Como mensurar ações de marketing? Conheça os melhores indicadores!

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Publicado: 2 de março de 2020 | Atualizado: 12 de março de 2020.

Como mensurar ações de Marketing, você tem ideia? Independente do porte do seu negócio, mensuração de resultados é essencial para manter tudo funcionando de forma saudável. Mas fique calmo, se você não sabe como fazer isso ainda, você veio ao conteúdo certo!

Se você aposta em estratégias de Marketing, principalmente em ações de Marketing Digital, a mensuração de resultados precisa fazer parte da sua rotina.

Afinal de contas, como você vai saber o que está te trazendo resultados positivos e o que está te trazendo prejuízo?

É necessário saber exatamente o que você está conquistando com cada ação, assim também dará tempo de ajustar suas ações com agilidade e eficácia para mudar o cenário.

Sendo assim, se você ainda não sabe como mensurar ações de Marketing Digital, porquê deve fazer isso e não sabe exatamente o que avaliar, se prepare, pois vamos responder tudo isso aqui neste conteúdo. Confira!

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É possível mensurar resultados das ações de marketing digital?

Antes de mais nada, é fundamental que você saiba que todas as ações de marketing digital são feitas a partir de dados.

Por sua vez, esses dados são como a matéria-prima dessa estratégia, pois representam os resultados de cada operação.

A questão é: sim, é possível mensurar todos os dados de ações realizadas no Marketing Digital, que inclusive é essa uma das vantagens da estratégia.

Um exemplo: ao entrar no site ou blog corporativo da sua empresa, os visitantes podem oferecer informações pessoais em troca de um material rico – conteúdos específicos e completos sobre um determinado assunto.

Ou seja, esse usuário começa a fornecer dados para que a sua empresa consiga entendê-lo melhor por meio da abertura de e-mails, materiais baixados e assim por diante.

Além disso, a própria internet se encarrega de conhecer os usuários a fundo, uma vez que hoje existem cookies gravados no navegador, que funcionam como uma espécie de histórico de navegação bastante detalhado.

Nesse sentido, podemos afirmar que você pode, sim, mensurar resultados de todas as ações de marketing digital.

Motivos para você saber como mensurar ações de marketing digital

Agora que você sabe que é possível mensurar resultados de todas as suas ações de marketing digital, vamos te mostrar 5 motivos para que você comece a fazer isso na sua empresa agora mesmo.

É importante ter clara a seguinte questão: como eu preciso atuar para que o cliente responda melhor a todas as minhas ações?

Certo de que essa é uma pergunta capaz de mudar os rumos do seu negócio, veja abaixo os motivos para incorporar a filosofia da mensuração de dados no seu negócio:

1. Ajuda a avaliar o desempenho com a sua audiência

Caso você não saiba, a sua marca deve marcar presença nas mídias em que o seu público-alvo está inserido.

Isso porque todas as ações veiculadas chegarão à pessoa certa e no momento mais adequado.

Nesse caso, a função do Marketing Digital é mostrar quantas e quais pessoas viram as suas publicações e como elas interagiram com as mesmas.

2. Otimiza ações

Quando as métricas de uma determinada ação são analisadas, é possível identificar que tipo de canal, formato de conteúdo e a linguagem usadas tiveram mais sucesso com a sua audiência.

Com isso, você passa a entender melhor quais os pontos fortes e fracos da sua empresa e como eles podem ser melhorados com o passar do tempo.

3. Economiza recursos e tempo

Saber como mensurar ações de marketing também ajuda na hora de economizar recursos da sua empresa e o tempo de trabalho de todos os colaboradores.

Se você perceber que algo não está dando os resultados esperados, é necessário fazer mudanças para que as ações e a equipe sejam voltados a melhores resultados, sem desperdiçar nada na empresa.

4. Ajuda a tomar decisões assertivas

Em um mercado tão competitivo quanto o atual, tomar decisões assertivas é fundamental.

E isso só é possível se os gestores da sua empresa se basearem em dados para que não haja nenhum risco desnecessário no caminho.

Portanto, as métricas de marketing digital podem ajudar a tomar decisões assertivas e reduzir as incertezas do mercado, assim como melhorar o retorno de cada ação de forma mais eficaz.

5. Permite estabelecer objetivos e metas

Antes de ir com tudo em qualquer ação de marketing digital, é preciso tê-la planejado antes para estabelecer objetivos e metas com cada ação em relação ao negócio.

Isso ajuda todos os seus colaboradores a ficarem motivados e se prepararem para que o desempenho melhore 100%.

Sendo assim, saiba o quanto a sua empresa pode e deve crescer nos próximos meses e quais ações você precisa para alcançar os resultados necessários.

Quais métricas você pode avaliar?

É impressionante o número de informações que conseguimos extrair da internet.

Sabendo disso, você e todos os seus colaboradores precisam entender como mensurar ações de marketing digital, no intuito de colher as informações precisas para ajudar no futuro da organização.

Por isso, sempre que você der alguma relevância à uma métrica, leve em consideração os seguintes indicadores de sucesso do seu empreendimento:

CAC: é também conhecido como Custo de Aquisição de Clientes. Com esse indicador, você consegue descobrir o valor de cada consumidor para a sua empresa;
ROI: o Retorno sobre Investimento é uma das métricas mais importantes e utilizadas no marketing digital. Ela mostra o valor conquistado com cada estratégia e ação do negócio;
Taxa de Conversão: caso você não saiba, a conversão é o objetivo de grandes empreendimentos. Isso porque ela tem a ver com o resultado de uma determinada ação;
CPC: é o famoso Custo por Clique. Esse indicador é maneira de cobrança mais comum utilizada pelos principais canais de anúncios da internet, como o Google Ads e o Facebook Ads;
CTR: a Taxa de Cliques mostra o número de cliques que os usuários deram no seu link, comparando também quantas vezes um anúncio foi mostrado;
Taxa de Engajamento: voltada para as redes sociais, essa métrica é importante para mostrar qual é o impacto do seu relacionamento com cada um dos seus usuários.

Depois de descobrir quais são as principais métricas para avaliar, é hora de saber quais métricas você pode deixar de lado.

Métricas de vaidade: deixe-as de lado

Como falamos no tópico acima, é possível se deparar com muitos dados na internet, o que pode acabar deixando confusa a informação do que de fato traz resultado ou não para o seu negócio.

Com isso, se torna importante que nem todas as métricas sejam avaliadas cautelosamente, uma vez que nem demonstram o real desempenho de suas ações.

Esses indicadores que vamos mostrar abaixo são conhecidos como métricas de vaidade, pois não representam que o seu negócio está de fato conquistando, e sim métricas que são trazidas como consequências de várias ações e no final não vão impactar de fato no seu resultado.

Mas vale dizer que toda métrica é importante, a questão aqui é que as métricas de vaidade, quando são avaliadas por si só não demonstram seus reais resultados.

Mas quando analisadas em contexto e em conjunto com outras métricas, elas podem também servir como radar.

Mas quando analisamos só a métrica em si, podemos considerar as seguintes como vaidade:

  • Taxa de abertura: esse indicador recebe muita atenção quando a ação em questão é a de e-mail marketing. Isso porque ela mostra a quantidade de pessoas que abriram as suas campanhas;
  • Número de impressões: o número de impressões representa a quantidade de vezes que o seu anúncio foi exibido para a sua audiência. Ainda assim, esse indicador não mostra se o usuário, de fato, abriu o link;
  • Número de fãs: que exemplo mais clássico de métrica de vaidade do que número de seguidores no Instagram ou curtidas na sua página do Facebook? Ainda que seja interessante ter muitas pessoas admirando a sua marca, isso não significa que os conteúdos estão sendo relevantes para elas e que elas estejam se convertendo em clientes.

Ou seja, lembre-se que quando analisadas por si só, essas métricas não vão te mostrar o que de fato traz o resultado do seu negócio.

Mas inserindo elas em contextos de ações e utilizando elas em conjunto com outras métricas, você pode enriquecer ainda mais o conhecimento referente aos seus resultados e aprimorá-los cada vez mais.

Você já sabe como mensurar ações de marketing digital!

Depois de ler este conteúdo, lançamos a seguinte pergunta: você sabe se todas as suas ações de marketing digital estão surtindo o efeito esperado?

Se você ainda não sabe a resposta para esse tipo de questão, então recomendamos agora mesmo a mensuração de resultados de todos os indicadores que acabamos de mostrar aqui.

Isso porque eles medem todas as suas ações de marketing e fazem com que você tome decisões mais assertivas relacionadas ao investimento que deve ser feito para ampliar as barreiras do seu empreendimento.

E se você quiser aumentar o seu conhecimento, recomendamos a leitura do nosso conteúdo sobre Melhores técnicas de marketing digital do mercado.

Bons negócios!

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