Guia completo para saber como cobrar clientes e evitar inadimplência
Publicado: 1 de março de 2022 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2022.
Saber como cobrar clientes de maneira eficaz é essencial para a saúde de todo negócio. Quer saber como evitar a inadimplência sem complicações ou atritos? Acompanhe este conteúdo da Ideal Marketing.
No topo da lista dos problemas mais incômodos de qualquer negócio está a inadimplência. Infelizmente esse também é um dos problemas mais comuns.
Não seria absurdo dizer que todo empresário já enfrentou as dificuldades quando o assunto é cobrar pagamentos ou mensalidades. Só aqueles que realmente dominam a arte de como cobrar clientes é que conseguem manter a saúde do negócio em dia..
Mas a tarefa não é nada simples, afinal, cobranças são delicadas e errar a mão nesse momento pode estragar um bom relacionamento. Por isso, é fundamental entender como agir nessa situação, cobrando o que é devido e preservando a parceria.
Pensando nisso, montamos um guia completo e na prática de como cobrar clientes de forma eficaz. Neste conteúdo vamos falar sobre:
Técnicas de cobrança de clientes inadimplentes
Fazer a cobrança de clientes inadimplentes é fundamental para manter a saúde financeira do seu negócio e reter clientes, isso é claro.
Entretanto, é extremamente necessário fazê-lo de modo técnico e estratégico, visando manter o bom relacionamento com o cliente.
Para isso, existem algumas técnicas de cobrança que realmente funcionam. Abaixo, listamos essas técnicas e te damos outras dicas de como cobrar clientes
1. Conheça seu cliente
Primeiro, é importante saber se o seu cliente é pessoa física ou jurídica. Isso porque as condições de pagamento variam de acordo com o perfil. Por exemplo, no caso de pessoa jurídica, o banco pode fazer a ponte e emitir a cobrança para o cliente.
Já no caso da pessoa física, a cobrança é feita diretamente, exigindo uma abordagem diferente por parte da empresa.
2. Treine sua equipe de cobrança regularmente
Ter uma equipe preparada é fundamental para a cobrança de clientes. Faça reuniões e seminários frequentemente. Assim, o modelo de cobrança proposto pela empresa será facilmente entendido pela sua equipe.
Além disso, saber como cobrar um cliente é fundamental para não criar uma situação constrangedora e até mesmo perdê-lo.
3. Bom atendimento de cobrança é essencial
Já falamos diversas vezes no texto e sempre vale a pena repetir: cobrar o cliente inadimplente com respeito e bom atendimento é fundamental. Seja qual for o valor devido, é muito importante usar estratégias e técnicas de cobrança para não constranger o cliente.
Com isso, ele paga a dívida e ainda continua consumindo, sem maiores problemas.
4. Organize o setor de cobrança da empresa
Se sua empresa precisar cobrar muitos devedores, é bom organizar um setor específico para isso. Hoje em dia, existem diversos softwares e programas de computadores que te ajudam na cobrança de clientes, facilitando muito a vida da empresa.
Além disso, existem métodos e estratégias online que te ajudam a descobrir como cobrar clientes da maneira correta.
5. Esteja pronto para negociar
Se você oferecer boas condições de renegociações fica muito mais fácil receber o dinheiro e ainda agradar o cliente. É claro que tudo depende da dívida e das suas condições, mas se você precisar negociar, é importante estar preparado para isso.
Fora que, com a renegociação da dívida, fica mais fácil de um empreendedor jovem receber o dinheiro, aprendendo a como cobrar um cliente e criando mais experiência.
6. Evite conflitos com o cliente inadimplente
Muitas vezes, você tem que se colocar no lugar do cliente. Afinal, é muito complicado ter dívidas e ser cobrado por elas. Por isso, em um ambiente de cobrança, podem surgir alguns conflitos que, definitivamente, devem ser evitados pela empresa.
Nesse tipo de caso, vale a pena fazer um pequeno roteiro para seguir na hora da cobrança. Assim, é possível evitar palavras desconcertantes que podem ser entendidas de forma errada pelo cliente inadimplente.
7. Mantenha os métodos de cobrança atualizados
Se você quer saber como cobrar um cliente da maneira correta, definitivamente deve manter um método atualizado de cobrança.
Esse tópico é importante, porque muitas empresas ainda cobram os clientes através do envio de várias cartas, por exemplo, causando um mal-estar entre as duas partes.
Portanto, se você quer saber como cobrar clientes corretamente, use e abuse da tecnologia.
Dicas de frases de como cobrar clientes
Agora que você já sabe os passos que devem ser seguidos para saber como cobrar um cliente, vamos te mostrar algumas frases prontas que podem ser usadas nessa cobrança de clientes, te guiando e mantendo um roteiro mais ou menos pronto.
Como falamos acima, é sempre bom estar preparado para fazer esse tipo de cobrança, portanto, essas frases podem te ajudar bastante:
- Olá, (nome do cliente). Não conseguimos identificar o pagamento da sua fatura referente ao mês x. Está tudo certo com você? Talvez tenha esquecido da data de vencimento, mas fique tranquilo, isso acontece! Por isso, segue o boleto para realizar o pagamento!
- Olá, tudo bem? Não identificamos o seu pagamento, está tudo certo? Ficamos à disposição para dúvidas.
- Oi, (nome do cliente), tudo certo? Existe uma pendência no seu pagamento! Para eu me organizar, gostaria de saber uma data da sua preferência para concluir o pagamento. Caso tenha dúvidas, pode entrar em contato comigo! Obrigado!
Utilizar técnicas e equilíbrio são fundamentais para cobrança de clientes
Fazer cobranças de clientes nunca foi e nunca será fácil. Muitos empreendedores têm essa dificuldade e suas empresas sofrem muito com isso. Por isso, saber como cobrar um cliente é fundamental para manter a saúde financeira da sua empresa.
Como vimos, existem muitas técnicas e passos a seguir para entender como cobrar clientes e não perdê-los. Não é fácil, mas com os métodos certos, é muito possível fazer cobranças de clientes.
Bem, se você gostou do texto e conseguiu tirar suas dúvidas sobre como cobrar um cliente, saiba que no nosso blog trazemos outros conteúdos com muitas informações e dicas como esse.
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