Como fazer retenção de clientes? Aprenda a não perder seus consumidores para a concorrência

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Publicado: 5 de julho de 2018 | Atualizado: 14 de agosto de 2019.

Saber como fazer retenção de clientes pode ser a diferença para um negócio ser bem-sucedido ou não. E o porquê disso é bem fácil de entender, afinal manter e cuidar dos atuais consumidores sai bem mais em conta que prospectar novos. Mas engana-se quem pensa que essa é uma missão difícil, pois com apenas 6 dicas ficará fácil cumpri-la.

Como anda o relacionamento da sua empresa com os clientes?

Saber como eles se sentem em relação ao seu negócio e como foi a experiência deles com seus produtos ou serviços é fundamental para o crescimento da sua marca.

Isso porque dessa forma você faz com que eles não precisem recorrer aos seus concorrentes e, assim, vão te ajudar, espontaneamente, a construir uma base sólida na luta pela liderança no mercado.

E-book gratuito da Ideal Marketing com 5 dicas para fidelizar seus clientes.

Por que investir em estratégias de retenção de clientes?

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Muitas vezes o crescimento empresarial está associado a chegada de novos clientes, mas você sabia que nem sempre essa é a única alternativa verdadeira?

Isso porque investir em estratégias para reter clientes sai muito mais em conta do que conquistar novos consumidores, embora essa última técnica também seja importante.

Quer entender melhor as vantagens da retenção? Então vamos parar para pensar um pouco.

A aquisição de um novo cliente envolve todo um processo de atração, conquista, convencimento e negociação o qual pode custar muito caro.

É só lembrar que para atrair novos consumidores será necessário fazer investimentos em marketing e promover ações para ganhar a confiança daquele possível cliente.

Isso sem contar que além de dinheiro, todas essas técnicas também demandam tempo, recurso muitas vezes escasso no competitivo mundo empresarial.

Sendo assim, investir em ações para reter clientes pode ser o pulo do gato para um crescimento saudável e sustentável.

Isso porque manter e gerir com cuidado a sua atual carteira vai dar à sua empresa a capacidade de se estabelecer no mercado, bem como de gerar novos negócios.

E aí? Ficou interessado na proposta? Então vem com a gente conferir 6 passos para aumentar e entender como fazer retenção de clientes.

Como fazer retenção de clientes em 6 passos

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No tópico anterior você viu que aumentar a taxa de retenção de clientes pode ser o que faltava para o seu negócio decolar.

Mas falar até papagaio fala, difícil é fazer o que era sonho acontecer. Por isso nós separamos 6 dicas para te ajudar nessa tarefa.

Então lápis e papel na mão, pois vamos começar a te ensinar como fazer retenção de clientes!

1. Conheça bem os seus clientes

A primeira dica pode até parecer óbvia, mas conhecer bem os seus clientes não é tão simples quanto parece ser.

Isso porque para reter clientes é preciso estar sempre atento aos seus hábitos, preferências e opiniões sobre a experiência que tiveram com o seu produto ou serviço.

E uma das formas de obter essas informações é ir a campo e realizar pesquisa de satisfação periodicamente.

Dessa forma você mantém a sua equipe afiada e preparada para atender melhor e conseguir reter clientes de maneira mais fácil e assertiva.

2. Otimize o seu processo de venda

O segundo passo das dicas de como reter clientes também é bem simples.

Sabe as informações que você colheu com as pesquisas? Então, é hora de pegar os resultados e colocá-los em prática.

Isso porque para aumentar a retenção de clientes da sua empresa é preciso primeiro corresponder às expectativas desses consumidores.

Então, pegue todas as sugestões e críticas, avalie-as e corrija o que for necessário para tornar a experiência de compra na sua empresa muito mais agradável e diferenciada.

Pois, acredite, se todo o processo for otimizado de acordo com as exigências desse público, as chances dele se sentir satisfeito e não precisar visitar o concorrente serão muito maiores!

3. Ofereça soluções personalizadas

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Pode-se dizer que a terceira posição das dicas de como reter clientes é um upgrade da otimização do processo de venda.

Isso porque apesar de ser importante adequar o processo como um todo, os seus consumidores ainda demandam soluções personalizadas.

Mas não se assuste: tendo assumido uma postura próxima e atenta aos seus clientes, será mais simples perceber as necessidades de cada um.

A partir daí, não hesite na hora de oferecer bônus, descontos ou até condições especiais de pagamento.

Todo mundo gosta de se sentir único e prestigiado, portanto fazer com que ele se sinta assim é uma das formas de aumentar a sua taxa de retenção de clientes.

4. Capacite e alinhe as equipes de marketing e vendas

Do que adiantaria ter um processo otimizado se as pessoas as quais fazem parte do projeto não estão capacitadas a fazê-lo rodar da melhor forma possível?

Por isso, alinhar e capacitar as equipes de marketing e vendas é fundamental nessa engrenagem!

E sim, incluímos o time de marketing nessa história, pois, como já abordamos aqui no blog, manter o setor da comunicação em sintonia com o da execução é essencial para o sucesso de suas vendas.

Sendo assim, não deixe de promover reuniões e treinamentos para alinhar processos e otimizar a comunicação entre essas duas equipes.

Dessa forma você estará cada vez mais perto de uma alta taxa de retenção de clientes.

5. Acompanhe os resultados

Bom, depois de seguir essas últimas dicas de como reter clientes, é hora de acompanhar e analisar como tais ações estão se saindo.

E esse é justamente o último passo para reter clientes! Pois não basta mudar o processo de venda ou criar ações personalizadas e achar que não há nada mais a se fazer.

Aliás, muito pelo contrário! Esse é o momento em que você mais precisa ficar atento, pois com um mercado cada vez mais dinâmico, tudo pode mudar em pouco tempo.

Porém, se você estiver de olho nisso e pronto para adaptar o seu negócio a possíveis mudanças, esse não será um problema!

Além disso, ao acompanhar o desempenho da estratégia é possível verificar a assertividade dela e até corrigir alguns erros durante o percurso.

Dessa forma você se certifica de estar prestando um bom atendimento e fica cada vez mais perto de reter clientes.

Viu como é simples aprende como fazer retenção de clientes e não perdê-los para a concorrência?!

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6. Invista em estratégias inovadoras

Por fim, temos uma dica bônus: invista na produção de um conteúdo relevante para educar seu mercado consumidor com ajuda do Marketing de Conteúdo.

Isso porque dessa forma o seu cliente consegue esclarecer suas dúvidas sobre o problema dele e ainda reforça a imagem da sua empresa como autoridade no assunto.

Além disso, se investir nessa estratégia dentro do Inbound Marketing ainda é possível potencializar os seus resultados.

Se você quiser saber mais sobre essas metodologias inovadoras, confira o conteúdo sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

Siga as dicas de como reter clientes e lidere o seu negócio a caminho do sucesso!

Sucesso com a retenção de clientes

Bom, neste conteúdo você viu como é importante aumentar a taxa de retenção de clientes da sua empresa.

Isso porque o investimento para manter os atuais consumidores é muito mais em conta do que para adquirir novos.

Além disso, te mostramos aqui 6 dicas de como reter clientes e como é importante colocar as necessidades do seu público em primeiro plano.

Sendo assim, é essencial pensar em um atendimento personalizado para agradar os seus clientes e não os deixar com dúvidas quanto a continuar comprando da sua empresa (sim, essas são as mágicas quando se sabe como reter clientes)..

Aliás, se você gostou dessas dicas sobre como reter clientes, não deixe de conferir o blog da Ideal Marketing e nossa publicação sobre como um pós-venda eficiente pode gerar resultados promissores para o seu negócio!

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