Email marketing como fazer: 11 passos para iniciantes
Publicado: 16 de julho de 2018 | Atualizado: 4 de julho de 2019.
Estava aí pensando “email marketing como fazer”? Então, você chegou ao lugar certo. Descubra como investir em uma das melhores estratégias de marketing digital com essas 11 dicas poderosas.
Se houvesse uma eleição do marketing digital, o email marketing sairia vencedor. Sem brincadeira, segundo a pesquisa da BtoB Magazine, 59% dos profissionais acreditam que essa é a melhor maneira de divulgar no mercado B2B.
Isso não é à toa, pois os emails alcançam uma taxa de engajamento de 66%. Em comparação, esse número é superior aos das redes sociais e da maioria dos anúncios online.
A melhor parte disso é que ao saber mais sobre email marketing como fazer campanhas e newsletter pode trazer a sua empresa um retorno de até 3800% do investimento.
Interessante, não é mesmo?! Por isso a sua dúvida “email marketing como fazer” pode trazer a resposta para a questão “sucesso como alcançar”!
1. Crie uma lista de contatos
A lista de contatos é o passo inicial nas nossas dicas de email marketing. Afinal, você precisa ter a quem entregar sua campanha.
Algumas empresas cometem o erro de comprar listas de contatos tentando pegar atalhos e obter resultados mais rápidos.
No entanto, essa prática é comprovadamente ineficiente e, por vezes, pode ser extremamente negativa à reputação da sua empresa.
Isso porque esses contatos podem não ser realmente seu público. Mesmo se forem, você não os conhece, tornando impossível criar emails personalizados capazes de produzir engajamento.
Dessa forma, seus emails deixam de ser algo interessante e se tornam intrusivos e indesejados. Assim, suas campanhas não produzem resultados e podem até afastar possíveis contatos.
Por isso, é preciso obter esses contatos de forma natural em seu site ou blog. Uma das melhores maneiras é trabalhando estratégias de inbound marketing, oferecendo conteúdos e materiais de qualidade em troca dos emails.
2. Escolha uma boa ferramenta de email marketing
Usar uma boa ferramenta é uma das mais partes mais importantes de qualquer trabalho.
Imagina construir algo com uma serra cega ou um martelo torto? Com o email marketing é a mesma coisa.
É preciso ter o apoio de uma ferramenta poderosa capaz de auxiliar em todas etapas de suas estratégias.
Isso é, durante suas ações de email marketing como fazer a criação de emails personalizados e o disparo esses softwares vão te ajudar a otimizar tempo e obter melhores resultados.
Para isso, existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, inclusive um módulo especial e completo aqui no nosso software de automação de marketing.
3. Aposte na pessoalidade
Vale apostar em emails pessoais em suas estratégias. Mensagens institucionais com o nome da empresa como remetente geram muita rejeição por parecerem enviadas de forma automática e sem nenhum critério.
Seus possíveis clientes são pessoas, por isso, gostam de se comunicar com outras pessoas, sabendo que podem ser respondidos.
Por isso, trate seu email marketing como fazer mensagens direcionadas a conhecidos. Use uma conta de email com seu nome, personalize os textos para serem direcionados ao nome do contato entre outros detalhes desse tipo.
Dessa forma, você constrói um relacionamento mais profundo com o leitor e cria confiança entre ele e sua empresa.
4. Escreva bons títulos
Os títulos são como a isca de seus emails. São eles os responsáveis por fisgar o leitor a abrir e ler a mensagem.
Por isso, invista em títulos criativos e chamativos. Assim, sua taxa de abertura será maior e você terá toda chance de conquistar esse consumidor com maiores recursos dentro do email.
Para isso, vale a pena conhecer as técnicas de copywriting, um tipo de escrita planejada a fim de ativar gatilhos mentais.
5. Invista no design
Um email marketing eficiente precisa ter boa aparência. Afinal, ela será responsável não só por atrair e prender a atenção do leitor como também de transmitir a credibilidade do que será dito.
Por isso trabalhe bastante no design de seu email marketing como fazer a aplicação da identidade visual de sua empresa, aproveitar a teorias das cores e dos formatos, além de seguir a hierarquia visual e manter a objetividade.
Todas essas dicas estão explicadas em maiores detalhes em nosso conteúdo sobre de como criar uma email marketing matador em 5 passos.
Dessa forma, seus emails se tornam mais atraentes, aumentando as taxas de conversão e captação de leads.
6. Use bons textos
O design é importante, mas de nada adianta se seu discurso não for poderoso e engajador. Por isso, invista tempo e recursos na criação de textos de qualidade.
Para isso, siga a dica de apostar na pessoalidade, tratando o leitor pelo nome e transmitindo argumentos que façam sentido para ele.
Uma boa alternativa é conhecer a linguagem a ser usada por meio do estudo do público-alvo e a criação de persona.
Outro dica é fazer o uso das técnicas de copywriting já citadas, aproveitando as palavras de impacto despertando o interesse instantaneamente.
No entanto, é importante manter sempre a objetividade do assunto, garantido uma leitura fácil e rápida. De outra forma, seu contato pode ser confundir ou desinteressar.
7. Insira CTA’s
Você conhece os famosos call-to-actions? Eles são os chamados de ação, ou seja, é ali que o leitor vai compreender qual atitude tomar em relação ao seu email.
Na prática, são grandes botões coloridos com verbos de ação destacados. Clique, acesse, teste, compre…
Seu email marketing deve ter CTA’s atrativos, levando o leitor a executar a ação de forma impulsiva e natural.
Para isso é essencial criar o botão em uma cor diferente do fundo para que haja destaque e inserir um texto engajador capaz de convencer o leitor a aceitar aquela sugestão com urgência.
Também é importante inserir o CTA em posição de destaque, diferenciado dos demais elementos.
8. Ofereça algo valioso
Como dizem por aí “nessa vida não existe almoço grátis”. Ninguém vai se interessar pelo seu email se não for ganhar nada em troca.
Por isso, crie materiais interessantes, textos, planilhas, infográficos e-books, cupons de desconto ou algo do tipo para trocar pelas informações de seus contatos.
Uma boa dica é conhecer os interesses de seu público, assim essa sua oferta será personalizada e com maior poder de alcançar o sucesso.
9. Faça emails adaptáveis a todos dispositivos
Hoje em dia, existe mais de uma forma de abrir emails. A praticidade dos mobiles deve ser levada em consideração em sua estratégia de marketing, afinal, 38% dos usuários preferem ler suas mensagens em celulares.
Por isso, crie emails adaptáveis para todos os tipos de dispositivos, possibilitando uma leitura fácil e rápida independente da plataforma na qual sua mensagem será aberta.
Para isso, use procure por ferramentas de email marketing completas. Dessa forma, você otimiza tempo e economiza recursos.
10. Segmente seus leads
Nem todos os contatos de suas campanhas serão iguais. Alguns terão determinado tipo de interesse ou diferentes níveis de relacionamento com a sua empresa.
Por essa razão é importante segmentar seus lead, possibilitando o envio de emails ainda mais personalizados de acordo com as características particulares de cada segmento.
Isso porque campanhas segmentadas obtém maiores taxas de sucesso ao se direcionarem a diferentes interesses e diferentes etapas do funil de vendas na qual se encontram seus leads.
11. Faça teste e meça resultados
Mesmo com todo estudo, planejamento e dedicação, nenhum sucesso é garantido. Compreender totalmente qual email será mais atrativos aos clientes é uma tarefa quase impossível.
Então, é importante realizar testes e mensurar os resultados, descobrindo quais são os emails mais eficientes.
Isso inclui todos os elementos do seu email marketing, desde o assunto, passando pelo texto até chegar no design e call to action.
Para isso, basta enviar mais de um tipo de email a uma quantidade idêntica de contatos e acompanhar qual desempenhou melhor resultado.
Dessa forma, você saberá qual é o melhor email a ser usado desse ponto em diante, obtendo maiores taxas de abertura e conversão.
Time dos 11 passos escalado, hora de entrar em campo
Neste conteúdo vimos como fazer email marketing de qualidade nos aproveitando das 11 dicas iniciais dadas aqui pelo blog da Ideal Marketing.
Dessa forma, você poderá tirar o melhor proveito de uma das estratégias de marketing digital mais eficientes.
Para isso, siga todos os nossos passos a risca, não deixando nada passar batido, desde a lista de contatos até a realização dos testes.
Também é importante fazer o uso de uma boa ferramenta de automação de marketing digital, otimizando tempo e custos.
Se quiser dicas ainda mais poderosas, confira nosso conteúdo sobre como criar email marketing matador em 5 passos.