Início » Negócios » Assuma o controle financeiro da sua empresa e saiba como vender mais

Assuma o controle financeiro da sua empresa e saiba como vender mais

Publicado: 6 de abril de 2018 | Por: | Atualizado: 5 de julho de 2019.

Controle financeiro consiste em um grupo de técnicas essenciais para otimizar os investimentos da sua empresa e gerar mais lucros. Descubra a melhor forma de gerenciar sua planilha de gastos e, com isso, alavancar suas vendas. Aprenda a fazer mais com menos por meio de ações efetivas!

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Ter o controle financeiro de uma empresa é, em linhas gerais, saber utilizar seus recursos para alavancar um empreendimento e não se endividar.

Ou seja, é ter a noção exata de quanto se gasta e quanto se recebe em determinado período.

Além de ajudar a manter seu empreendimento organizado e com as contas em dia, ter um programa controle financeiro eficiente pode te garantir mais vendas e, consequentemente, aumentar seus lucros.

E aí, quer saber como desenvolver o planejamento financeiro da sua empresa? Então confira os tópicos a seguir e aprenda a organizar suas finanças!

Saiba como fazer um controle financeiro empresarial

como fazer controle financeiro

O controle financeiro de uma empresa ajuda a garantir que ela se mantenha ativa no mercado, com dinheiro para investir e controle total do caixa.

Porém, nem sempre é fácil realizar um controle de finanças efetivo, pois existem diversos fatores que devem ser analisados, como planilha de gastos, verbas para investimentos etc.

Mas calma! Estamos aqui justamente para facilitar essa jornada, organizar sua empresa e aumentar a possibilidade de crescimento das suas vendas!

Conte com Especialistas

Admistrar as finanças do seu negócio vai além de lidar com números, isso porque existem processos burocráticos a serem realizados, como o pagamento de tarifas e impostos, por exemplo.

A questão tributária exigem um pouco mais de conhecimento de leis e regras do que matemático, e se não for resolvida de forma correta pode trazer muitas dores de cabeça em relação à regularidade fiscal.

Nestes casos, um contador ou uma empresa de contabilidade poderão te assessorar, cuidando da parte mais difícil e te deixando com mais tempo para gerir outras áreas de sua empresa.

Entenda a situação atual da empresa e do mercado

Esse é o primeiro passo na hora de criar um controle financeiro empresarial efetivo!

É necessário criar um controle financeiro de acordo com a situação atual da empresa, com o intuito de saber onde investir e onde se pretende chegar em seu mercado de atuação.

Por isso, você deve saber quem são seus principais concorrentes e qual é a colocação ocupada por sua empresa nesse segmento.

Também é importante ter total noção do poder aquisitivo da empresa, evitando gastos desnecessários e economias sem sentido.

Para obter essas informações, é recomendado realizar estudos analíticos do mercado, se possível contando com profissionais especializados ou até contratando uma consultoria.

Conhecer o mercado e os clientes dele é essencial. Com isso, você sabe onde deve cortar ou focar mais investimentos.

Documente tudo

Não importa o tamanho da sua empresa. Ela pode ser uma grande multinacional ou apenas um mercadinho de bairro, o importante mesmo na hora de planejar seu controle financeiro é deixar tudo registrado.

Organize suas planilhas e as deixe sempre atualizadas!

A planilha de gastos, por exemplo, deve estar sempre detalhada, mostrando o motivo de cada despesa e informando valores exatos.

Já a planilha de receitas, em casos de vendas com cartão de crédito ou parceladas, deve possuir, além dos valores, o dia em que o dinheiro está previsto para cair na conta.

Para isso, você deve ter total controle do seu fluxo de caixa, estando sempre atento aos relatórios de gastos e ganhos e sabendo equilibrar esses dois fatores.

Os salários, bônus e quaisquer outras premiações oferecidas aos seus funcionários também devem ser registrados e calculados sempre de acordo com a condição da empresa.

Além disso, você deve entender a diferença entre custos e despesas e separá-los.

Custos são os valores gastos para produzir e distribuir seus produtos, enquanto as despesas envolvem os recursos que você usa em outras áreas da sua empresa, como contabilidade, marketing, recursos humanos etc.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, leia nosso texto sobre redução de custos.

Esteja preparado para qualquer cenário

O mercado muda o tempo todo, os gostos dos consumidores e os perfis deles também.

Por isso, é importante que seu planejamento financeiro seja feito considerando possíveis mudanças e cenários completamente diferentes, tanto positivos quanto negativos.

Todo seu esforço, investimento e energia devem ser usados com o objetivo de que sua empresa seja a melhor no que faz.

Porém, é preciso estar preparado caso isso não aconteça. Um bom exemplo é deixar uma determinada porcentagem dos lucros destinadas a imprevistos, o que chamamos de capital de giro.

Por outro lado, caso tudo dê certo e suas metas sejam alcançadas, também é importante já ter em mente o que será feito para alavancar ainda mais o seu crescimento.

Como um planejamento financeiro pode gerar mais vendas?

planejamento financeiro e vendas

A essa altura você já deve ter entendido a importância de assumir o controle financeiro da sua empresa e manter tudo sempre organizado.

Mas em que momento isso pode te resultar em mais vendas?

Fique aqui e a gente te mostra!

Maior possibilidade de investimentos

No meio empresarial, e até mesmo na vida pessoal, se uma determinada área não estiver funcionando bem, as demais também serão prejudicadas.

Por isso, se o controle de finanças da sua empresa estiver bagunçado, com várias contas vencidas e pouco dinheiro para novos investimentos, as vendas provavelmente serão afetadas.

Imagine o seguinte cenário: sua empresa atua em um mercado que está se reformulando, usando novos maquinários e produzindo novos produtos.

Porém, por conta de um controle financeiro mal feito, você não tem dinheiro para investir mais e fica para trás no mercado.

Isso deixa clara a importância de se manter focado, possuindo o controle absoluto de tudo que entra e sai do seu caixa.

Tendo esse controle, você consegue usar o lucro obtido e dividi-lo entre custos, despesas e capital de giro, investindo no crescimento da sua empresa.

Satisfação dos colaboradores

Por mais que você você ofereça um ótimo produto, quem realmente vai fazer com que ele saia do estoque são seus vendedores.

Realizando um controle de finanças efetivo e planejado, é possível ter dinheiro para investir em premiações, bônus, comissões e treinamentos para esses colaboradores tão importantes.

Com isso, sua equipe se manterá satisfeita e motivada para continuar alcançando metas e superando novos desafios.

Investir em ações de fidelização

Estar mais próximo do cliente é uma das melhores formas de garantir lucro e, portanto, mais vendas!

Isso porque clientes fidelizados compram com você pois confiam no seu trabalho, o que ajuda a melhorar a imagem da sua empresa no mercado.

Porém, algumas das ações necessárias para concretizar essa aproximação podem ser caras e, por isso, exigem do empresário um controle financeiro de excelência.

Dessa forma, é possível tornar o marketing digital e outras ações de divulgação em investimentos fixos da sua empresa, resultando em mais representatividade para a marca e maior número de vendas.

Para entender ainda mais sobre esse assunto, dê uma olhada em nosso conteúdo sobre fidelização de clientes.

Tenha um programa controle financeiro padrão

programa controle financeiro

Depois de decidir como será o seu controle financeiro empresarial, é preciso definir as ações padrão que devem ser realizadas para manter a organização da empresa.

Por isso, é necessário formular os modelos de documentos importantes, como a planilha de gastos, por exemplo.

Dessa forma, mesmo que ocorram mudanças em sua equipe ou na situação organizacional da empresa, o controle financeiro continuará efetivo.

Além disso, o programa controle financeiro faz com que todos os colaboradores da sua empresa saibam da importância de manter as finanças em dia.

Organize suas finanças e alcance o sucesso!

A organização financeira é um dos principais pilares de uma empresa bem sucedida.

Por isso, além de se preocupar em vender e aumentar lucros, é necessário analisar seus gastos, e quando possível, diminuí-los.

Com isso, sua empresa estará pronta e destinada a crescer!

E aí, já se deu conta de como o controle de finanças pode alavancar suas vendas?

Então continue no nosso blog e saiba mais sobre planejamento financeiro.

2019-07-05T16:17:27-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing