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Aprenda a como fazer um plano de marketing digital em 11 passos

Publicado: 2 de abril de 2019 | Por: | Atualizado: 1 de agosto de 2019.

Saber como fazer um plano de marketing digital é essencial para conseguir se destacar no mercado hoje em dia. E com as próximas 11 dicas a tarefa de colocar a sua empresa no topo ficará muito mais fácil!

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Não é segredo para ninguém que para obter sucesso no mundo dos negócios é preciso explorar o ambiente virtual.

Com uma ótima relação de custo-benefício e um amplo poder de alcance de público, a internet é hoje um dos principais canais para realizar comunicação empresarial.

Mas para conseguir se destacar entre tantos que fazem essa aposta é preciso investir em uma estratégia diferenciada, como o Inbound Marketing, que aposta na educação do mercado consumidor para empoderar sua decisão de compra.

Se você quiser saber como fazer um plano de marketing digital, confira as próximas 11 dicas:

Faça a análise do segmento em que a sua empresa está inserida

O primeiro passo de como fazer um plano de marketing de uma empresa consiste em definir alguns pilares para que a sua estratégia funcione.

Por isso o ideal é começar com o estudo do segmento em que o seu negócio está inserido, a fim de conhecer todos os fatores que irão impactar o seu futuro no mercado.

Dessa forma, fica mais fácil definir os objetivos e as metas as quais se desejam atingir com o Inbound Marketing a curto, médio e longo prazo.

Assim é possível fazer um planejamento estratégico de marketing mais assertivo e direcionar melhor os seus funcionários para que os resultados sejam alcançados.

Além disso, nessa hora também é importante ter definido o quanto poderá investir durante essa jornada, incluindo desde custos de manutenção até com publicidade paga.

Tendo realizado essas considerações, você está pronto para seguir para o próximo passo de como fazer um plano de marketing digital.

Estabeleça um acordo SLA

Depois de ter estabelecido as metas e objetivos, é hora de colocar as suas equipes de marketing e vendas para conversarem sobre as obrigações de cada uma.

Para isso, uma dica é instituir um SLA, isso é, um acordo de nível de serviço, o qual determina os compromissos de um setor com o outro.

Então, nessa hora se determina quais os números devem ser atingidos de cada uma das variáveis imprescindíveis para a meta global.

Como, por exemplo, aqui se estabelece a quantidade de leads qualificados, ou seja, que foram preparados pela equipe de marketing, que esta deve entregar para os vendedores.

Dessa forma, é possível amarrar as pontas necessárias para o plano de marketing de uma empresa dê certo.

Realize uma análise da concorrência

Agora que você já tem definido o que deseja alcançar ao saber como fazer um plano de marketing digital, o próximo passo é dar uma olhada no que as suas concorrentes estão fazendo.

Para isso, realize uma extensa pesquisa sobre os pontos negativos e positivos dos produtos disponibilizados por elas, bem como posicionamento delas no mercado.

Depois disso, observe também o que as pessoas sentem falta e que essas empresas não estão conseguindo atender.

Com isso, nessa hora você consegue encontrar o diferencial que a sua empresa pode ter no mercado e assim começar a ganhar espaço nele.

Conheça a sua persona

Bom, o quarto passo de como fazer um plano de marketing digital também pode ser considerado a última peça do quebra-cabeças da sua estrutura: conhecer a sua persona.

Caso ainda não saiba, persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal formulada por meio de pesquisas entre seus atuais clientes.

Dessa forma, além de conhecer dados demográficos básicos como idade, gênero e condição socioeconômica, aqui se descobre hábitos e até preferências de compra.

E como o Inbound é uma forma de como fazer um plano de marketing digital voltado as necessidades do consumidor, criar a sua persona é essencial para o seu sucesso.

Com essas informações em mãos, agora você pode enfim começar a pensar nas ações a serem tomadas.

Estabeleça as ações a serem tomadas

Como falamos no tópico anterior, agora você tem em mãos todas as informações necessárias para pensar nos passos que devem ser tomados para atingir os seus objetivos.

Então, mãos à obra!

Seja criativo e aproveite as infinitas possibilidades que o ambiente digital e o Inbound oferecem de estratégias de marketing.

Só não se deixe levar por tantas opções: é preciso manter o foco para que a meta seja alcançada.

Defina o cronograma para executar o seu plano de marketing digital

Para que suas ações dentro do planejamento estratégico de marketing deem certo é preciso fazer um cronograma de quando elas serão postas em prática.

Isso porque monitorar as suas estratégias de marketing é fundamental para para a avaliação do desempenho delas e a verificação do que é preciso ser corrigido para melhores resultados.

Por isso, um bom cronograma inclui desde quais são as tarefas, quando elas deverão ser realizadas e, claro, quem serão os responsáveis por elas.

Assim é possível deixar sólido o plano de marketing de uma empresa e protegê-la de eventuais problemas.

Monitore o seu cliente

Não pense que depois que uma venda é concluída o seu trabalho acabou!

Isso porque uma das fases de como fazer um plano de marketing do Inbound é monitorar o cliente mesmo depois dele já ter comprado o seu produto.

Ou seja, nesse momento é preciso desenvolver métodos para acompanhar a experiência dele com a sua empresa e ouvir a sua opinião.

Dessa forma você não está só investindo na fidelização desse consumidor, como também na otimização do seu processo de venda ao ouvir seus clientes insatisfeitos.

Afinal ao ouvir as suas reclamações e dores, a sua empresa agora tem meios de como fazer um plano de marketing digital de acordo com as suas necessidades.

Trace estratégias de comunicação com o cliente

No tópico anterior nós já começamos a falar da importância de ter um canal de comunicação aberto com os seus clientes, certo?

Mas agora nós vamos dar algumas recomendações para que isso aconteça de maneira efetiva para que a sua empresa consiga criar um bom plano de marketing digital.

Então, além de conversar com os seus clientes, também é necessário entender a sua jornada de compras.

Ou seja, as fases de descoberta do problema, aprendizado, consideração de soluções até a tomada de decisão de compra.

Isso porque entendendo as necessidades do seu cliente em cada uma dessas etapas você consegue criar materiais assertivos que correspondem as suas dúvidas.

Dessa forma, ele se sente amparado e disposto a confiar na sua empresa para que ela seja a ajuda que ele precisa naquele momento.

E então, as suas chances de criar uma cartela de clientes fiéis ao seu negócio serão muito maiores!

Mas calma que isso é assunto para o próximo tópico.

Elabore um plano para retenção de clientes

O custo-benefício de como fazer um plano de marketing digital para manter uma cartela de clientes fiéis é muito maior do que para angariar novos.

Por isso, ressaltamos mais uma vez a importância de manter contato com as pessoas que já fizeram negócio com a sua empresa.

Seja para oferecer novas soluções ou complementos às já adquiridas, aproveite esse momento para ouvir as dores de seus consumidores.

Trabalhar para manter um canal de comunicação aberto e procurar formas de otimizar o processo de vendas é essencial para manter seus clientes em casa.

Consiga parceiros para o seu negócio

Na ocasião de montar um plano de marketing de uma empresa, considere quais parcerias podem ser feitas.

Seja para captação de clientes, vendas ou ações de marketing, contar com um aliado é excelente para aumentar o alcance da sua marca, bem com a sua reputação.

Por isso, procure ver quais empresas estão no mesmo ramo que o seu e oferece soluções complementares e tenham os mesmos princípios que os seus.

Assim fica mais fácil encontrar um parceiro no mundo dos negócios e começar a desbravar novos mercados.

Revise sempre as bases do seu plano de marketing

Nessa altura você deve estar achando que não deve ter mais nada a fazer para montar o seu planejamento estratégico de marketing.

Mas acontece que assim que tudo for definido o seu trabalho de acompanhar e revisar as bases do seu plano de marketing digital deve ser constante.

Isso porque como o mundo das vendas é extremamente dinâmico, é essencial ficar de olho nas tendências para conseguir acompanhar as mudanças.

Dessa forma é possível deixar o processo de vendas o mais adequado a realidade possível, assim como ficar atento a experiência de seus consumidores.

Já sabe como elaborar um plano de marketing ideal? Então otimize a sua estratégia de Inbound!

Neste conteúdo você conferiu 11 passos de como elaborar um plano de marketing digital para conseguir melhorar os resultados da sua empresa.

E viu em todos eles a importância de estar atento a experiência de seus consumidores para otimizar o seu processo de vendas e assim conquistar mais clientes.

Afinal, um dos segredos do sucesso do Inbound Marketing é justamente respeitar as preferências das pessoas durante a sua jornada de compras.

Se você quiser mais dicas para conseguir resultados melhores, confira o blog da Ideal Marketing.

2019-08-01T15:44:40-03:00

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