Cloud computing: entenda de uma vez por todas os benefícios que essa tecnologia pode trazer ao seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 23 de outubro de 2018 | Atualizado: 30 de agosto de 2019.

Está sem tempo de ler agora? Baixe este conteúdo e acesse offline

Cloud computing é uma tecnologia que veio para modernizar a forma como você administra a gestão de documentos e segurança de dados do seu negócio. Aproveite e otimize.

Se você é gestor de TI ou possui um negócio já deve ter ouvido falar sobre Cloud Computing.

Afinal quando se trata de tecnologia no mundo corporativo esse tipo de serviço têm ajudado muitas empresas e gestores a administrar melhor seus arquivos e otimizar tempo.

Sendo assim, quem não sabe absolutamente nada sobre Cloud Computing acaba buscando informações para saber e, quem sabe, pesquisa como implementar. Quem já utilizá fala sobre os frutos que vem colhendo.

Mas apesar de ser um tema totalmente atual e procurado, os serviços de nuvem ainda causam confusão em alguns profissionais no que diz respeito aos benefícios, contratação, modelos e segurança.

Por isso preparamos este conteúdo especialmente com o fim de esclarecer esses pontos, assim você poderá assimilar o assunto de forma mais completa e definir como o tema pode colaborar para o seu negócio. Vamos lá?

Relembre o que é cloud computing

Entenda o que é cloud computing

O armazenamento na nuvem é caracterizado pela oferta de recursos de TI por meio da internet e entregue conforme demanda.

Ao optar por um serviço de cloud computing o cliente paga apenas pelos recursos contratados e ativos em determinado período de tempo.

Para entender melhor: os serviços de nuvem se contrapõem ao modelo tradicional de computação, no qual as empresas precisavam investir em hardware, sistemas operacionais e softwares para conseguir rodar algum tipo de aplicação.

Isto é, no modelo tradicional o departamento de TI precisava se preocupar com cada item responsável por suportar uma aplicação: encomendar a compra, configurar, realizar a manutenção de toda a infraestrutura e licenciar os softwares.

Ao usar a cloud computing, essas preocupações são eliminadas, isso porque o provedor de soluções em nuvem é que será responsável por cuidar da infraestrutura, permitindo ao TI focar a utilização e otimização das aplicações da sua empresa.

Por que você deve aproveitar o cloud computing em seu negócio?

Conheça as vantagens do cloud computing

Conforme vimos acima o cloud computing trouxe uma nova perspectiva para a realidade tecnológica das empresas e de vários outros elementos da sociedade.

Agora é possível armazenar arquivos importantes na nuvem, garantir o backup periódico e ainda compartilhar com quem for necessário.

E essa é apenas uma das vantagens. Veja outras a seguir:

  • Mobilidade;
  • Otimização de processos;
  • Redução no investimento em hardwares: você paga quando e quanto utilizar o recurso;
  • Flexibilidade: você pode escalar e determinar qual a sua demanda com apenas alguns minutos de antecedência;
  • Velocidade e agilidade: você pode acessar os recursos de TI com apenas um clique, diminuindo o tempo para disponibilizá-los de semanas para minutos;
  • Redução de gastos em manutenção: com a computação em nuvem, você pode focar nos seus clientes, em vez de preocupar-se com manter sua infraestrutura de TI funcionando adequadamente.

Perceba que os benefícios contemplam aspectos importantes como economia de investimento, recursos e tempo.

Ou seja, bens preciosos para o andamento de um negócio.

Desfrute as vantagens da praticidade

Bem, os serviços de nuvem são mais um dos benefícios trazidos pela tecnologia e seus avanços constantes.

Mas não se engane, embora pareça, não é algo totalmente simples.

Salvar fotos no drive e compartilhar com os amigos é uma das possibilidades mais comuns e usuais que o serviço de computação em nuvem dispõe, mas não é a única.

Quando analisamos pelo lado empresarial as alternativas e planos de serviços são maiores e mais complexos, portanto exige o acompanhamento de um profissional especializado.

Conforme vimos as vantagens são inúmeras, então analise com cuidado e atenção o assunto e se ainda tiver restado alguma dúvida de cunho mais técnico não deixe de contatar desde já o especialista.

Não deixe para amanhã a facilidade que pode ser implantada agora em sua empresa!

Compartilhe nas Redes Sociais!