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Marketing de Fidelização: seja a empresa recomendada por 9 entre 10 clientes

Publicado: 9 de setembro de 2019 | Por: | Atualizado: 12 de setembro de 2019.

O Marketing de Fidelização tem tudo para se tornar a menina dos olhos das grandes empresas, principalmente se considerarmos que conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um atual. Não à toa, quem quer sair na frente de seus concorrentes já está investindo em técnicas que visam como fidelizar clientes.

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Sabe aquele velho ditado que diz “cliente bom, é cliente fiel?” Então, ele não tão é famoso à toa!

Isso porque ter em sua base consumidores que voltam a fazer negócio com a sua empresa é essencial para reduzir o custo com a aquisição de novos clientes e manter suas vendas sustentáveis.

Por isso, é comum vermos entre os empreendimentos que são líderes no mercado investimentos cada vez mais significativos na fidelização de clientes, principalmente no Marketing de Fidelização.

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Espera, você ainda não conhece essa metodologia? Então confira os próximos tópicos e saiba como fidelizar clientes!

O que é Marketing de Fidelização? Entenda por que ele é tão importante!

Chamamos de Marketing de Fidelização uma parte específica da Gestão do Relacionamento com o Cliente, cujo objetivo principal é reconhecer as necessidades do público a fim de atendê-las da melhor forma.

Isso significa que as suas ações visam envolver o consumidor com uma marca em um relacionamento de longo prazo, em uma conexão forte e até mesmo emocional com a empresa.

Com isso, o seu negócio consegue ter clientes com um ticket médio maior e frequente, uma vez que eles não só conhecem o seu produto ou serviço, como também confiam no seu brand.

E esse não é o único benefício do Marketing de Fidelização de Clientes! Isso porque consumidores satisfeitos costumam comentar sobre a sua experiência com pessoas do seu círculo social, gerando um Marketing Boca a Boca espontâneo e gratuito.

Assim, podemos concluir que investir em técnicas de como fidelizar clientes acaba ajudando a sua estratégia de atração de novos clientes, consequentemente.

Por fim, a cada consumidor conquistado você consegue coletar informações valiosas para a construção do perfil de uma persona mais assertiva, te ajudando a desenvolver estratégias, produtos e serviços muito mais atraentes.

Viu só como entender o que é Marketing de Fidelização é importante para o futuro do seu negócio? E para saber como colocar a sua empresa nos trilhos certos, confira o próximo tópico!

Como fidelizar clientes? 4 dicas simples para formar embaixadores da sua marca!

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Cliente fiel é aquele que, quando disposto a tomar uma decisão de compra, vai sempre preferir a sua marca a do concorrente.

Mas como fazer com que a sua empresa seja a número no coração do seu público?

Bom, a resposta é bem simples: conhecendo-o bem! Isso porque reconhecer seus desejos, preferências e hábitos é fundamental para atendê-lo de forma personalizada.

Por isso, conhecer a sua persona, isso é, o perfil semi-fictício do seu cliente ideal, desenvolvido por meio de pesquisas entre seus consumidores, é essencial para que consiga acompanhar as próximas dicas com sucesso.

Agora que você já sabe por onde começar, vamos lá?

1. Tenha um software de CRM sempre à mão

Chamamos de software de CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão do Relacionamento com o Cliente em bom português, uma plataforma que concentra todas as informações e interações entre a sua empresa e seus clientes.

Com isso, é possível manter todos os departamentos do seu negócio com informações atualizadas da base de contato de vocês, facilitando o desenvolvimento de estratégias mais assertivas.

Além disso, também é possível criar produtos, serviços e ofertas que atendam de fato a demanda do público, o que é essencial para o Marketing de Fidelização atingir o seu objetivo.

2. Realize pesquisas de satisfação entre seus consumidores

A pesquisa para a criação da persona da sua empresa não é a única que deve realizar., pois as pesquisas de satisfação são fundamentais para quem deseja implementar o Marketing de Fidelização em seu negócio.

Isso porque é por meio das respostas as suas questões que você vai descobrir o que está funcionando ou não e achar brechas que podem ser aprimoradas em seu produto ou serviço.

Com isso, é possível prestar um serviço cada vez mais atencioso e fornecer mercadorias que realmente agreguem valor ao seu público, o que é fundamental para ter sucesso na sua estratégia de marketing de fidelização de clientes.

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3. Desenvolva programas de fidelização de clientes

Sabe aqueles programas de acúmulo de pontos que podem ser trocados por um serviço toda vez que utiliza o seu cartão de crédito?

Ou ainda aquele cartãozinho que você ganha um selo a cada compra para ganhar um produto assim que completar a tabela?

Então, todos esses exemplos se referem a programas de fidelização de clientes, que tem como único objetivo estimular o consumo e oferecer vantagens exclusivas aos clientes da sua marca.

Por isso, aplicar essa técnica no seu negócio pode ser muito interessante para estimular as pessoas a voltarem a fazer compras com você.

Mas para que a troca seja vantajosa para ambos os lados, não se esqueça de voltar ao perfil da sua persona para checar o que é realmente útil e relevante a ela.

Assim, você consegue criar um programa de fidelização de clientes atrativo e que entregue de fato um benefício a quem participar dele.

4. Implemente uma área ao sucesso do cliente

O departamento que cuida do Sucesso do Cliente, ou simplesmente Customer Success é um setor que concentra seus esforços em ajudar o consumidor a ter a melhor experiência possível com o seu produto ou serviço.

Por isso, para garantir o bom desempenho da sua estratégia de marketing de fidelização, designe pessoas qualificadas para prestar esse atendimento, explicando o essencial a cada um de seus clientes para que eles consigam usufruir todos os benefícios da sua mercadoria.

Para tanto, não esqueça de compartilhar o acesso da sua plataforma de CRM a todos do setor, pois as informações contidas ali são essenciais para que sua equipe de CS consiga dar o atendimento adequado a sua base de clientes.

Assim, você se certifica que o consumidor está sendo bem atendido em todas as fases do relacionamento entre ele e a sua empresa, aumentando as chances dele voltar a fazer negócio com o seu negócio.

Já sabe como fidelizar clientes? Então mãos à obra!

Neste conteúdo você aprendeu o que é Marketing de Fidelização e viu que ele é uma estratégia que visa fazer com que seus consumidores voltem a fazer negócio com a sua empresa.

E viu que aplicar as técnicas de como fidelizar clientes ainda é uma ótima tática para atrair outros possíveis clientes espontaneamente por meio do Marketing Boca a Boca.

Para tanto, te mostramos aqui 4 dicas simples de como aplicar o Marketing de Fidelização a fim de te ajudar a colocar o seu negócio nos trilhos do sucesso.

Se você quiser incrementar a sua estratégia de marketing além do Fidelização de Clientes e até mesmo o Boca a Boca, confira nosso conteúdo sobre tipos de marketing.

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