Dicas para investir em técnicas de pós vendas e fortalecer a sua carteira de clientes

//Dicas para investir em técnicas de pós vendas e fortalecer a sua carteira de clientes

Por: | Publicado: 26 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 30 de abril de 2019.

Investir em técnicas de pós vendas é o segredo de muitas empresas de sucesso. Você já parou para pensar por que os clientes de determinada empresa só compram com ela? Torne os seus clientes fiéis e tenha vendas contínuas.

Você já pensou como a fidelização de clientes pode impactar no crescimento do seu negócio?

As estratégias de marketing e vendas, geralmente, são focadas na captação de novos clientes, porém análises de especialistas indicam que a fidelização de clientes tem uma rentabilidade superior às ações para conquistar novos consumidores, além de ser mais econômico.

Isso porque fazer um cliente comprar de novo é bastante trabalhoso, mas o investimento é muito menor se comparado ao CAC (custo de aquisição de clientes).

Ou seja, os esforços para fazer com que um consumidor que já é seu cliente volte a negociar com você é mais vantajoso do que investir toda a atenção na captação de novos leads.

Por esse motivo nós elaboramos o conteúdo a seguir para relembrar a importância da fidelização de clientes por meio de ações de pós vendas eficientes e estratégicas.

Confira!

O que é pós venda e como a sua empresa pode se beneficiar com essa técnica

As ações de pós-venda nada mais são do que um conjunto de estratégias realizadas após a venda de um produto ou serviço com o objetivo de fidelizar o cliente e manter a relação dele com a marca de forma contínua.

Para isso, existem diversas ações como pesquisa de pós-venda, serviços de manutenção, promoções exclusivas para clientes, etc.

Ou seja, o principal objetivo é fidelizar seu cliente de modo que ele se sinta tão especial e confie tanto em seus serviços que queira voltar a negociar com a empresa.

Além disso, a pesquisa de pós-venda é fundamental para o crescimento das vendas já que ela indica os pontos a serem fortalecidos ou melhorados, além de valorizar a imagem do seu negócio.

Dicas essenciais para implementar um pós vendas que gera resultados

As ações de pós venda são cruciais para assegurar o retorno do cliente à loja, ou seja, para levá-lo a realizar uma nova compra ou contratação de um novo serviço.

Isso porque um cliente satisfeito possui maiores chances de realizar outra compra em sua empresa.

Aqui, vale destacar que as ações de pós venda são variadas e precisam ser adaptadas tanto para o tipo de abordagem que sua empresa procura, quanto para o perfil de seu cliente.

Por isso, destacaremos a seguir as ações mais amplas e comuns que fazem sentido para qualquer segmento de negócio, depois você pode ir complementando elas de acordo com o conhecimento da sua persona e objetivos da empresa.

Atendimento pós venda

Um grande erro que infelizmente algumas empresas ainda cometem é oferecer um excelente atendimento antes do cliente fechar negócio, com o fim de conquistá-lo, e depois de ter a venda concluída não dar mais a mesma atenção.

Além de fazer com que esse cliente não compre de novo, acredite, grandes são as chances de que ele manche a sua imagem na internet e faça comentários negativos para pessoas próximas. E com razão, não é mesmo?

Por isso, invista em um atendimento pós venda de qualidade; isso pode ser feito por meio dos serviços de manutenção e suporte, os quais estão sempre disponíveis caso o cliente tenha algum problema ou dúvida com relação ao produto ou serviço adquirido.

Disponibilize conteúdos, brindes etc

Depois que um cliente fechou negócio com você, o encantamento dele ainda não acabou.

Por isso, pense em formas de cativá-lo mesmo depois da venda.

Isso pode ser feito por meio da oferta de conteúdos exclusivos, ou seja, materiais que só quem é seu cliente pode receber, além do envio de brindes ou produtos complementares que aprimorem a experiência de compra, por exemplo.

Descontos em compras futuras

Nada melhor para incentivar um cliente a comprar de novo do que a oferta de descontos especiais para quem já comprou com você.

Por isso, selecione promoções especiais para quem já está na sua carteira de clientes.

E muito importante: transmita essas promoções de forma personalizada e dirigida.

Ou seja, envie e-mails com o nome do cliente evidenciando que aquela promoção foi feita especialmente para ele.

Além de incentivá-lo a comprar, você irá destacar o quanto a sua marca se preocupa em manter a atenção especial com cada cliente mesmo depois do primeiro negócio fechado.

Você está pronto para fidelizar mais clientes!

No conteúdo de hoje nós relembramos o que é pós venda e como essa técnica pode valorizar a imagem da sua empresa no mercado.

Além de destacá-la dos concorrentes, você ainda mantém uma base firme de clientes de modo a tornar o crescimento do negócio uma consequência das estratégias que dão resultados e fidelizam o consumidor.

Afinal suas vendas se tornarão um ciclo espontâneo.

Não esqueçamos também que as técnicas de pós vendas exigem um investimento menor se comparadas às ações para conquistar clientes novos.

Ou seja, uma simples pesquisa online para medir a satisfação do cliente com o negócio e abrir espaço para sugestões, pode ser um detalhe que demonstra o quanto a empresa é engajada com a melhoria contínua de seus serviços.

Diante de tantos benefícios não espere mais e comece agora mesmo a planejar as suas ações de pós vendas!

2019-04-30T12:11:35-03:00

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