Landing Page: como criar uma boa página de conversão para a sua marca

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Publicado: 6 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 4 de dezembro de 2019.

No marketing digital, as landing pages são responsáveis pela conversão de visitantes em leads. Ofertando um conteúdo exclusivo da maneira certa, sua empresa consegue prospectar melhor os visitantes que realmente tem interesse no seu negócio, aumentando as chances de fechar uma venda.

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A landing page é para onde o usuário é redirecionado depois de clicar em algum link de ação nos canais da sua empresa para adquirir alguma coisa.

A página oferece um conteúdo de qualidade exclusivo. Para acessá-lo, o usuário deve preencher um formulário e compartilhar algumas informações pessoais e/ou profissionais com a empresa. Dessa forma, eles se tornam leads.

Assim, a empresa consegue traçar um perfil de potencial cliente e organizar um processo de nutrição que vai guiá-lo até a etapa final de compra.

Essa ferramenta de marketing digital foca na fase de conversão da metodologia Inbound.

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O principal objetivo de uma landing page é esse: converter leads.

Para isso, você precisa entender como fazer uma landing page de forma objetiva e aumentar as chances de ter uma estratégia bem sucedida.

Acompanhe essa publicação para saber como criar uma landing page e comece a atrair seus potenciais clientes.

A estrutura básica de uma landing page

Uma landing page possui cinco elementos essenciais.

Antes de explicar como criar uma landing page, você deve entender a importância de cada um desses itens

Título

O título de uma página contém sua informação mais importante: a proposta de valor do seu conteúdo.

Seu visitante entrou na página depois de clicar em um banner ou link com uma promessa de conteúdo. Você deve garantir que sua página cumpra o prometido.

Você precisa de um título forte e convincente para atrair seu visitante logo nesse primeiro momento!

Descrição da oferta

As landing pages existem para ofertar um conteúdo.

A descrição da oferta funciona como um pequeno resumo do que o consumidor vai adquirir.

Aqui, explique em poucas palavras a utilidade do material ofertado e como o visitante pode se beneficiar com ele.

Formulário

Os formulários são o controle da empresa sobre os perfis dos visitantes interessados naquela oferta.

Numa landing page, eles são a “moeda de troca” para o usuário acessar o conteúdo.

Por isso, é necessário a considerar muito bem quais informações você precisa para traçar o perfil do seu lead e aproximá-lo de sua persona ideal.

A partir dele, você consegue segmentar seus leads e direcionar um conteúdo personalizado que será mais útil para cada cliente.

CTA

A sigla quer dizer call-to-action, ou “chamadas de ação”.

Call-to-action são botões que incentivam o visitante a realizar uma ação.

Os CTAs também podem ser considerados os botões nos sites ou publicações que direcionam o visitante para a landing page.

De qualquer forma, sua proposta é simples: confirmar o interesse do lead naquele material.

Elementos visuais

As imagens e vídeos são muito convenientes para a landing page.

Uma imagem pode ser muito mais atrativa e fácil de compreender do que um texto. Um vídeo didático pode ser usado no lugar de uma lista.

E como a prioridade de uma landing page é convencer o visitante do valor de sua oferta, ajudá-lo a entender esse valor demonstra que você se importa.

Depois de conhecer os principais elementos de uma landing page, entenda como aplicá-los de um jeito eficiente.

Como fazer uma landing page?

Agora, vamos entender como fazer uma landing page usando as melhores técnicas em cada um dos elementos da página:

Tenha um título chamativo e convincente

Como já dissemos, o título da landing page precisa conter a proposta de valor do conteúdo.

Isso significa que ele leva a mensagem principal da página e incentivar o visitante a continuar nela.

Por isso, o seu título precisa ser claro, breve e direto.

Você deve resumir em poucas palavras qual é o principal benefício daquele material. Como aquele conteúdo pode ajudar o seu visitante a atingir seu objetivo?

Além disso, você deve explicitar no título ou no subtítulo como o visitante pode acessar o conteúdo usando verbos que orientem uma ação direta e qual é o formato do conteúdo que será entregue.

Explique sua oferta

Essa é uma etapa de desenvolvimento da oferta da landing page.

Depois de apresentá-la no título, você pode usar o espaço de descrição para explicar mais sobre a oferta e seus benefícios.

Normalmente, as pessoas que leem a descrição já estão mais engajadas no conteúdo e tem maior interesse na sua oferta. Então, você deve ter certeza que seu texto atende às expectativas do seu visitante.

Aqui é onde você deve inserir listas, estatísticas e informações breves sobre o seu material.

Também é nesse espaço que você pode inserir uma imagem ou um vídeo para comunicar visualmente o valor do conteúdo.

Determine os campos do formulário

Os formulários são essenciais para a conversão de leads.

Então, ao fazer uma landing page, você precisa ponderar sobre as informações que serão pedidas nessa etapa.

Nome e e-mail são os primeiros campos de preenchimento. Você também pode pedir pelo telefone do visitante para que, caso ele se torne um lead qualificado, sua equipe de vendas consiga entrar em contato com ele.

As informações relevantes estão muito associadas à sua persona e ao seu modelo de negócio.

Se você trabalha no ramo B2B, é importante obter informações sobre a empresa onde o lead trabalha, seu tamanho e o cargo que o lead ocupa dentro dela.

A regra geral é: quanto maior o valor do seu produto, mais informações você pode requerer. Mas, como moeda de troca, você deve manter esses conteúdos com alta qualidade.

Pense sobre quais as informações necessárias ao qualificar um lead e organize-as no formulário de forma para que fique fácil de entender e preencher.

Não torne essa etapa difícil para seu lead. Crie um formulário convidativo e direto.

Crie um botão de CTA

No final do formulário, você deve adicionar um botão de ação.

As chamadas de ação, assim como o título, precisam conter um verbo que oriente a próxima ação. Baixe o e-book, acesse o webinar, peça a demo.

Depois de preencher o formulário, o lead deve, intuitivamente, entender que aquele é o botão de envio de informação e recebimento de conteúdo.

Portanto, esses botões devem ser chamativos.

Use cores que se destaquem no meio do conteúdo, mas que ainda combine com ele.

Tenha uma mensagem breve. Os botões de chama de ação normalmente não possuem um espaço grande de texto.

Otimize sua landing page

Entender como fazer uma landing page não é só saber quais elementos colocar nela ou não.

Você precisa entender como fazê-la funcionar da melhor maneira.

Elencamos algumas práticas de otimização para você usar da melhor forma seu conteúdo de conversão.

Remova links de navegação.

A intenção da landing page é, unicamente, de conversão.

Normalmente, as páginas no site de uma empresa contém um menu de navegação no topo ou na lateral com links para acessar outros conteúdos principais do site.

Nas landing pages, esse menu deve ser retirado. Isso porque ela não deve incentivar que o visitante “passeie” pelo seu site.

O foco é o seu conteúdo e o botão de CTA. A intenção é que visitante não saia da página sem realizar a conversão.

Pense nas técnicas de SEO

Não se esqueça do poder das palavras-chave.

Nas landing pages, é muito importante usar palavras-chave dentro do conteúdo.

Isso torna sua classificação nos mecanismos de busca ainda melhor.

E pense como um lead: pesquisar seu interesse num site de busca e ser direcionado para uma landing page para acessar diretamente a oferta é muito mais interessante.

Não esqueça de otimizar sua página usando as melhores técnicas de SEO.

Otimize para mobile.

Uma pesquisa da Hubspot constatou que 1/3 das pessoas usam o smartphone como dispositivo primário de acesso a internet.

Isso mostra como cada vez mais o layout das páginas precisa ser otimizado em telas menores e verticais, contrárias aos monitores de computador.

Pense nesse público ao criar uma landing page.

Descrições, imagens, formulários e botões CTAs precisam ser otimizados na plataforma mobile.

Além disso, otimizar sua página para mobile demonstra que sua empresa acompanha o desenvolvimento do mercado.

Segundo a Sweor, 57% dos usuários não recomendam uma empresa se o site tiver um desempenho ruim no celular.
Por isso, não deixe que seu lead seja afastado pela sua landing page, mas atraído por ela!

Faça testes A/B

Essa é a forma mais fácil de entender como as pessoas reagem aos elementos da sua landing page.

Testes A/B funcionam de forma simples: você aplica uma modificação e depois analisa os resultados de acordo com aquela mudança.

Isso significa, por exemplo, entender se as pessoas preferem a imagem no topo ou centro da página, se um botão de CTA é mais chamativo sendo azul ou laranja ou se a descrição é mais efetiva em lista ou em texto corrido.

Você só consegue medir esses resultados se aplicar o teste A/B. Ao fazer um teste de cada vez, determinando um tempo e acompanhando as taxas de conversão, você consegue entender quais as melhores disposições na sua landing page para alcançar o objetivo de conversão de maneira objetiva.

Divulgue sua landing page

Depois de criar uma landing page e otimizá-la para garantir o melhor funcionamento, você precisa ter certeza que seu conteúdo está sendo acessado.

Para isso, adicione ícones de compartilhamento na própria landing page. Isso permite que o lead compartilhe o conteúdo com seus contatos e, possivelmente, atraia mais leads qualificados!

Não deixe que a divulgação aconteça apenas pelos leads. Promova seu conteúdo nas redes sociais. Crie postagens interessantes que combinem com a oferta da sua rede social e adicione o link de redirecionamento para a landing page.

Use CTAs no seu blog e envie conteúdo por e-mail. Use as ferramentas a seu favor. Adicione CTAs nas postagens do seu blog e relacione conteúdos para instigar seus visitantes a acessar a landing page.

Use essa mesma estratégia nos seus e-mails. Compartilhe conteúdo e convide o usuário a acessar a página.

Divulgar sua página é uma das melhores formas de atrair leads qualificados.

Mãos à obra!

Como já vimos, as landing pages são parte do processo de conversão da metodologia Inbound.

Com elas, suas chances de atrair leads qualificados para o seu negócio aumentam.

Por isso, é muito importante criar uma landing page eficaz, onde o lead seja naturalmente guiado até realizar a conversão e, mais do que isso, consiga continuar a consumir conteúdo através das páginas de agradecimento.

Depois que forem convertidos, seus leads precisam ser nutridos com conteúdo de qualidade para, finalmente, tomarem uma decisão e entrarem em contato com a equipe de vendas da sua empresa.

Por isso, você não deve apenas se atentar a criação de uma landing page. É imprescindível que sua página seja construída com muito cuidado para dar continuidade à jornada de compra do consumidor.

Você precisa garantir que essa etapa esteja alinhada com todas as outras, da atração inicial ao fechamento da venda.

Para isso, preparamos um material completo de como criar um projeto de Inbound Marketing de resultado.

Aprenda e utilize todas as técnicas para garantir que sua estratégia seja cada vez mais lucrativa!

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