Como elaborar um plano de marketing infalível

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Publicado: 17 de dezembro de 2018 | Atualizado: 29 de julho de 2019.

Você sabe como elaborar um plano de marketing que liga, estrategicamente, uma etapa a outra de modo a criar ações que se conectam com o público? Um planejamento bem feito é o primeiro degrau para o alcance de resultados!

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Todo empreendedor que sonha em crescer e se solidificar no mercado já entendeu a necessidade de investir fortemente nas ações de Marketing como um todo, principalmente, no Marketing Digital.

Afinal para atrair clientes e ver as vendas se concretizarem é necessário traçar estratégias de captação e conversão por meio de um minucioso planejamento de Marketing.

Isso porque esse planejamento dará base às ações seguintes e, posteriormente, aos resultados esperados.

Aliás, lembre-se: um plano de Marketing é um planejamento das ações de marketing de uma empresa, a fim de alcançar determinado objetivo. Normalmente esse objetivo está ligado a valorização da marca e relacionamento com possíveis clientes.

Sendo assim, confira no conteúdo a seguir como elaborar um excelente plano de marketing e, assim, contribuir para aumentar as vendas do negócio 😉

Dicas práticas de como elaborar um plano de marketing

Antes de iniciar as dicas, vale pontuar que não existe um passo a passo exato, como uma receita de bolo, para criar o plano perfeito.

O que existe são etapas a serem seguidas, as quais agregam e sustentam umas às outras, e que fazem parte de um planejamento completo, com grandes chances de dar muito certo.

Análise o segmento no qual a empresa está inserida

O primeiro passo ao pensar em como elaborar um plano de marketing é conhecer todos os fatores (internos e/ou externos) que influenciam o negócio e o posicionamento dele no mercado.

Isto é, estar profundamente situado sobre a situação do seu produto ou serviço no mercado e visualizar as reais oportunidades, ou fraquezas, da empresa diante dele.

A partir da observação da realidade do segmento e expectativas para o momento, bem como da análise comparativa com o momento em que o negócio se encontra, será possível ter um norte sobre o rumo que o planejamento de marketing deverá tomar para gerar frutos a curto, médio ou longo prazo.

O segmento, aliás, pode ser fragmentado em micro e macro ambiente. Ou seja, aqueles que influenciam o negócio em diferentes frentes.

Macroambientes são aqueles que trabalham em âmbitos mais gerais, como a economia, política, jurídico, cultura, demografia, natural e tecnológico.

Já o microambiente é interno e atua no funcionamento básico da empresa.
São, por exemplo, os fornecedores, clientes, intermediários, concorrentes e público-alvo, ou seja, todos os stakeholders importantes do seu negócio.

Resumidamente: entender como vai o andamento do segmento e sua influência sobre o negócio é o primeiro passo para vislumbrar as melhores expectativas e ações dentro do plano.

Conheça seus clientes e defina sua persona

Pensar em como elaborar um plano de marketing significa pensar em preparar campanhas para alguém.

Quem é esse alguém?

Somente ao conhecê-lo as suas estratégias poderão contar com um direcionamento inteligente, portanto, se você ainda não elaborou a sua persona, essa é a hora!

Lembre-se que personas são perfis semi ficcionais do seu cliente ideal, são representações personificadas de um mercado mais amplo.

Por isso, depois de analisar o mercado, analise o seu público consumidor, isto é, como reagem e interagem com as marcas as pessoas que consomem seus produtos ou serviços?

Como funciona a jornada de compra delas?

Responda a questões como essas e você terá a sua buyer persona! Ganhando, assim, mais uma direção para pensar nas melhores ações do plano de marketing!

Estude a concorrência

Estudar a concorrência não pode ficar fora do pensamento de como elaborar um plano de marketing.

Estudar as empresas que estão inseridas no mesmo mercado que o seu e avaliar os pontos positivos e negativos daquilo que elas oferecem, torna possível detectar elementos a serem superados ou até mesmo tomar alguns como inspiração.

A comparação competitiva, por meio do benchmarking por exemplo, ajuda a agregar diferencial ao seu produto ou serviço

Por isso, aprenda com a sua concorrência, seja com os erros ou acertos dela.

Você pode aliás criar uma tabela para anotar os pontos positivos a serem adicionados ao seu plano de marketing e outros que não devem nem passar perto dele.

Defina estratégias e ações a serem implementadas

Depois de estudar aspectos decisivos como mercado, público e concorrentes, é hora de pensar finalmente nas estrategias e ações a serem implementadas.

Mas não se esqueça também de definir os objetivos que se deseja alcançar ao saber como elaborar plano de marketing.

Além dos dados coletados pelas análises, o objetivo também será o agente norteador das ações.

Atente-se ao fato de que ele deve estar em sintonia com a realidade do negócio para que não se faça investimentos ou ações sem necessidade e desproporcionais àquilo que se espera e pode conseguir.

Agora a criatividade precisa ser acionada. Quais ações você vai adotar? As opções são diversas, vão desde o marketing de guerrilha até o marketing verde, por exemplo.

Confira nosso conteúdo com alguns dos principais tipos de marketing para você se inspirar.

É hora de pôr as ações em prática!

Antes de colocar as ações em prática, não se esqueça de definir orçamento e cronograma.

Agora pense em como as estratégias serão postas em prática por meio das ações.

As táticas precisam de um bom time de gerenciamento, já que podem ocorrer ações simultâneas.

Essa certamente será a etapa de maior trabalho e dedicação. É preciso um acompanhamento contínuo do andamento das tarefas em cada frente e do contexto geral.

Foco na comunicação com o cliente

De nada adiantaria estudar tanto sobre como elaborar um plano de marketing e colocar as ações em prática se, quando o possível cliente chegar até você, não houver uma verdadeira equipe de comunicação preparada para se relacionar com ele.

Como o time irá se preparar e agir para fazer com que o lead, depois de interagir com as campanhas, siga engajado no funil de vendas?

Procure definir padrões para que a comunicação possa complementar bem as estratégias estabelecidas no plano de marketing.

Defina métricas para acompanhar e monitorar o andamento das ações.

Entender como elaborar um plano de marketing envolve saber que mesmo depois de colocar as melhores ações para funcionar, o trabalho ainda não acabou.

Mudanças de clima e cenário podem ocorrer no meio do caminho, como lidar com elas?

O público pode apresentar, repentinamente, expectativas diferentes. Como atendê-los?

Acompanhar o andamento das ações permite reajustá-las a tempo, se necessário.

Por isso, enquanto estiver pensando nas ações, defina quais métricas e indicadores poderão ser considerados para checar a eficiência delas e o alcance dos resultados esperados.

Você já sabe como elaborar um plano de Marketing!

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Hoje você relembrou o que é um plano de Marketing e como fazê-lo a partir de algumas dicas simples e práticas.

Lembre-se que trata-se de uma das áreas que dará sustentação a apoio ao time de vendas para que eles convertam cada vez mais clientes.

Mas para captar esses clientes, educá-los e tornar o seu mercado consumidor preparado para entender não só o que a marca tem a oferecer, mas como ela pode resolver seus problemas, é necessário ter estratégias de comunicação muito bem delineadas.

Por isso, não se esqueça de analisar o segmento no qual a empresa está inserida, definir a sua persona, estudar as melhores práticas da concorrência, traçar as estratégias, colocar as ações em prática, monitorá-las e ajustar se necessário.

Tá vendo como de forma resumida fica até mais fácil?!

Afinal saber como elaborar um plano de marketing não é nenhum bicho de 7 cabeças, basta focar no entendimento e observação dos pontos mais importantes e colocar a mão na massa para atingi-los de forma inteligente e eficaz.

Agora é com você!

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