Saiba o que faz um analista de Marketing e como ele pode colaborar para a valorização da sua marca!

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Publicado: 6 de setembro de 2018 | Atualizado: 8 de março de 2022.

O analista de Marketing pode ser o colaborador que faltava para tornar a sua marca mais reconhecida diante do público. Saiba quais são as habilidades desse profissional e conte com estratégias mais efetivas.

Com um mercado ficando cada vez mais competitivo e consumidores mudando seus hábitos de compra constantemente, o departamento de Marketing se vê com desafios que vão se intensificando na mesma medida.

Isso porque as estratégias de divulgação precisam receber mais atenção e visão estratégica, do contrário passarão despercebidas.

Por isso a área de Marketing tem buscado fortalecer e aperfeiçoar seus planos e ações.

Para isso o setor precisa se modernizar, além de contar com uma equipe marketing profissional de excelência – seja voltada para o mercado B2C ou para o marketing B2B.

Só assim há chances de caminharem todos juntos num percurso que se destaque do restante do mercado.

E claro, além de caminharem juntos é necessária a presença de profissionais específicos e capacitados para supervisionar e aprimorar constantemente as estratégias postas em prática.

Afinal, resultados que não são mensurados podem ser uma verdadeira bomba-relógio.

Sendo assim, vem com a gente saber o que um analista de Marketing faz e como ele pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio!

O que um analista de Marketing faz?

Saiba o que faz um analista de marketing

O analista de marketing digital e dos tipos de marketing em geral é responsável pela analise e acompanhamento contínuo das estratégias e resultados da área dentro da empresa.

De modo geral, esse profissional é contratado para planejar, desenvolver e monitorar ações de Marketing, divulgação e relacionamento em diversos canais, principalmente no ambiente online – ainda mais se o negócio tem como objetivo focar e investir nesse meio.

Para isso é necessário que esse colaborador possua vasto conhecimento das possíveis e mais eficientes estratégias do marketing profissional. Ou seja, além de ter tato para criar ações direcionadas ao seu público é preciso que não fique preso a oferecer o famoso “mais do mesmo”.

Afinal, quando falamos de alcançar o sucesso e o primeiro lugar no mercado, estamos falando de mensagens e comunicações diferenciadas, capazes de atingir o consumidor certo no momento exato.

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Vale pontuar também que esse profissional de marketing precisa ter uma visão macro e bem estruturada dos resultados esperados, portanto, é necessário saber trabalhar com retornos de curto, médio e longo prazo.

Mas esse colaborador trabalha sozinho?

Depende. Na verdade não há uma regra, tudo dependerá da realidade da empresa e do quanto ela pode investir no departamento.

Mas na maioria das organizações há uma equipe completa em talentos, mas sem precisar necessariamente de muitas pessoas, para atuar nas demandas diárias integrando o papel do analista de marketing e colaborando com ele.

Habilidades desse profissional de Marketing

Saiba quais habilidades deve ter um analista de marketing

Agora você pode estar se perguntando quais são as habilidades de um marketing profissional desse gabarito.

Afinal, como checar se um candidato é o mais capacitado a ocupar esse cargo desafiador em tempos tão delicados para o Marketing?!

Não se preocupe, é só dar uma olhadinha na descrição abaixo e conhecer algumas das competências cruciais de um bom analista marketing digital:

  • Excelente comunicação verbal e escrita;
  • Possuir e estimular uma intuição criativa e inovadora;
  • Afinidade com canais de bom alcance, principalmente mídias sociais;
  • Capacidade de analisar dados, elaborar relatórios e resultados, além de fazer melhorias baseadas nos dados coletados;
  • Organização e proatividade;
  • Estar sempre antenado às frequentes mudanças do marketing digital;
  • Agilidade de percepção e reação à tendências e oportunidades do mercado.

Como um analista de Marketing pode colaborar para o andamento do seu negócio

Saiba mais sobre as atividades de um analista de marketing

Bom, depois de saber o que faz um profissional de marketing com capacidades analíticas fica mais fácil imaginar como ele pode colaborar com o fortalecimento do seu negócio diante dos consumidores, certo?

Afinal, vimos também quais são suas habilidades específicas, portanto imagine só:

Ter alguém que possua uma visão 360°, com talentos próprios de comunicação, sempre por dentro das tendências do mercado e expectativas do público.

Agora some tudo isso a uma performance de trabalho focada em resultados e valorização da marca.

Sim, é simplesmente tudo isso que a sua empresa pode conquistar tendo o suporte de um colaborador completo que busca aprimoramento constante para oferecer cada vez mais ações de destaque e valor.

Já sabe o que um analista Marketing digital faz? Tenha um departamento melhor estruturado!

Agora você já pode colher as vantagens de ter um departamento de comunicação integrado por um profissional de Marketing completo e versátil!

Afinal, vimos juntos ao longo deste conteúdo o que um analista de marketing faz e o quanto ele pode colaborar para a valorização da sua marca no mercado.

Para isso descobrimos que ele possui algumas habilidades especiais como capacidade analitica, comunicação dirigida, agilidade para reagir à desafios e oportunidades etc

Além do mais, esse profissional tende a crescer cada vez mais, levando a sua marca nesse caminho promissor.

Sendo assim, observe a realidade do seu negócio, entenda como um analista com esse potencial pode colaborar para o andamento dele, e integre sua equipe com colaboradores cada vez mais diferenciados!

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