Saiba como calcular o custo por lead do seu negócio e crie ações assertivas!

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Publicado: 8 de julho de 2019 | Atualizado: 9 de janeiro de 2020.

Conhecer o custo por lead do seu negócio é essencial para a saúde financeira do seu negócio. Só quem sabe como calcular cpl consegue criar estratégias mais assertivas e melhorar os resultados da sua empresa.

Uma das principais etapas do planejamento estratégico para ações de marketing é a definição do orçamento disponível para elas.

Isso é importante porque com isso é possível ter um controle sobre os seus investimentos de maneira que eles não prejudiquem a saúde do seu negócio.

Para tanto, é preciso saber calcular algumas métricas para acompanhar o desempenho das suas ações e otimizar as suas estratégias de marketing.

Um desses indicadores é o custo por lead. Espera, você não sabe o que é cpl? Então confira o conteúdo e saiba tudo sobre o assunto.

O que é custo por lead e como calcular cpl?

O que é custo por lead e como calcular cpl?

O custo por lead é a métrica que indica o quanto a empresa paga por cada possível cliente gerado.

Também conhecido como CPL ou CPL marketing, ele é resultado da soma de todos os custos do processo de geração dividido pelo total de leads gerados.

Sendo assim, podemos dizer que ele é obtido a partir da seguinte fórmula:

CPL = soma dos investimentos feitos para gerar leads ÷ número de leads gerados

Para facilitar a compreensão, imagine a seguinte situação: você gastou 5 mil em campanhas para geração de leads e conversão 500 usuários em possíveis clientes.

Então, a conta do custo por lead dessa empresa ficaria assim:

CPL = 5.000 ÷ 500
CPL = 10

Com isso, podemos concluir que cada lead convertido custou 10 reais para a empresa em questão.

Nesse momento você pode estar se perguntando: “ok, entendi o que é CPL marketing, mas por que eu devo calculá-lo?

Fique ligado no próximo tópico para entender mais sobre a importância dessa métrica.

Saiba por que a sua empresa deve conhecer o seu custo por lead

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Conhecer qual é o custo por lead do seu negócio é importante para que você consiga diagnosticar se suas estratégias de marketing estão sendo interessantes financeiramente ou não.

E compreender quais ações geram mais resultados também é essencial para fazer investimentos assertivos, diminuindo seu CPL marketing.

Dessa forma, é possível ter pleno controle do fluxo de caixa do seu negócio, garantindo que ele possa crescer de forma sustentável.

Viu só como conhecer o custo por lead da sua empresa é importante para o seu desenvolvimento?

Mas para que você consiga aproveitar todos os benefícios de saber como calcular cpl, é preciso saber como identificar se a sua métrica é positiva ou negativa.

Como saber se o custo por lead está bom ou não?

O que é custo por lead e como calcular cpl?

Para avaliar se o custo por lead da sua empresa está alto ou não, é preciso fazer ainda algumas contas.

Isso porque em primeiro lugar você precisa avaliar a proporção de venda para os leads gerados para identificar a sua margem de lucro e, assim, estabelecer qual o maior valor que você pode pagar por um possível cliente de maneira sustentável.

Por isso, também é importante calcular o ROI da sua empresa, isso é, o retorno sobre o investimento, que nada mais é do que dividir a receita obtida pelo custo do investimento.

Com isso, é possível ter uma ideia melhor se a sua empresa está gastando muito ou não na geração de leads e se planejar melhor para que as próximas estratégias tragam resultados melhores.

Para tanto, não se esqueça de avaliar sempre o desempenho da sua equipe de marketing para enxergar pontos onde possa aprimorar suas ações e otimizá-las.

Já sabe o que é custo por lead e como calcular cpl? Então mãos à obra!

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Neste conteúdo você viu o que é cpl e que ele indica o quanto a sua empresa gastou para gerar cada lead.

Aproveitando o gancho, mostramos também como calcular cpl e a fórmula correspondente a esse cálculo para que já possa a pôr em prática assim que terminar de ler este artigo.

Se não bastasse isso, ainda falamos sobre por que é importante saber o custo por lead da sua empresa para o bem da sua saúde financeira.

Agora que você já sabe como calcular cpl marketing, que tal implementar uma estratégia capaz de revolucionar os seus resultados?

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