Como construir o modelo de um e-book

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Publicado: 12 de março de 2019 | Atualizado: 9 de janeiro de 2020.

O e-book é um dos tipos de material rico que mais se destaca na atração de possíveis clientes. Chegou a hora de tornar a sua marca referência no mercado.

Quando se pensa em aumentar as vendas e tornar a marca referência no mercado, o marketing de conteúdo é uma das primeiras estratégias que se mostram eficientes no assunto.

Isso porque os consumidores de hoje em dia valorizam muito a informação e o engajamento.

Dentro do marketing de conteúdo, existem alguns tipos de materiais ricos que têm a função de levar conhecimento ao seu possível cliente de modo a conquistá-lo.

O ebook, por sua vez, certamente está na lista dos mais eficazes.

Isso porque além de ser uma isca digital para contatos qualificados, ele é um importante modelo para disseminação de conhecimento, uma vez que permite reunir informações mais densas que um post para blog, além de conferir mais qualificação ao assunto tratado.

Por isso, confira no conteúdo a seguir algumas dicas importantes sobre a construção de um ebook.

E-book gratuito Ideal Marketing sobre como produzir conteúdos que tragam resultados para a sua empresa

O que é um ebook e qual a sua importância para os negócios?

Se prestarmos atenção somente ao significado do termo “ebook”- eletronic book ou livro eletrônico em português, podemos confundir sua função e achar que trata-se de qualquer formato de livro disponível na internet, como os famosos ePUBS, por exemplo.

Porém, ao pensar sobre o ebook e sua finalidade no mundo dos negócios, o Marketing Digital oferece esse tipo de material como um conteúdo de acesso imediato, de fácil leitura e capaz de disseminar conhecimento prático e passível de aplicação.

Ou seja: é preciso seguir um modelo pré-estabelecido para atender aos objetivos de quem oferta e as expectativas de quem lê. Portanto não estamos falando de livros romancistas ou de ficção científica.

Se o objetivo é saber como criar um ebook você deve priorizar, antes de mais nada, a missão de educar seus possíveis clientes sobre assuntos que se relacionem com o seu segmento e que, ao mesmo tempo, sejam do interesse pessoal ou profissional deles.

Com isso, esses leads estarão mais conscientes sobre o seu campo de atuação e sobre como você age, ou seja, o que pode fazer por eles e por que a sua marca é autoridade no tema.

E é por esse tipo de oferta de conhecimento que o ebook se tornou uma das principais iscas para atrair clientes sem ser invasivo, e mais: ofertando mais que produtos ou serviços: oferecendo educação de mercado.

E a recompensa do seu negócio dentro de tudo isso:

Bem, além de tornar a sua empresa muito bem reconhecida diante do público demonstrando que você é especialista naquela área, sua carteira de leads também agradece!

Afinal, em troca do download do ebook você pode pedir dados de contato do usuário.

Como fazer um ebook e oferecer materiais educativos

Antes de ensinar como fazer ebook é importante esclarecer que o primeiro passo antes de pôr a mão na massa é ter seu objetivo bem delineado.

Isto é, o que exatamente você quer conseguir e transmitir com a divulgação desse material?

Tendo esse ponto esclarecido, é hora de começar!

Estude a sua persona e dirija o material para ela

Depois de ter seu objetivo definido, é hora de estudar o tipo de público com o qual você vai se comunicar por meio do ebook.

Para isso identifique o perfil da sua persona, aliás, você se lembra que persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal, certo?

Isto é, trata-se do perfil do consumidor que tem mais afinidade com a sua empresa.

E se com materiais educativos o objetivo é transmitir conhecimento a alguém, esse alguém é a sua persona!

Por isso se baseie no perfil dessas pessoas para iniciar os passos seguintes!

Comece a definir o tema e estrutura do ebook

Depois de definir para quem se destina o seu trabalho, você já pode se iniciar a parte prática e começar definindo o tema do seu ebook.

Se você, por exemplo, comercializa vinhos, por que não fazer um ebook sobre a origem do vinho, seus tipos, diferenças, os melhores vinhos etc?

Dessa forma, além de levar conhecimento geral para o seu lead você ainda o aproxima da sua empresa por demonstrar que é autoridade e especialista no tema.

Sendo assim, defina um tema bastante atraente, estruture o conteúdo de maneira que a leitura seja agradável, leve e interessante – respeitando as preferências de sua persona.

Depois de ter o modelo pronto é hora de começar a escrever!

Aqui vai uma dica: o conteúdo pode ser escrito por qualquer pessoa capacitada para falar sobre o assunto, isto é, se não for você, vale a contratação de um redator para realizar essa função.

 

Ilustre o material

Depois de tema, estrutura e texto concluídos, é hora de deixar seu material ainda mais atraente e auto-explicativo com imagens ilustrativas.

É importante ter bom senso e adicionar um número de imagens que não prejudique o valor do texto. Afinal as imagens devem ser um complemento e não o foco do seu ebook.

Portanto, adicione somente nos tópicos que realmente ficarão mais interessantes com o complemento de imagens.

Cuide bem do design!

A última etapa da criação de um ebook é o design. E ele também é uma peça chave dentro desse material.

Isso porque ele precisa atrair e cativar de todas as maneiras possíveis.

Por isso, opte por um layout que dialogue e valorize a mensagem geral do seu conteúdo.

Além disso, é crucial que as cores se conectem com a sua identidade visual e que sejam leves, afinal, não queremos que o leitor fique confuso sem saber se lê o texto ou presta atenção nas cores fortes que estão saltando sob seus olhos.

Depois de texto, imagens e design concluídos, é hora de revisar seu ebook e depois da última validação colocá-lo no ar!

Compartilhe nas Redes Sociais!

Você está pronto para começar um ebook!

Agora é hora de ver a sua base de leads crescer cada vez mais!

Afinal você aprendeu ao longo desta publicação o que é um ebook e como ele pode agregar valor às suas estratégias de marketing digital.

Isso porque é possível concluir que o novo perfil do consumidor e do mercado moderno exigem abordagens mais estratégicas e focadas na oferta de conhecimento, como por meio de materiais ricos.

Por isso, com as dicas acima você aprendeu a construir um ebook, e pode começar o quanto antes!