Qual a importância de saber como fazer guest post para melhorar o posicionamento de sua empresa

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Publicado: 28 de setembro de 2018 | Atualizado: 15 de agosto de 2019.

Durante suas pesquisas de Marketing Digital com certeza você leu sobre link-building. Mas seu negócio também pode ser beneficiado pelo guest post feito a partir de parcerias. E não precisa se preocupar, a gente te explica agora mesmo o que é e como fazer guest post.

Já parou para pensar que assim como a sua empresa, outras podem precisar de divulgação também?

E um bom jeito de fazer isso sem precisar investir em posts pagos, é por meio de um guest post.

O guest post é um conteúdo seu publicado no blog de outra pessoa. Ou seja, é como se seu conteúdo circulasse por novos ares.

E isso significa também que além de estar em outros lugares além de seu blog, você pode ter um crescimento no seu tráfego, já que está mais presente.

Claro que existem algumas orientações que podem te ajudar a criar um bom guest post e obter os melhores resultados dele.

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Mas para você entender com clareza o que é guest post, quais as vantagens e como fazer guest post nosso conteúdo está separado nos seguintes tópicos:

O que é guest post

guest post

Para explicar o que é e como fazer guest post primeiro vamos exemplificar, imagine que sua empresa produz cosméticos para homens e no site de vocês, além da loja online, vocês possuem um blog.

Além de vocês, existe a empresa “B” que produz cosméticos para mulher e que também tem um blog. Os dois precisam de divulgação.

Então um dos dois entra em contato, e vocês fecham um acordo que funciona como uma troca, você produz um conteúdo sobre cosméticos masculinos para o site da empresa “B” e ao longo desse conteúdo insere algum link que direcione para seu site.

E da mesma maneira a empresa escreve um conteúdo sobre cosméticos femininos para o seu site, e ao longo do texto insere algum link que direcione para o site dele.

Então os dois fizeram um guest post, ou em português uma postagem de convidado.

Que significa literalmente o que sugere, essa postagem feita por uma pessoa convidada, dentro do seu blog, canal ou página.

Mas claro que você não vai sair escrevendo em qualquer blog sobre qualquer coisa. Existem meios certos para garantir que o guest post seja um investimento de tempo bem feito.

Então para você ir além de o que é guest post, vamos te mostrar como fazer um guest post de maneira eficaz, mas antes entenda como fazer esse tipo de parceria pode impulsionar seu tráfego.

Por que fazer guest post

porque fazer guest post

Esse tipo de parceria vai muito além de simplesmente networking, pois a relação entre você e o convidado vai além de uma conversa e chega até o público de cada um.

Isso não só vai levar seu conteúdo para mais pessoas, mas vai atrair essas pessoas até você. De maneira simples e quando elas realmente tiverem interesse em você.

Além do conteúdo, dentro do guest post você ainda pode praticar o link-building para melhorar seu posicionamento orgânico com essa que é uma das técnicas mais importantes do SEO.

O link-building não necessariamente é um guest, pois nele você mesmo pode criar o conteúdo e fazer a linkagem para o site parceiro.

Já no guest post, o conteúdo é criado pelo parceiro.

Mas se quiser entender melhor sobre o que é link-building e como isso ajuda no seu posicionamento do Google, nós temos um conteúdo inteiro sobre ele.

Voltando ao guest post, outro benefício oferecido por ele é o tráfego de referência, que significa que aquele usuário que chegou até seu site, já leu algo que você fez, se interessou e por isso foi até você.

Esse tipo de relação cria uma imagem de segurança para sua marca, pois ela foi divulgada por meio de uma outra marca.

Ou seja, a marca compartilha com você conteúdo, credibilidade e por fim, leads e clientes.

Mas agora que você já entendeu o que é guest post e quais os benefícios ele pode acrescentar a sua página, vamos ver como fazer guest post da maneira certa.

Como fazer guest post

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Apesar de parecer uma tarefa fácil, o jeito certo de como fazer guest post exige mais dedicação do que se pode imaginar.

Afinal, é você quem vai produzir o conteúdo para um público que não é o seu. Ou seja, se ele for mal feito ou mal direcionado, você mancha não só a sua imagem, como a de quem vai carregar e divulgar seu conteúdo.

Sendo assim, existem alguns itens que você deve se atentar antes, durante e depois da produção do seu guest post.

E antes de te falar como fazer guest post, conheça o site Guestposts.com.br que é um site em que empresas e administradores de páginas realizam um cadastro para encontrarem convidados para parcerias de guest posts.

Agora vamos ao que mais interessa: como fazer guest post.

Planeje

Antes mesmo de começar a pesquisar por parceiros, pense em quais são seus objetivos, o que deseja alcançar com essa ação.

Sempre levando em conta que ela vai exigir trabalho e dedicação de sua parte, então deve ser feita para que realmente lhe proporcione os resultados desejados.

Não se esqueça também de pensar em objetivos realistas para que realmente possa analisar os resultados sem que pareçam sempre abaixo do esperado.

Pense na plataforma

Uma vez que você já tem uma ideia do que deseja alcançar com um guest post, é hora de pensar qual a melhor plataforma para isso.

Ou seja, onde está seu público e onde seu conteúdo vai ser relevante. Você pode fazer desde um simples post no Facebook, até uma postagem no blog ou vídeo para YouTube, por exemplo.

Tudo vai depender não só do público que deseja atingir como também do conteúdo.

Um ponto importante na plataforma é que você não precisa necessariamente se prender as que você já usa.

Escolher algo que seja diferente do que você produz, pode não só trazer o público de lá para a sua, como também levar o seu para lá.

Criando resultado mútuo nas publicações e gerando interesse para novas parcerias, além é claro, de ser um “teste” de plataforma para você.

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Escolha seus parceiros

Se você já sabe qual a plataforma onde deseja apresentar seu conteúdo, é a hora de procurar por pessoas e empresas que sejam compatíveis de alguma maneira com um conteúdo que você pode oferecer.

Pense se algum dos seus usuários também acompanharia o conteúdo do possível parceiro, pense se depois que ler o conteúdo vai ter interesse por seu produto, por exemplo.

Pense também na imagem do parceiro, ela tem harmonia com a imagem que sua marca já tem?

Ela agrega algo a sua? Se sim, de maneira boa ou ruim?

Não se esqueça que mesmo quem já acompanha seu conteúdo, pode deixar de fazê-lo dependendo do tipo de marca que você apoiar ou seguir.

Afinal, essas divulgações serão um espelho do tipo de conteúdo que você acredita e faz.

Então muita cautela e pesquisa que apresentem não só conteúdo, mas imagem e receptividade podem ser essenciais para uma parceria de sucesso para ambos.

Uma vez que você escolheu seu parceiro, envie email ou mensagem para ele, questione sobre a possibilidade dessa troca.

Seja sincero e não minta sobre seus temas e assuntos. Lembre-se também de ser pessoal, não envie emails generalizados esperando que alguém leia e realmente tenha interesse.

Ele também vai produzir um conteúdo para seu blog, então é essencial que esteja realmente envolvido e que também vá ganhar algo com essa parceria.

Defina seu conteúdo

Assim como o parceiro é importante, o conteúdo dele e o seu também são. Afinal, qual a vantagem em fazer um guest post de sua marca de cosméticos masculinos em um blog de T.I., por exemplo?

Pode não atrair tráfego algum, e provavelmente a parceria nem seria concluída com o parceiro já que também não agrega para ele.

Sendo assim, estude o conteúdo do parceiro, estude sobre o público dele, quais as preferências e desejos.

Dessa maneira você garante um conteúdo de qualidade para ambos os lados do guest post.

E ainda permite que realmente quem leu possa ter interesse pelo que você faz e como você faz.

Lembra da plataforma? Defina seu conteúdo pensando nela também. Afinal o texto de um podcast não funciona para um blog, mas pode ser incrível se gravado em vídeo, por exemplo.

Mais uma dica sobre o conteúdo, não tenha receio de conversar com o convidado sobre. Faça perguntas e envie seu texto para ele.

Deixe que ele realmente participe da criação, e que ele faça o mesmo com você, assim não desperdiça o tempo de todo uma criação para depois saber que algo poderia estar errado.

Não abandone o post

Uma vez que você criou um conteúdo e que ele já foi aprovado pelo parceiro, a publicação pode ser feita.

Ótimo!

Mas ainda não acabou, é muito importante que seu texto tenha gatilhos mentais que gerem comentários.

Assim como é importante que você participe e responda esses comentários. Esse tipo de relação vai despertar engajamento nos usuários do parceiro e aumentar ainda mais as chances deles irem até sua página.

Além disso, a falta de respostas pode prejudicar também a imagem do parceiro de guest post.

Parcerias de sucesso

guest post sucesso

Agora que você sabe o que é guest post, qual a importância dele e como fazer guest post pode começar a definir metas para aumento de tráfego e conversões, por exemplo.

Lembrando sempre que a pesquisa e o empenho devem andar de mãos dadas durante a produção do seu guest post.

Afinal, é uma via de mão dupla, onde os dois lados do guest post devem se dedicar para garantir que o conteúdo seja qualidade na plataforma de ambos.

Ah! E como você tem interesse em como fazer guest post, pode também gostar do nosso conteúdo sobre como aparecer no Google.

E para mais conteúdos que te ajudam a impulsionar seus resultados, continue acompanhando o Blog Ideal Marketing.

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