Como crescer a sua empresa usando marketing digital

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Publicado: 18 de março de 2021 | Atualizado: 10 de junho de 2021.

Uma dúvida comum que toda empresa de valuation recebe é: “Como eu posso valorizar a minha empresa? Quais são as estratégias para fazê-la crescer?”. O que muitos não sabem é que a resposta pode variar muito de acordo com cada contexto. Não existe fórmula básica. Por exemplo, para quem sabe como crescer a sua empresa usando Marketing Digital, é possível obter um valuation maior só com essa estratégia.

Na verdade, grandes nomes do empreendedorismo sabiam usar esse recurso como ninguém. Steve Jobs e Elon Musk, por exemplo, são especialistas no uso do Marketing para fazer uma empresa crescer. É óbvio que isso não significa que eles são “só marketing”, mas é um fato que ambos dominam a comunicação de maneira brilhante e sabem explorar isso a seu favor. Basta ver, por exemplo, como Elon Musk conseguiu uma valorização de 11.708% nas ações da Signal Advance com apenas um tweet (os papéis foram de US$0,60 para US$70,85 em pouquíssimo tempo) – e tudo por causa de um erro do mercado! Outro exemplo foi como o próprio Musk valorizou as ações da Tesla com sua comunicação, tanto no Twitter, quanto corporativa.

É claro que você não tem os mesmos recursos que Musk ou Steve Jobs. No entanto, dá para saber como crescer a sua empresa usando marketing digital de maneira relativamente simples. Quer aprender? Então siga a leitura abaixo!

Como crescer a sua empresa usando Marketing Digital: 5 passos

1. Entenda os fundamentos do crescimento

Você sabe quais são os mecanismos que ditam o crescimento de uma empresa? Por exemplo, como você sabe que a Empresa X cresceu? Provavelmente por causa do seu valor de mercado na Bolsa. Mas e se ela não for de capital aberto (como provavelmente é o seu caso)? Como você sabe se ela cresceu?

É pelo faturamento? Na verdade, não. A empresa pode aumentar o faturamento e ter menos lucro porque aumentou os custos. É pela margem de lucro, então? Também não. Afinal, pode aumentar a margem de lucro ao subir o preço e vender menos.

A empresa cresce quando ela conquista uma maior parte do mercado. Ou seja: quando ela faz mais vendas. É por isso, por exemplo, que a Uber teve um prejuízo de 6 bilhões de dólares no último ano, mas comemorou. Ela queimou esse dinheiro para se operacionalizar de maneira a ganhar mais mercado.

No entanto, tenha atenção. A Uber só pode fazer essa estratégia pois recebe bilhões de dólares em faturamento e em investimento de investidores-anjo. Queimar dinheiro do investimento de investidores-anjo para alimentar o crescimento acelerado é a estratégia da empresa, mas não precisa ser a sua.

Cuide sempre da sua gestão, tenha cuidado com os números, mas foque em aumentar seu posicionamento no mercado.

2. Estabeleça uma estrutura de marketing completa e sólida

Para poder ganhar mais mercado, você precisa de uma estrutura de marketing digital completa e sólida. Ou seja: precisa montar toda a campanha, abrangendo todas as plataformas, mídias e conceitos.

Por exemplo, suponha que sua empresa atua no mercado B2B. Nesse setor, o mais eficaz é investir em Marketing de Conteúdo, que pode ser feito via blog e/ou via canal no YouTube. Montando os dois, você pode ter esse centro duplo que funciona como a base da ação.

Então, monte uma estrutura de captura de atração e captura de leads nesses dois centros. Envie seus leads para uma estratégia de e-mail marketing, onde você fará qualificação e nutrição de leads para enviar os contatos ao seu time de vendas, mas também para uma estratégia de redes sociais.

Viu como esse esqueleto básico já dá um caminho pelo qual trabalhar com os leads? Dessa forma, você cria um fluxo estável de clientes, o que ajuda a ganhar mercado.

3. Invista em branding para fortalecer sua marca

Nesse meio tempo, é importante investir em branding para fortalecer a sua marca. Trabalhe com identidade visual, influenciadores, publicidade nativa em jornais e produtores de conteúdo.

Isso ajudará a tornar a sua marca não só mais conhecida, como mais respeitada e com uma opinião positiva maior. Esse elemento é muito valorizado.

4. Entenda quem é o público da sua mensagem

É muito difícil que empreendedores entendam quem é o público de cada mensagem que enviam. Por exemplo, uma mensagem publicitária de uma promoção é direcionada para os clientes. Mas uma assessoria de imprensa ressaltando os resultados positivos do último ano é direcionado para os investidores.

Portanto, trace estratégias que são direcionadas para o público correto. Dessa forma, você aumenta sua valorização com quem importa.

5. Faça da análise de dados uma cultura da empresa

Por fim, não esqueça que o marketing digital é completamente mensurável. Por causa disso, trabalhar com a análise de dados permite que seja possível otimizá-lo constantemente, trazendo cada vez mais resultados positivos. Adote isso como cultura da sua empresa para que a valorização seja constante.

Pronto! Agora que você já sabe como crescer a sua empresa usando Marketing Digital, é hora de começar a colocar esses pontos em prática. Lembre-se de que, na ausência de um ativo importante como a sua reputação, você precisa fornecer ao mercado outros argumentos que valorizem o seu negócio, incluindo boa gestão, bons números de vendas e, claro, uma cultura de empresa focada em otimização.

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