Fluxo de nutrição de leads ideal: um passo a passo imbatível!
Publicado: 17 de outubro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.
O fluxo de nutrição de leads é uma estratégia necessária para quem deseja ter sucesso com o Inbound Marketing. Por sorte, você veio ao lugar certo para saber de uma vez por todas como fazer nutrição de leads com uma ferramenta automação de marketing digital ideal para o seu negócio!
Dentre as estratégias mais usadas no Inbound Marketing, a nutrição de leads é uma das mais essenciais para o seu empreendimento.
Isso porque estamos falando da sequência de emails enviados para um determinado segmento com o intuito de educar seus leads a fim de fazê-los avançar no funil de vendas.
Mas é preciso cadência ao utilizar essa estratégia, pois os emails devem ser enviados regularmente para que você não seja esquecido por nenhum dos seus contatos.
Dito isso, quer saber como fazer um fluxo de nutrição de leads com a ferramenta de automação de marketing digital ideal para o negócio? Então não deixe de conferir este conteúdo!
Conheça as vantagens de fazer nutrição de leads
Quando você utiliza uma ferramenta de automação de marketing digital para a nutrição de leads, os ganhos acabam se tornando evidentes.
De acordo com pesquisas, elaborar um bom fluxo de nutrição de leads pode acarretar no aumento de 50% no volume de vendas por um custo 33% menor para conquistar novos contatos.
Além dessas vantagens, veja outros três benefícios de começar a fazer um fluxo de nutrição de leads:
1. Otimização de tempo
Como a nutrição de leads é feita por meio de uma ferramenta de automação de marketing, o processo se torna muito mais prático.
Isso porque os emails são redigidos previamente para depois serem disparados periodicamente aos leads com o mesmo perfil.
Além disso, o fluxo de nutrição de leads feito em uma ferramenta de automação de marketing digital não necessita de tanto envolvimento dos profissionais de Marketing e Vendas, tornando o processo mais barato.
2. Gera oportunidades qualificadas
O conteúdo que será enviado em suas campanhas normalmente tem o intuito de informar sobre novidades, aproximando-o cada vez mais da sua marca.
Desse modo, o fluxo de automação garante que sempre fiquem bem informados e atualizados sobre o seu setor de atuação.
Com isso, fica mais fácil para eles entenderem o valor do seu produto ou serviço, aumentando suas chances de conversão.
3. Disparo de emails segmentados
Todos os emails disparados pela ferramenta de automação de marketing digital são relevantes para os leads.
Isso porque o envio é feito após uma segmentação para identificar os interesses e necessidades de cada contato da sua base.
Assim, você envia apenas mensagens relevantes para seus leads, o que contribui para um maior engajamento entre eles e a sua empresa.
Saiba como elaborar um fluxo de nutrição de leads ideal
Vamos a parte prática do nosso conteúdo!
Para ficar mais fácil de entender, vamos demonstrar o processo de uma campanha fictícia a partir da ferramenta de automação de marketing da Ideal Marketing.
Mas antes disso, recomendamos que você separe os melhores conteúdos do blog ou site da sua empresa e tente identificar quais deles podem ser ótimos materiais para um fluxo de automação.
Além disso, tente pensar na sequência de email que você deseja enviar para elaborar todo o processo. Geralmente, um fluxo de nutrição de leads é composto de 2 a 6 mensagens.
Em seguida, comece a planejar a sua campanha de nutrição de leads, seja qual for a sua necessidade, com a ferramenta de automação da Ideal Marketing da seguinte maneira:
Passo 1: Defina o segmento no qual o fluxo vai rodar
Como você sabe o que é nutrição de leads, o primeiro passo deve ser definir um segmento no qual o fluxo vai rodar.
Isso porque criar uma estratégia para diversos segmentos com interesses em comum é essencial para uma comunicação mais direcionada e assertiva.
No nosso exemplo, nós vamos criar um fluxo de nutrição de leads que estão no topo de funil, mas você pode escolher outros, como aqueles que preencheram um formulário e fizeram um download de um material rico.
Outro item interessante que a ferramenta de automação de marketing digital da Ideal Marketing oferece é a escolha do tipo de atividade que o fluxo de nutrição de leads será inserido.
Então, depois de definir para quem os emails do fluxo de automação serão disparados, agora é hora de escolher qual o tipo de ação irá desencadear seu envio de email.
Dentro do fluxo de automação da Ideal existem três, que são:
- Ação: é uma atividade realizada pela plataforma, como: enviar e-mail, adicionar etiqueta ao contato, alterar campanhas e segmentos, atualizar ou excluir contato etc.;
- Decisão: é quando o contato (lead) realiza uma atividade ou não;
- Condição: variável positiva ou negativa que será analisada para uma ação futura.
Para darmos continuidade ao nosso exemplo, vamos usar a opção de atividade Condição e seguir para o próximo passo.
Passo 2: Selecione as etiquetas de contato
Após a definição da base do seu fluxo, clique na bolinha cinza no campo do segmento.
Em seguida, abra as condições e selecione as etiquetas de contato para verificar se aquele lead é um novo contato, para que ele possa receber o email de boas vindas.
Feito isso, é hora de irmos para a próxima etapa!
Passo 3: Verifique se a etiqueta está correta
Depois de colocar a etiqueta, a ferramenta de automação da Ideal Marketing certifica se o lead a possui para não disparar o email novamente.
Caso ele não possua, o email será enviado normalmente, dando prosseguimento ao que foi pré-determinado no seu fluxo de nutrição de leads.
Não à toa, essa é uma ótima alternativa para que o lead não receba emails repetidos e fique cansado das suas campanhas.
Passo 4: Envie o 1º email de nutrição de leads
Após inserir a etiqueta, volte ao Segmento e clique na bolinha cinza.
Em seguida, escolha a opção Ação, na qual será possível realizar o envio dos emails, alterar etiquetas, ajustar pontos do contato etc.
A partir disso, o fluxo de automação da Ideal Marketing deve disparar o primeiro email de nutrição de leads.
Passo 5: Atualização
Ao preencher os dados de envio de email, como: momento em que aquela ação será executada, qual email será enviado e tipo, clique em atualização e seu fluxo estará assim:
Passo 6: Abertura de email
Após a inserção da ação de enviar o primeiro email, selecionaremos a atividade decisão e, em seguida, a opção “abriu o email”, onde será possível validar se o lead abriu aquele email para verificar o engajamento dele.
Em nossa campanha fictícia, caso ele tenha aberto o email, ele receberá 2 pontos, caso não, perde 1, como poderemos ver no próximo tópico.
Passo 7: Ajustar a pontuação do lead
Para definir a pontuação, clique na bolinha verde e depois na vermelha em “abriu o e-mail?” → ação → ajustar pontos de contato e defina a pontuação, tanto a positiva, quanto a negativa.
Repita o processo quantas vezes forem necessárias, sem esquecer do objetivo da sua campanha para definir qual o melhor tipo de atividade: ação, decisão ou condição.
Após a criação das etapas, você terá um fluxo de nutrição simples e fácil de entender, que poderá ficar mais ou menos assim:
Já sabe criar um fluxo de nutrição de leads? Então mãos à obra!
Neste conteúdo você aprendeu a preparar um excelente fluxo de nutrição com uma ferramenta de automação de marketing digital de primeira!
E viu que antes de mais nada é preciso ter seus objetivos definidos, bem como ter segmentado seus leads de acordo com seus interesses para uma comunicação mais assertiva.
Depois, usamos a ferramenta da Ideal Marketing para te mostrar como pode ser simples e fácil criar um fluxo de nutrição de leads completo.
Se você quiser saber como melhorar ainda mais o seu desempenho, descubra com ajuda do nosso conteúdo como obter resultados mais rápidos com uma estratégia de Inbound Marketing.
Bons negócios!