11 estratégias de Marketing Digital para implementar com pouco esforço no seu negócio

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Publicado: 16 de junho de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Há uma grande diferença entre saber o que fazer e como fazer. Se você investe em marketing digital e, mesmo assim, ainda não consegue ganhar dinheiro pela internet, alguma coisa deve estar errada.

Acredite: a diferença está nos detalhes, no ajuste fino das suas iniciativas de marketing, nas pequenas adaptações que fazem com que algo tenha mais relevância, tanto para usuários como para os mecanismos de buscas. 

Quem trabalha com marketing tem que agradar a todo mundo

E quem está nessa há muito tempo sabe que é exatamente lendo  — e escrevendo — nas entrelinhas do marketing digital que as suas iniciativas ganham mais força e dão mais retorno. 

Acontece que essa parte do trabalho do marketing digital, mais especializada, nem todo mundo conta para você. 

E olha que não faz falta nem investir mais para isso. São coisas simples, mas poderosas a ponto de poderem melhorar seu posicionamento, aumentar o tráfego da sua página e até mesmo melhorar suas taxas de leitura de mensagens.

Pensando nisso, criamos uma lista de coisas que você pode começar a implementar hoje mesmo e mudar o jogo das suas campanhas de marketing online.

Papel e caneta na mão? Continue com a leitura!

1 Interconecte seus conteúdos

A internet nasceu para facilitar o acesso a informações. E uma das formas de se fazer isso, desde o princípio, foi conectar conteúdos diferentes semelhantes entre si.

E esse é um dos objetivos dos hiperlinks! Aliás, os motores de buscas valorizam conteúdos que se conectem com outros, internos ou externos. Por isso, em suas postagens, tente sempre criar hiperlinks com outras publicações.

2 Atenda às dúvidas de seu público

Cada coisa em seu lugar. Se você tem um e-commerce, vale a pena fazer uma descrição mais técnica na ficha de cada um. Agora, no seu blog, você não precisa focar em ações de venda, nem falar diretamente dos produtos ou serviços.

O blog é onde as pessoas vão entrar para terem suas perguntas respondidas. Quem quer comprar algo pela internet pesquisa muito entre as opções existentes. Sendo assim, seus textos devem focar em ajudar as pessoas a solucionar um problema, não incentivá-las a comprar algo. 

3 Um consumidor, várias etapas

Nem todo mundo procura a mesma coisa ao mesmo tempo. Cada consumidor percorre o que é conhecido como jornada de compra. Ou seja, em cada fase de sua busca, o público quer um tipo de informação específica. 

Por isso, vale a pena pensar em seus conteúdos de acordo com etapas, como topo, meio e fundo de funil. No topo, você atrai os clientes, no meio, nutre o público e, no último, orienta o texto à conversão, já que os leads estão mais preparados para decidir. 

4 Diga a seu leitor o que fazer 

As pessoas nem sempre sabem o que fazer em seguida. Por isso, em todos os conteúdos do seu blog ou site, inclua as chamadas CTAs (call to action) para vender mais usando o marketing digital

Também conhecidas como ‘chamadas para ação’, são textos ou botões que convidam o leitor a consumir outros conteúdos ou conhecer mais sobre sua empresa. Além disso, também podem convidar a simular o preço de um serviço, ou compartilhar o post em redes sociais, entre outras ações. 

5 Não deixe de usar  keywords 

Lembra quando falamos que é preciso agradar a todo mundo? Pois bem, seu conteúdo vai ter mais dificuldade de rankear (aparecer nas primeiras posições do Google) se ele não incluir keywords no texto. 

As keywords, ou palavras-chave, são os termos que as pessoas usam para encontrar alguma coisa nos buscadores. Você deve pesquisar quais são os mais recorrentes — com ferramentas como o Semrush, por exemplo — para descobrir quais são e colocar no seu planejamento. 

6 Tire mais proveito das visitas

Se alguém entrar em seu site ou blog, não perca esta incrível oportunidade para permanecer conectado com cada um de seus visitantes. 

Uma vez que um usuário esteja em seu espaço virtual, deixe visível para ele todas as formas de se conectar com sua marca. Isso inclui botões para redes sociais, convites à subscrição em newsletters e até mesmo o uso de um chatbot que fique visível para quem queira interagir melhor com sua marca. 

7 Suas imagens podem render mais!

Nem todo mundo sabe disso, mas os buscadores também são capazes de ler conteúdos ocultos nas imagens e mostrar seu post a mais pessoas se você fizer isso corretamente. 

Para tanto, nada melhor do que usar o atributo ALT das imagens. Sempre que incluir uma imagem em um post de blog ou no site, entre nas suas configurações e crie um breve descritivo do que ela se trata e o que mostra. 

Lembre-se: os algoritmos não têm olhos, mas podem ler o que existe em uma foto se você o orientar. 

8 Redes como vitrine

Não deixe seus conteúdos no blog e no site à espera das pessoas. Leve tudo isso até onde elas estão! E nada melhor para aumentar sua visibilidade do que usar e abusar das redes sociais para compartilhar tudo o que você tem a dizer. 

Crie uma planilha, escolha os conteúdos mais importantes e organize um calendário de publicações para postar nas redes. Sua marca pode usar tanto os textos mais novos como incluir os textos mais antigos na estratégia de marketing digital

9 Use imagens relacionadas ao conteúdo

Nos feeds de notícias, o mais comum é rolarmos a tela rapidamente para ver os próximos conteúdos. Ou seja, sua imagem tem que ser potente o suficiente como para que a pessoa pare o scrolling e preste atenção.

Além disso, essa mesma imagem precisa estar conectada com o conteúdo. Se alguém quer aprender como criar uma mentoria e você usar uma foto da praia, ninguém vai conseguir fazer a relação com o tema e vai passar direto quando perceber que a imagem não tem nada a ver com o conteúdo. 

10 Impulsione seu conteúdo

Usar as ferramentas de anúncios das redes sociais é uma das melhores coisas que as marcas vão encontrar nestas plataformas. 

Com procedimentos super simples, você pode levar aquela postagem importante para muito mais pessoas. Melhor ainda: tudo isso de forma segmentada, de acordo com critérios como idade, localização, interesses dos usuários por temas em particular e outras configurações. 

Qualquer empresa ou indivíduo pode impulsionar conteúdos. Quanto mais investir, mais visibilidade sua marca vai ter, mas você vai perceber resultados mesmo se decidir começar com muito pouco para provar a eficiência do recurso. 

11 Esteja na rede certa

Nem tudo acontece só no Instagram, Facebook e YouTube. Outras redes são especialmente relevantes, tudo depende de com quem você quer conversar. 

Por exemplo, o LinkedIn pode ser muito melhor para contactar pessoas que buscam orientações sobre como aprender a abrir um negócio do que se as mesmas postagens forem feitas no TikTok. 

Viu como há muitas coisas que você pode começar a fazer diferente na hora de pensar nas suas estratégias de marketing digital? 

Esperamos que nosso conteúdo de hoje tenha sido útil e que você comece rapidamente a ter mais retorno dos seus investimentos online!