Como anunciar nas redes sociais: Guia básico para iniciantes

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Publicado: 28 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

A internet vem evoluindo de maneira constante. Isso pode ser visto em qualquer site que você esteja navegando, seja nos principais buscadores, como o Google ou até mesmo nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e outros. 

Em todas essas redes, é possível realizar a divulgação de produtos e serviços. Não é à toa que nelas, nos deparamos com diversos produtos à venda e várias propagandas. 

Isso tudo são meios utilizados pelo marketing digital que, com toda a sua evolução, vem proporcionando grandes feitos na forma de comercializar produtos e serviços. 

Hoje, você irá conhecer como é possível anunciar nas redes sociais e entender como essas plataformas funcionam, garantindo grandes resultados para sua empresa

O que são os anúncios nas redes sociais?

Utilizar as redes sociais para alavancar os negócios é algo básico dentro da estratégia do marketing digital. 

Já que esse tipo de anúncio pode ser realizado para todos os segmentos, porém, é necessário conhecer e aplicar as técnicas corretas para que essa ação realmente proporcione bons resultados. 

Pois, trata-se de um tipo de serviço especializado e totalmente personalizado, utilizando técnicas específicas que devem ser feitas com o objetivo de melhorar a performance dentro de cada uma das redes sociais, fazendo com que a captação de clientes seja bem-sucedida. 

Assim, para que os resultados positivos surjam, é preciso seguir alguns passos importantes, por exemplo: criar um perfil profissional e não utilizar o perfil pessoal para esse objetivo. É essencial uma separação entre ambos os perfis. 

Ao utilizar um perfil profissional, a sua credibilidade aumentará, pois ele será totalmente voltado ao seu negócio e projetos, e não as atividades que realiza em sua vida pessoal. 

Com a sua conta comercial criada, é possível realizar diversas estratégias pensadas para melhorar a sua performance dentro das redes sociais. Confira algumas delas abaixo!

Como funcionam os anúncios nas redes sociais?

Para realizar anúncios nas redes sociais, como no Instagram, por exemplo, é preciso disponibilizar uma verba pequena objetivando a promoção dos seus posts para que ele possa aparecer para um número maior de pessoas. 

A promoção pode ser realizada com diversos objetivos que são escolhidos de acordo com o conteúdo que você deseja promover dentro da sua estratégia de redes sociais. Assim, com esse anúncio, você poderá gerar:

  • Um número maior de visualizações para um conteúdo, como vídeo, fotos e outros;
  • Realizar o estímulo para ter mais interações com o público;
  • Ter a possibilidade de alcançar novas pessoas, e não somente aquelas que já te seguem;
  • Aumentar de maneira considerável as suas vendas;
  • Ter um maior número de acessos dentro do seu site; 
  • Captar leads para o seu negócio. 

As ações citadas são apenas algumas das possíveis dentro de cada rede. Porém, é importante lembrar que todas elas são realizadas em plataformas próprias seguindo sua lógica e claro, seus próprios valores. 

Porém, há exceções, como é o caso do Facebook Ads e do Instagram Ads. Eles são realizados pelo sistema da empresa Facebook e é dentro das plataformas que você poderá conhecer as formas possíveis para realizar as melhores estratégias. 

Utilize ferramentas da automação

Independente da sua decisão sobre qual plataforma utilizar para realizar os seus anúncios, é importante escolher uma que facilite os processos pensando em estratégias do marketing digital. 

A Systeme IO, por exemplo, vem sendo uma ótima aliada para quem deseja facilitar os processos. 

Com ela, é possível construir relacionamentos com as automações via E-mail Marketing, blog, sites e diversas outras funções. Assim, será possível realizar bons anúncios para atrair ainda mais visitantes e leads para o seu negócio. 

Vale a pena fazer anúncios em redes sociais?

Muitos ainda possuem dúvidas sobre anúncios nas redes sociais. Isso porque, ainda há receios se realmente esse tipo de estratégia é capaz de surtir bons resultados aos negócios. Por isso, agora você irá acompanhar as vantagens de anunciar nas redes sociais.

São diversos os benefícios proporcionados pelos anúncios nas redes sociais, como: 

  • Aumento nos seguidores de maneira mais rápida;
  • Realização de vendas para outros nichos diferentes daqueles que você já costuma vender; 
  • Concretização da estratégia e venda em múltiplos canais.

Entenda melhor cada uma delas agora!

Rápido aumento da base de seguidores

É muito importante que você entenda que o número de seguidores não irá aumentar da noite para o dia assim que você anunciar. 

Porém, com essa estratégia é possível fazer com que os seus posts cheguem a novos públicos, apresentando sua marca para pessoas que possivelmente consumiram

Trata-se então, de um impulsionamento que tem como objetivo alcançar um número maior de pessoas do que quando estamos falando do anúncio orgânico, ou seja, sem qualquer tipo de pagamento para tal propósito. 

Um dos grandes benefícios dos anúncios nas redes sociais é a possibilidade de negócios. Além disso, com eles também é possível aumentar sua credibilidade e ter o seu perfil notado por mais pessoas.

Isso acontece por conta das interações e número de seguidores que aumentam consideravelmente quando você passa a anunciar nas redes.

Possibilidade de vendas para outros nichos

Uma das únicas certezas que podemos ter é que é possível encontrar de tudo na internet: pessoas com todos os tipos de crenças e desejos, além dos mais variados tipos de comportamentos e interesses. 

Sendo assim, as redes sociais são os melhores lugares para testar e oferecer produtos e serviços para diversos nichos.

Quando você anuncia em redes sociais, ainda é possível segmentar o seu público de acordo com os interesses que você deseja atingir. 

Auxilia na concretização da venda em múltiplos canais

Se a sua marca possui uma estratégia clara de canal, a realização de anúncios nas redes sociais auxilia de maneira qualificada a concretizar esse objetivo.

Isso acontece da seguinte maneira: se a sua marca compreende que o Facebook é a plataforma que mais gera receita para a sua empresa, então os recursos de comprar precisam ser realizados diretamente por essa rede, fazendo anúncios focados em vendas.

Sendo assim, a sua estratégia será concretizada na rede social foco, garantindo a geração de melhores resultados para o seu negócio.

Maior acessibilidade nos seus anúncios

Não é segredo que os anúncios, além de ser uma ótima maneira de aumentar os seus resultados, ainda são totalmente acessíveis. 

Isso porque com pouco investimento, você consegue promover um post. Assim, você gasta o mínimo e ainda consegue obter um retorno.

Por isso, se você busca por uma estratégia eficiente e deseja ter melhores resultados nos seus negócios, faça anúncios. Não se esqueça de procurar por guias que auxiliem você, fazendo a otimização de cada um dos processos.