tenha em mãos um planejamento estratégico robusto e que dure dentro de um cronograma consistente.

Os resultados recompensarão o tempo e dinheiro investidos, acredite!

Teste, analise e tenha paciência

Faça muitos testes para o Marketing Flywheel conseguir ser eficiente

Bom, o Marketing Flywheel pode ser visto como uma técnica que lida diretamente com o consumidor, portanto, não estamos falando de uma ciência exata, afinal cada pessoa possui um perfil e comportamento diferente.

Sendo assim, estamos sujeitos a erros e a necessidade de reajustes ações de acordo com as mudanças de hábitos do mercado.

Tome esse cenário como uma verdadeira oportunidade para experimentar, testar novas estratégias e canais.

Além disso, invista na produção de conteúdos relevantes em prol de ações de relacionamento com cliente e valorização da marca.

Não se esqueça dos testes AB e trace um plano para executar, avaliar, mensurar e otimizar resultados.

Assim você se torna mais assertivo ao aprender com as possíveis e naturais falhas.

Encontre impulso em cada ação!

Aproveite as oportunidades geradas no Marketing Flywheel

Se estamos falando de Marketing Flywheel é importante procurar o impulso, isso é, as oportunidades geradas por cada ação.

Sendo assim, faça com que o esforço inicial seja convertido em energia acumulada capaz de potencializar as suas estratégias.

Sim, a medida que você nutre seus possíveis clientes, relaciona-se de modo promissor com aqueles que já o são e destaca o valor da sua marca, o público passará, naturalmente, a disseminar a imagem positiva da empresa de forma exponencial.

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Tá vendo como um termo inicialmente desconhecido pode ser mais simples do que você imaginava?!

Aposto que antes de chegar até aqui você sequer conhecia essa teoria ou achava o Marketing Flywheel algo completamente estranho, não é mesmo?

Mas, ao ler essas poucas palavras pudemos compreender que trata-se apenas da apropriação que a área de marketing fez desse conceito técnico e natural.

Isto é, destacamos que você pode e deve investir em estratégias a longo prazo e aproveitar os resultados surpreendentes que virão no futuro.

Para isso, não se esqueça de testar, avaliar e ter paciência e busque o impulso que cada ação pode gerar.

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