Marketing no WhatsApp: como usar este App para vender mais

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 24 de novembro de 2021 | Atualizado: 24 de novembro de 2021.

Hoje vamos falar sobre estratégias de marketing no WhatsApp para aumentar as suas vendas. Afinal de contas, não é novidade o quanto o aplicativo de comunicação é importante nas mais diversas áreas de nossas vidas. E isso inclui, claro, a profissional.

Assim sendo, se você possui uma empresa ou trabalha de forma autônoma e usa o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes, preste atenção neste texto. Veja algumas das melhores estratégias de marketing para o aplicativo, sobretudo em sua versão Business. Isso fará toda a diferença para aumentar as suas vendas e fechar ainda mais negócios.

Confira: Como fazer copy para anúncios?

Entendendo o marketing no WhatsApp

Em primeiro lugar, para conseguir ter sucesso com suas estratégias de marketing no WhatsApp é preciso usar a versão Business do aplicativo. Voltada especialmente para negócios e empresas, ela conta com uma série de recursos que facilitam o seu trabalho.

Com o WhatsApp Business, você pode intensificar as suas estratégias de marketing de forma simples e obter ótimos resultados. Isto porque:

  •       É possível colocar os principais dados de localização e contato de sua empresa;
  •       Esse modelo do aplicativo fornece métricas e informações para ver seu desempenho;
  •       Além disso, você tem acesso a várias ferramentas de organização;
  •       E claro, ele torna a comunicação com o cliente ainda mais simples e eficiente.

Levando esses aspectos em conta, você pode usar as funcionalidades do aplicativo para vender mais. E para fazer isso, preste atenção nas informações a seguir.

Aumentando suas vendas com o WhatsApp

De uma forma simples e eficiente, o marketing no WhatsApp pode sim fazer sua empresa vender mais. Para isso, é importante seguir algumas técnicas e métodos específicos, como por exemplo:

  • Estreitar os laços de comunicação com o cliente. Para isso, nada melhor do que enviar ofertas, informações relevantes e conteúdos de qualidade pelo app;
  • Organizar uma estratégia Omnichannel. Isso significa integrar o contato do WhatsApp com telefone fixo, e-mail e endereço, por exemplo;
  • Além disso, fazer um planejamento estratégico. De nada adianta ampliar a comunicação com o cliente se isso não for feito de forma certa. Assim sendo, defina dias e horários específicos para se comunicar com as pessoas pelo app;
  • Por fim, investir em todo o movimento de venda pelo próprio app. Providencie todas as condições para que o cliente possa comprar falando com você pelo WhatsApp. Além disso, não se esqueça de investir no pós-venda para aumentar a confiança do cliente.

Junto destes detalhes, também é importante priorizar aqueles que já são clientes. Uma boa ideia para isso é criar programas de fidelidade e enviar para os contatos de quem já comprou com você facilidades e descontos especiais. Assim eles se sentirão mais à vontade para continuar adquirindo seus produtos e serviços.

Detalhes importantes sobre o marketing no WhatsApp

Assim como em qualquer outro canal, o marketing no WhatsApp envolve propaganda, diálogo com o cliente e informação. Hoje em dia qualquer empresa que queira aumentar as suas vendas precisa trazer conteúdos relevantes para o cliente. E você pode fazer isso pelo aplicativo.

Dessa forma, não se esqueça de trazer dicas e informações relevantes sobre a área de atuação de sua empesa. Além disso, certifique-se de que o cliente esteja disposto a receber suas mensagens pelo WhatsApp. Uma boa forma de fazer isso é oferecendo a possibilidade de a pessoa cadastrar seu número para receber ofertas e informações a partir da Newsletters.

Outro aspecto importante é que, se você for realizar vendas e estratégias de marketing no WhatsApp, precisará de uma comunicação contínua com o cliente. Assim sendo, é preciso definir uma pessoa para administrar as conversas no aplicativo. Além disso, também é importante adotar o uso de bots de comunicação para não deixar o cliente no vácuo.

Por fim, também é muito importante fornecer serviços pelo aplicativo para esclarecer dúvidas e anotar elogios e reclamações. Criar um SAC utilizando o WhatsApp é uma ótima forma de valorizar a opinião do cliente, e contribuir positivamente para a imagem da empresa.

Considerações finais sobre o assunto

A partir destas técnicas e métodos para utilizar o marketing no WhatsApp você poderá obter ótimos resultados e ampliar as suas vendas. É claro que, na medida em que usar o aplicativo com esse objetivo, fique de olho nestas dicas finais para te ajudar:

  • Use o recurso de fazer e receber pagamentos pelo aplicativo que surgiu recentemente;
  • Envie mensagens personalizadas aos clientes, com o nome da pessoa, informações e mercadorias relevantes para cada um;
  • Além disso, use os outros recursos do WhatsApp Business. Isto inclui envio de vídeos, fotos e áudios, além de listas de transmissão para contatar os clientes.

Seguindo essas dicas e com um plano de marketing assertivo, com certeza os resultados vão ser muito positivos. Assim sendo, não deixe de colocar essas dicas em prática e colher os frutos para o seu negócio. Em pouco tempo você verá um aumento significativo em suas vendas.