Aprenda como criar um bom email marketing design e torne suas mensagens muito mais conversivas

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Publicado: 27 de julho de 2018 | Atualizado: 9 de agosto de 2019.

Email marketing design pode ser a diferença entre uma mensagem que é bem recebida ou não. Afinal, uma imagem pode falar mais que mil palavras. Então vem com a gente aprender como dar mais significado e valor ao visual do seu email e tenha leads com os olhos grudados na sua marca!

Você com certeza já ouviu o famoso ditado “uma imagem fala mais que mil palavras”. Essa frase não seria tão popular se não fosse verdadeira. Afinal, uma boa imagem pode transmitir muito mais significado que várias palavras não tão assertivas e estratégicas.

Sendo assim, quando se pensa em ter um bom relacionado com clientes e possíveis clientes por meio de email marketing design precisa ser muito bem estruturado.

Isso porque o design é o visual do seu email e, como sabemos, a aparência conta muito para ser bem visto aos olhos de outras pessoas.

Então, provavelmente você deve se pegar pensando:

“Como tornar o meu email marketing design irresistivel?”

Não se preocupe, pois é isso mesmo que iremos aprender no conteúdo a seguir!

Por que é importante ter um bom design de email marketing

email marketing design

Bem, conforme falamos lá em cima, o email layout é uma das peças chave de um email que faz sucesso.

Isso porque não basta enviar um texto incrível com um assunto atraente se as imagens e a aparência, de modo geral, da sua mensagem, não combinam com o significado que você deseja transmitir.

Ou seja, tudo precisa estar na mais perfeita sintonia e conexão. Por isso, trabalhar bem o layout é essencial, pois ele é capaz de traduzir de maneira visual e representativa a mensagem a ser passada.

Além disso, segundo estudos de agências de marketing, taxas de abertura e cliques nos emails aumentam quando a mensagem é personalizada.

Ou seja, se deseja não só alcançar pessoas mas também impactá-las e, além disso, conseguir retorno por meio do envio de emails, você vai precisar se empenhar na criação de um design de email marketing diferenciado!

A boa notícia é: a sua hora é agora! Pois vamos imediatamente ao próximo tópico aprender como criar email marketing design de sucesso.

Aprenda como deixar a sua mensagem muito mais atrativa com um email marketing design de sucesso

Ansioso pra saber como criar email layout que geram retornos? Finalmente chegamos nessa parte.

Antes, porém, é importante destacar que existem diversas formas de estruturar design para emails marketing. No entanto, aqui mencionaremos as mais adequadas para o contexto empresarial.

Além disso, antes de começar a sonhar com o seu layout de email o passo inicial é analisar o perfil do seu público-alvo.

Isso porque são essas características que darão base para estruturar um modelo de email que dialogue de maneira adequada com as pessoas as quais você quer atingir.

Agora sim, vamos começar!

Coerência e sintonia com a identidade visual

Se o assunto é atrair clientes para a sua marca, o design do email precisa dialogar com a sua identidade visual.

Assim, os leitores serão levados, sutilmente, a ter as cores e elementos da sua empresa gravados em sua mente.

Por isso, pense em cores que tenham sintonia com a sua identidade. Não precisa usar todas as cores ou somente elas, você pode, por exemplo, usar as cores mais destacadas da sua marca e alinhar com outras que combinem e interajam com elas.

Veja esse exemplo:

email marketing design exemplo

Note como o marrom é usado com algumas variações, as quais se relacionam entre si.

Além disso, também foi usado o preto, branco e até amarelo, todas as cores em perfeita sintonia com a imagem, elementos da marca e com a mensagem a ser passada.

Call-to-Action chamativo

Se estamos falando sobre email marketing design é claro que o call-to-action não poderia ficar fora da jogada!

Afinal, lembre-se, o call-to-action é aquele botãozinho estratégico que leva o usuário a realizar a ação desejada por quem criou o email marketing.

Portanto essa peça chave não pode faltar no seu layout, pois é como se ele fosse o caminho para levar o leitor até o ponto desejado: a venda ou a captação de dados de contato.

A dica é: em seu botão de CTA use frases com verbos de ação e crie imediatismo. Veja os exemplos:

  • Compre agora mesmo;
  • Baixe o seu e-book imediatamente;
  • Clique aqui e aproveite esse desconto.

Além disso, cuidar bem das cores também é importante aqui.

O call-to-action deve ter uma cor que se destaque das demais e, além disso, precisa estar localizado em um campo que se sobreponha aos outros elementos.

Imagens, ilustrações e gifs descontraídos e com boa qualidade

Um bom design de email marketing com certeza deve levar elementos visuais que complementem ou traduzam as informações contidas no texto.

Por isso busque por imagens que personalizem e dêem um ar agradável a sua comunicação.

Além disso, a criatividade é um ingrediente crucial na construção de um bom email marketing layout, por isso, você pode fugir do padrão e ao invés de usar imagens por que não optar por gifs animados ou ilustrações lúdicas?

Mas, não se empolgue demais. Antes de definir qual o melhor elemento visual para o seu email observe o perfil dos seus leitores, assim como dissemos lá em cima, lembra?

Afinal, não adianta usar gifs se o seu público não tiver afinidade com eles. Por isso só depois de observar as preferências dos seus leitores você poderá traçar qual o tipo de material mais adequado a ser enviados para eles.

Design responsivo é importante para um excelente email marketing design

Não é novidade que hoje em dia as pessoas acessam seus emails muito mais por meio de seus celulares que por computadores, certo?

Por isso, um bom email marketing layout deve se adaptar a essa realidade!

Imagine só o seu possível cliente abrir um email seu por meio de um smartphone e não conseguir ler toda a mensagem pois o formato do email só é compatível com telas de computadores?

Cenário péssimo, não é?

Sendo assim, busque por designs e templates que sejam responsivos, ou seja, que se ajustem a qualquer formato de tela e dispositivo.

Assim seu email não corre o risco de não ser visto por falta de adaptabilidade.

Já sabe como ter um email marketing design matador? Colha os frutos de uma boa imagem!

Sim, chegou a hora de impactar seus leitores com designers diferenciados, pois, agora você já está preparado para isso, certo?

Afinal, descobrimos ao longo deste conteúdo os motivos pelos quais é importante investir em layouts bem estruturados e como isso pode ser vantajoso para os seus resultados.

Para isso, vimos que o primeiro passo é analisar o perfil das pessoas que você quer impactar, alinhar o design com a sua identidade visual e, além disso, aprendemos que alinhar texto e imagens é algo crucial.

Por isso, não perca mais tempo!

Anote todas as dicas apresentadas aqui e arrase na missão de criar email marketing design que se destaca na caixa de email dos seus possíveis clientes.

Mas se quiser uma mãozinha extra nessa tarefa não deixe de conferir nosso conteúdo com tudo que você precisa saber sobre modelo de e-mail marketing!

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