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O que é ciclo de vendas? Entenda como diminuir as etapas para lucrar mais!

Publicado: 14 de junho de 2019 | Por: | Atualizado: 11 de julho de 2019.

Saber o que é ciclo de vendas é essencial para as empresas que querem melhorar seus resultados e lucrar. Só quem domina suas etapas e sabe como otimizá-las consegue se destacar no mercado e se tornar referência.

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As vendas são uma parte importante de qualquer negócio, afinal elas geram a receita necessária para manter a empresa e realizar os investimentos necessários para o seu crescimento.

Por isso, conhecer as etapas do ciclo de vendas é importante para que consiga enxergar pontos de otimização para proporcionar uma experiência melhor a seus consumidores.

Dessa forma, é possível não só conquistar mais clientes, como também retê-los para construir uma base sólida de consumidores!

E aí, quer saber como lucrar mais? Então, conheça a seguir as etapas do ciclo de vendas e descubra como diminuí-las!

O que é o ciclo de vendas?

o que é ciclo de vendas

Chamamos de ciclo de vendas o tempo gasto pela sua empresa para fechar um negócio e conquistar mais um cliente.

Isso significa que ele compreende todos os estágios da sua estratégia para ganhar novos consumidores, desde a prospecção até o pós-venda, momento decisivo para convencer essas pessoas a voltar a fazer negócio com você.

Ficou um pouco confuso? Vamos então ao próximo tópico para entender melhor as etapas do ciclo de vendas e como elas devem funcionar na sua empresa.

1. Prospecção

Como falamos anteriormente, o conceito de o que é ciclo de vendas engloba diversos passos dos quais o sucesso do seu negócio depende.

Então, para começarmos a destrinchar essa estratégia, devemos falar da primeira etapa, a prospecção.

Aqui, a principal tarefa é encontrar entre o público em geral pessoas que possuem mais afinidade com a sua área de atuação e, assim, mais chances de fazer negócio com você.

Dessa forma, é essencial que a sua empresa desenvolva uma persona, isso é, o perfil semi-fictício do seu cliente ideal, desenvolvido a partir de pesquisas entre seus atuais consumidores.

Com isso, você consegue ter informações importantes sobre seus gostos e preferências a fim de utilizá-las na hora de encontrar e atrair esses potenciais clientes, que chamaremos de leads a partir de agora.

Além disso, esses dados pessoais também serão aproveitados nas próximas etapas, como poderemos ver a seguir.

2. Contato inicial

Depois de atrair potenciais clientes, é hora de entrar em contato com seus leads. Para tanto, você pode enviá-lo um email ou realizar uma ligação, por exemplo.

O importante que a comunicação aconteça de forma que respeite as preferências da sua persona e seja a menos invasiva possível, para não “espantar” esse possível cliente.

Feito isso, é hora de preparar seus leads para as próximas etapas do funil de vendas.

3. Qualificação

Chamamos de qualificação o processo no ciclo de vendas de separar os leads que tem real interesse de compra daqueles que ainda não estão prontos ainda para se tornar um cliente.

Mas é importante ressaltar que isso não significa que você deva descartar essas pessoas, aliás, muito pelo contrário!

A sua tarefa é continuar qualificando esses leads que ainda não estão pronto, enviando conteúdos sobre a sua empresa para que fiquem no seu radar.

Dessa forma, você ajuda essas pessoas a amadurecerem a sua decisão de compra para um dia se juntarem ao seu grupo de clientes.

4. Apresentação

Depois da qualificá-los, é hora de apresentar-se ao seu lead como solução para o seu problema.

Isso significa então que é hora de acontecer o primeiro contato da sua equipe de vendas com esse possível cliente para, enfim, convertê-lo.

Sendo assim, é nesse momento que acontece as demonstrações de produto, ressaltando as suas qualidades de acordo com os problemas da sua persona.

Feito isso, se tudo ocorrer bem, apresenta-se então uma proposta formal de negócio para que o lead possa avaliar, mas isso é assunto para o próximo tópico.

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5. Avaliação

Dentro do ciclo de vendas, é importante dar um tempo para que o lead possa avaliar a proposta feita pela sua empresa, e é exatamente sobre isso que essa etapa retrata.

Isso vale principalmente para casos que um negócio vai ser fechado entre empresas, pois normalmente estão envolvidos produtos mais complexos, mais caros e com contratos com longo tempo de duração.

Sendo assim, em alguns casos é possível que sejam realizadas reuniões nessa etapa do ciclo de vendas, para que seja possível esclarecer qualquer dúvida que possa estar impedindo o fechamento de negócio.

6. Fechamento

Se tudo deu certo nas outras etapas do ciclo de vendas, é nessa que o cliente toma uma decisão favorável a sua empresa e fecha negócio com a sua empresa.

Além disso, é importante que você faça uma apresentação do seu produto e detalhe os primeiros passos para a sua utilização.

Dessa forma, a implementação dele pelo cliente fica mais fácil e aumenta as chances dele ficar realmente satisfeito com o serviço prestado pela sua empresa.

7. Pós-venda

Se você acha que o fechamento deveria ser a última das etapas do ciclo de vendas, saiba que não poderia estar mais enganado.

Isso porque o pós-vendas é um estágio crítico para o sucesso da sua estratégia, pois quando bem-feito, pode te ajudar a fidelizar um cliente e convencê-lo a voltar a fazer negócio com você.

Por isso, é importante que você realize pesquisas de satisfação para medir a satisfação dos consumidores com o seu produto e a sua experiência durante as etapas do ciclo de vendas.

Assim, é possível utilizar essas informações para otimizar o processos e aumentar suas chances de sucesso.

Descubra como diminuir o processo do ciclo de vendas

Descubra como diminuir o processo do ciclo de vendas

Primeiro, é importante esclarecer que diminuir o processo, não significa pular algumas etapas do ciclo de vendas.

O que é possível fazer é otimizar os estágios de forma que aconteçam de forma mais rápida e também que, ao chegarmos à última fase, não seja necessário voltar a primeira e fazer com que esse cliente continue comprando com a sua empresa.

Para tanto, existem dois pontos chaves que a sua empresa precisa se atentar: a qualificação de leads e a fidelização de consumidores.

Produza conteúdos relevantes para educar seus leads

Quando falamos em qualificar melhor seus leads, isso significa educá-los adequadamente sobre sua área de atuação, a fim de que entendam o valor do seu produto.

Isso ganha ainda mais relevância quando lembramos que estamos na era da informação, onde a maioria das pessoas realizam pesquisas antes de comprar um produto ou serviço.

Por isso, metodologias como o Inbound Marketing têm ganhado cada vez mais espaço, pois ela respeita os novos hábitos do consumidor e vê na produção de conteúdo relevante uma oportunidade de educar o seu mercado e ganhar a sua confiança.

Sendo assim, além de conhecer bem a sua persona, estude também a jornada do consumidor para produzir materiais que esclareçam as dúvidas que possam surgir em cada uma das etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra).

Dessa forma, seus leads chegarão a sua equipe de vendas mais bem preparados, encurtando as etapas do ciclo de vendas seguintes.

Fidelize seus clientes para ganhar fãs da sua marca

Como já mencionamos ao longo do texto, realizar ações de pós-venda é essencial para o futuro das vendas do seu negócio.

Isso porque proporcionar uma boa experiência ao consumidor durante as etapas do ciclo de vendas é essencial para que ele se sinta confortável em voltar a realizar compras na sua empresa.

Para tanto, é importante que você faça pesquisas entre eles periodicamente. Assim, é possível ter uma boa ideia da opinião geral e quais melhorias ou inclusões precisam ser feitas nas etapas do ciclo de vendas.

Com isso, você ainda ganha um aliado na prospecção de clientes, pois clientes satisfeitos tendem a recomendar o produto ou serviço que gostou para seus conhecidos.

Ou seja, assim você estará fidelizando sua base de consumidor e ainda economizando na hora de conquistar novos!

Já conhece as etapas do funil de vendas? Então mãos à obra!

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Neste conteúdo você viu que ciclo de vendas é o tempo gasto pela sua empresa para conquistar novos clientes e conheceu todas etapas que compreendem esse processo.

Além disso, te mostramos todos os macetes necessários para fazer com que seus leads passem de um estágio a outro de forma que melhore os resultados da sua empresa.

Por fim, você descobriu alguns segredos para otimizar as etapas do ciclo de vendas para qualificar melhor seus possíveis clientes e gerar mais oportunidades de negócio.

Então, agora é hora de pegar nossas dicas e colocar as mãos na massa! E se quiser potencializar seus resultados, confira o conteúdo sobre redução de custos!

2019-07-11T17:11:29-03:00

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