>>Quer bombar no Instagram? Então saiba como colocar música em vídeo e poste stories marcantes!

Quer bombar no Instagram? Então saiba como colocar música em vídeo e poste stories marcantes!

Publicado: 19 de junho de 2018 | Por: | Atualizado: 11 de novembro de 2019.

Colocar música em vídeo é essencial para deixar seu conteúdo engajador e atrair cada vez mais seguidores no Instagram. E para fazer isso é necessário utilizar os melhores aplicativos do mercado, caso queira se tornar referência no assunto!

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Saber criar vídeos para converter seus visitantes online em potenciais clientes é uma estratégia bastante assertiva, principalmente em canais como o Instagram.

Isso porque a rede social está cada vez mais popular, sendo referência, principalmente, por ter usuários bastante engajados.

Porém, não basta apenas postar um vídeo qualquer sem nenhuma edição ou preocupação com qualidade.

Pois para fazer sucesso na plataforma e conquistar possíveis clientes é necessário colocar na balança vários fatores para melhorar a qualidade do seu conteúdo, como o momento de colocar música em vídeo.

Mas qual será a forma certa de fazer isso? É possível mesmo sem ter experiência na edição de vídeo?

Calma, pois iremos responder a todas essas perguntas! Então dê só uma olhada nos tópicos abordados no conteúdo:

E-book - 50 dicas para dar início a uma campanha de marketing digital

A importância de colocar música em vídeo

Antes de explicar a importância dessa ação, tente se lembrar de seus principais momentos da vida ou até de seus filmes preferidos.

É difícil não associá-los a uma música, não é mesmo?

Tente, por exemplo, ver o GIF abaixo sem pensar no “Tema da vitória” da Fórmula 1 e a voz do Galvão Bueno dizendo “Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil!”.

Veja como é importante colocar música em vídeos no Instagram

Isso acontece porque o áudio tem a capacidade de influenciar emoções e ativar lembranças.

Com isso, podemos dizer que a ação de escolher músicas para fundo de vídeo serve para fixar um determinado conteúdo na cabeça do público.

Sabendo disso, por que não usar músicas para deixar seus vídeos mais atrativos e, com isso, criar vínculos com seus seguidores?

Se estiver a fim de fazer isso, vem com a gente, pois te daremos algumas dicas importantes para bombar seus vídeos no Instagram.

Saiba porque colocar música em vídeo do Instagram

Antes de explicar porque você deve colocar música em vídeo, precisamos falar da importância do Instagram para a sua divulgação.

A rede social focada, principalmente, na publicação de imagens e vídeos é uma ótima opção para trazer novos clientes à sua empresa.

Isso porque como seus usuários são bastante ativos, ela gera engajamento fazendo com que as informações circulem e cheguem a um grande número de pessoas.

Sendo assim, fica fácil entender porque você deve investir na publicação de seus conteúdos audiovisuais na plataforma.

“Ok, isso eu entendi. Mas por que é necessário colocar música em vídeo no Instagram?”

De uma maneira geral, colocar uma música em suas publicações, além de dar a chance de tornar mais profissional o seu trabalho com uma boa qualidade e seleção de áudio, também aumenta o engajamento das pessoas, afinal o conteúdo fica enriquecido e mais agradável ao público.

Sendo assim, ao investir em formas de aumentar a qualidade do seu material você estará aumentando as chances de conquistar a audiência e, consequentemente, mais clientes!

Mas para não restar nenhuma dúvida das vantagens dessa ação, resolvemos citar os 3 motivos principais para você investir nela. Confira:

1. Dá identidade aos seus vídeos no Instagram

Não é novidade para ninguém que a música é capaz de trazer diversos tipos de emoções ou ativar lembranças de alguma situação.

Quando ela é aliada a um vídeo, esse poder fica ainda maior, pois o cérebro humano consegue relacionar determinados sons com as imagens que está vendo.

Para ficar mais claro, vamos usar como exemplo o filme Dirty Dancing, ou “Dança Comigo” em português.

Lembra quando você o assistia na Sessão da Tarde e não tirava a música “Time of my life” da cabeça?

Saiba como colocar música em vídeo no Instagram para dar identidade ao seu conteúdo

Então, a intenção é que você faça a mesma coisa com seus vídeos no Instagram, colocando trilhas marcantes e capazes de trazer identidade ao seu conteúdo.

Isso porque ao colocar música em vídeo, você cria uma relação entre som e imagem que tem boas chances de ficar gravada na cabeça de seus seguidores e engaja-los para realizar uma compra.

2. Tira ruídos e outras imperfeições do vídeo

A ação de colocar música em vídeo também pode te ajudar a corrigir imperfeições no seu conteúdo, tirando ruídos e outros sons desagradáveis.

Para exemplificar, já pensou se você faz um grande evento para seus clientes, grava um vídeo mostrando a presença do público e, na hora de postar no Instagram, o conteúdo está cheio de barulhos inconvenientes?

Isso pode fazer seus seguidores não se interessarem pelo vídeo, pois esses barulhos, além de serem desagradáveis, podem passar uma ideia de conteúdo amador.

Ou seja, substituir ruídos e barulhos externos por músicas ou efeitos sonoros faz com que o usuário tenha uma experiência mais agradável, a qual será atrelada a imagem do negócio.

Por isso, ao adicionar música em vídeo é importante remover qualquer tipo de som que não agregue valor ao seu conteúdo.

Para isso, é necessário utilizar algum programa ou aplicativo de edição que, além de te ajudar a colocar uma música, consiga tirar todos os ruídos do vídeo.

3. Dá um aspecto profissional ao vídeo

Já citamos isso no começo do tópico, mas colocar música em vídeo pode passar a impressão de que seu conteúdo foi feito por pessoas especializadas, desde que o áudio seja de qualidade e alinhado à demanda do conteúdo.

Isso porque ao inserir uma música, seus vídeos no Instagram ficam com um padrão mais profissional, passando credibilidade à sua empresa.

“Mas por quê?”

Isso acontece, pois quando seus seguidores do Instagram acessam seus vídeos, eles percebem que aquele conteúdo foi planejado e não apenas filmado de qualquer forma e depois publicado sem nenhuma edição.

Com isso, você tem mais chances de aumentar seu número de seguidores, além de transformá-los em verdadeiros promotores da sua marca.

E aí, entendeu por que você deve colocar música em vídeo no Instagram? Agora saiba como fazer isso e poste conteúdos memoráveis.

Aprenda a colocar música em seus stories do Instagram

Saiba como colocar música em vídeo no Instagram

Até aqui você já viu como é importante colocar música em vídeo antes de postá-lo no Instagram.

Agora vamos te dar algumas dicas cruciais para você realizar essa ação e publicar Stories engajadores e marcantes.

Mas, para não atropelarmos tudo e te deixar sem entender nada, vamos te explicar o que é stories, caso você ainda não use essa ferramenta do Instagram.

Essa forma de postagem permite aos usuários publicarem imagens e vídeos no Instagram com até 10 segundos de duração.

Além disso, os conteúdos ficam disponíveis para visualização apenas dentro de um período de 24 horas.

Esse tipo de publicação é bem popular na rede social, principalmente porque geralmente trata de acontecimentos momentâneos, os quais geram mais curiosidade.

“Tá, mas e o que isso tem a ver com colocar áudio em vídeo online?”

Na verdade, tudo!

Isso porque, como já foi dito, você pode postar vídeos no stories, porém para deixá-los com mais qualidade é necessário colocar uma trilha sonora marcante.

Bom, depois de entender como funciona o stories, vamos te dar algumas dicas para você colocar música em vídeo e bombar no Instagram. Confira!

Escolha músicas que interajam com o vídeo

Lembra quando dissemos anteriormente que, ao colocar música em vídeo, você consegue criar uma identidade para o seu conteúdo?

Isso é completamente possível, porém sua trilha sonora deve ter tudo a ver com o vídeo postado.

Imagine a seguinte situação: você tem uma empresa de corrida de kart e está a fim de gravar stories de alguma corrida para divulgar sua marca.

Só que na hora de adicionar música em vídeo, ou seja, antes de finalizar a publicação, você escolhe uma trilha calma e parada.

Tem alguma coisa errada aí, não é?

Pode ter certeza que sim, pois as ações realizadas no vídeo devem coincidir com o ritmo da música de fundo.

Ou seja, no exemplo da empresa de kart, em vez de colocar uma música mais leve e tranquila, você pode apostar em algo mais agitado e que remeta a velocidade, por exemplo.

O importante é que o vínculo entre música e vídeo faça sentido para o espectador, ficando guardado na memória dele a ponto de o instigar a querer saber mais sobre a sua empresa e seu produto.

Cuidado com o corte da música

Como o stories só permite a postagem de vídeos com até 10 segundos, é necessário selecionar ou editar o tempo certo da música escolhida.

Isso para que o público não tenha a impressão de que foi feito um corte seco na música ao final do vídeo e tornar o áudio mais agradável.

Por isso, muitas vezes é recomendado usar uma música instrumental, ou seja, que não possua voz.

Dessa forma é mais fácil escolher um trecho da canção sem atrapalhar no andamento de vídeo.

Porém, caso prefira colocar uma trilha sonora com voz, tente editá-la da melhor forma possível, impedindo que o vídeo termine em um momento importante da música, por exemplo.

Uma dica importante é pegar apenas o refrão, usando-o para enfatizar uma mensagem do seu vídeo e contagiar o seu seguidor.

Cuidado com direitos autorais

Essa dica também pode fazer com que você ache melhor usar músicas instrumentais em vez de escolher os hits do momento.

Isso porque os direitos autorais podem se tornar um problema para você caso use uma música sem a autorização de um artista.

Por isso, é importante conhecer bons bancos musicais, ou seja, locais na internet, como o próprio Youtube, o qual você consegue baixar diferentes trilhas sonoras de maneira gratuita.

Para te ajudar, listamos abaixo alguns dos principais:

Porém, se ainda assim você preferir usar uma música famosa, tente verificar se os direitos dela são de uso livre ou peça a gravadora a permissão para usá-la.

Cuidado com as músicas do momento

Ao longo dos dois últimos tópicos, te mostramos porque a melhor opção, na maioria dos casos, é usar músicas instrumentais e retiradas de bancos da internet.

Porém, agora vamos te convencer de vez a não usar os hits do momento, salvo casos específicos.

Isso porque é possível que nem todos os seus seguidores curtam o mesmo estilo musical, fazendo com que alguns deles não gostem do vídeo apenas por sua trilha sonora.

Além disso, algumas músicas fazem um sucesso momentâneo, deixando sua ação de marketing datada, ou seja, refém de um determinado período.

Outro fator importante é garantir que a música escolhida seja apenas um complemento ao seu vídeo, não se tornando a parte mais importante do conteúdo.

Cuidado com o volume

Como já terminamos o tópico anterior dizendo que a música de fundo do seu vídeo não pode ofuscar o conteúdo em si, vamos continuar debatendo esse assunto.

Isso porque saber deixar a trilha sonora no volume certo é outro fator essencial na hora de colocar música em vídeo.

Já pensou se a música fica tão alta a ponto de assustar o público que assiste aos seus stories?

Pois é, isso seria ruim para a sua empresa, pois pode fazer com que seus seguidores não assistam o vídeo até o final.

Por isso, na hora de colocar áudio em vídeo online, a música deve estar com um volume razoável, podendo ser escutada pelos usuários do Instagram, mas sem assustá-los.

Agora, se você seguir essas dicas vai conseguir melhorar a qualidade dos seus vídeos e atrair cada vez mais seguidores por meio deles.

Porém, além de saber essas técnicas de como adicionar música em vídeo, você também precisa conhecer as melhores ferramentas do mercado para realizar essa tarefa.

Pensando nisso, fizemos um tópico com alguns dos aplicativos mais utilizados por quem quer colocar áudio em vídeo online.

Conheça os melhores aplicativos para colocar áudio em vídeo online

Descubra quais são os melhores apps para colocar música em vídeo

No tópico anterior te demos alguns conselhos para colocar música em vídeo antes de postá-lo no Instagram.

Porém, não adianta nada saber todas as teorias sobre a inserção de trilhas sonoras e não possuir uma ferramenta adequada para fazer isso.

Por isso, fizemos uma lista com os principais aplicativos de edição de vídeo e os separamos de acordo com suas possíveis necessidades.

Confira!

Sounds App

O Sounds App é um aplicativo para Android e iOS, o qual funciona como uma ferramenta de compartilhamento de áudio.

Isso porque ele permite que você aplique músicas nas imagens e vídeos e ainda os compartilhe diretamente no Instagram ou Snapchat.

Background Music For Video

O Background Music For Video é um dos aplicativos que mais facilitam a tarefa de colocar áudio em vídeo online.

Isso porque basta você subir o vídeo na ferramenta, escolher a música que deseja aplicar e juntar os dois.

InstaVid for Instagram

O InstaVid for Instagram é um aplicativo usado, principalmente, para juntar vídeos e imagens em um conteúdo só e fazer uma montagem.

Entre suas funções, a ferramenta também permite ao usuário colocar música em vídeo e postá-lo no Instagram.

Programas para computadores

Se você pretende adicionar música em vídeo e prefere usar computadores em vez de dispositivos móveis, fica tranquilo, pois também existem boas opções.

Windows Movie Maker

Se você não quer perder tempo procurando aplicativos e programas para colocar áudio em vídeo online e usa o sistema operacional Windows, o Movie Maker é uma boa opção.

A ferramenta tem uma interface simples e adequada para fazer edições simples, como inserir músicas para fundo de vídeo ou realizar pequenos cortes.

iMovie

Esse programa se equivale ao Movie Maker, porém está presente apenas nos computadores MAC.

Ou seja, se você trabalha com um PC da Apple e pretende colocar música em vídeo ou executar outras alterações no seu conteúdo, o iMovie também se mostra bastante útil.

Programas profissionais

Pode ser que você já entenda o básico de edição de vídeo e esteja procurando programas com opções mais completas e avançadas.

Se esse for o caso, indicamos o Adobe Premiere e o Sony Vegas, dois dos principais editores audiovisuais do mercado.

Quando bem utilizados, ambos podem ser ideais para colocar áudio em vídeo online com qualidade profissional.

E aí, anotou os nomes de todos esses programas e pretende usar algum deles nas suas próximas postagens?

Que bom, mas não se esqueça de antes analisar cada aplicativo e ver qual se adequa mais a sua necessidade.

Escolha a trilha sonora do seu sucesso!

E-book - Marketing no instagram para iniciantes

Neste conteúdo você viu como as músicas são capazes de melhorar a qualidade dos seus vídeos.

Além disso, recebeu algumas dicas importantes sobre como colocar música em vídeo e, com isso, postar stories marcantes para mitar no Instagram.

Ah, aqui também te indicamos os principais aplicativos do mercado para você caprichar na hora de escolher músicas de fundo para vídeo.

Por isso, depois de todas essas dicas, agora cabe a você definir a trilha sonora para o sucesso da sua empresa no Instagram e conseguir cada vez mais seguidores.

E se quiser saber ainda mais sobre a rede social, leia nosso conteúdo sobre como ganhar seguidores no Instagram e outras publicações sobre o assunto no blog da Ideal Marketing.

2019-11-11T11:26:02-03:00

Deixar Um Comentário

Diagnóstico Gratuito do seu Marketing Conheça a Plataforma Ideal Marketing