A primeira coisa a se fazer antes de vender online

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Publicado: 9 de novembro de 2021 | Atualizado: 11 de novembro de 2021.

No senso comum, a primeira coisa a se fazer antes de vender online é desenvolver o produto ou serviço. Porém, antes mesmo de desenvolver e aprimorar o que você irá vender, vem um “detalhe” que muitos ignoram, seja por preguiça ou porque subestimam esse detalhe. 

Na verdade, o primordial em toda a sua campanha é: A PESQUISA. 

Se você já nos acompanha, já deve saber como fazer uma pesquisa de persona, como nós fazemos esta pesquisa e como fazer uma pesquisa de mercado eficaz para a sua empresa vender online. 

E não é atoa que estas pesquisas sejam tão importantes e primordiais, os maiores players do mercado digital, grandes empresas que faturam múltiplos 7 dígitos ao ano têm como principal planejamento a pesquisa. 

Muitas empresas têm equipes próprias voltadas para a pesquisa. 

Mas você sabe como e onde pesquisar a persona de forma direcionada a pesquisa de mercado? E o melhor: você sabe como fazer estas pesquisas de forma estratégica, a fim de aprimorar o seu produto? 

Então, siga estas dicas e estratégias para você usar antes de começar a vender online seus produtos ou serviços.

Por onde começar – Pesquisa de Mercado

Por onde começar na sua pesquisa? 

Primeiramente, é preciso fazer uma profunda pesquisa de mercado. Para ilustrar melhor, suponha que você queira vender biquínis Plus Size. 

Antes de tudo, faça a pesquisa de acordo com esta pequena relação:

1. Liste seus concorrentes

Já ouviu falar que seu concorrente não é seu inimigo? Pois é, agora você saberá como o concorrente da sua marca pode se tornar um grande aliado. 

Para saber analisar estrategicamente o seu concorrente, faça uma pesquisa básica no Google.

Os primeiros resultados, obviamente, são os anúncios. Mas note os nomes das lojas que estão anunciando. Entre nos sites destas lojas e analise os produtos, os textos que usam, o design da página, etc. 

Sendo sites de lojas relevantes, analise bem a estrutura. Preste bastante atenção nas estratégias de SEO também, como o link building, palavras-chave, títulos e subtítulos, etc. 

Posteriormente, entre nas Redes Sociais das lojas que você encontrou listadas no Google. Entre no Instagram, Facebook, YouTube, Pinterest, etc.

 

Entrando nas Redes Sociais de lojas que você viu no Google, aparecerão outros perfis de lojas do mesmo segmento. 

Tire o dia ou várias horas para selecionar uma boa quantidade de empresas relevantes do mesmo nicho. Num primeiro momento, foque nas lojas com maior alcance e engajamento (número de comentários, presença e frequência de postagens, seguidores e outros). 

Selecione também empresas de outros países, empresas reconhecidas mundialmente.

Fez uma relação bem rica de concorrentes? Hora de passar para a outra etapa:

2.Analise os produtos

Agora que você já tem uma lista completa das empresas que vendem o mesmo produto que você quer vender online, é hora de conhecer os produtos. 

Nesta suposição, você irá lançar biquinis Plus Size, portanto, é natural que analise os mesmos produtos, mas também dê uma olhada superficial dos outros produtos. 

Esta etapa é para se inspirar nas lojas que você selecionou. Pegue e misture diferentes ideias de produtos para aprimorar suas próprias ideias. 

Mas cuidado! Não é para plagiar, é apenas para ter inspiração e fazer novos produtos de acordo com a sua criatividade.

Cada um tem sua originalidade, é o que torna a sua marca única. 

3.Analise os anúncios

Agora vá ao campo de batalha! Veja os anúncios de seus concorrentes de forma estratégica. 

Primeiramente, você deve saber como e onde ver os anúncios. 

A primeira forma você já conhece: pesquise no Google o nicho que você trabalha. 

Esteja atento à palavra “Anúncio”. Pesquise também na aba Shopping do Google. 

Outra forma de ver os anúncios, é acessando o site Ads of the World. Este é um site completo com armazenamento de vários anúncios pelo mundo, com listas dos mais bombados, etc. 

No site, pesquise pelo nome do seu nicho. A ferramenta lhe dará filtros como País, Tempo, tipo de mídia e indústria, além de categorizar com diferentes tags. Segue o print abaixo:

O site está em inglês, mas nada que o Google Tradutor não resolva!

Mais uma plataforma para você ver anúncios dos concorrentes é o próprio Facebook, que é a Rede Social que as marcas mais usam para fazer anúncios. 

Para stalkear a empresa concorrente, entre na Biblioteca de Anúncios do Facebook.

Pesquise pelo nome do nicho, da empresa, do produto, etc.

Pronto, agora é só selecionar os anúncios que mais te chamaram a atenção, ou mesmo selecione todos os anúncios. Se quiser saber mais, clique em Ver detalhes do anúncio.

Lembrando que estes anúncios não aparecem apenas no Facebook, mas também no Instagram. 

E falando nessa Rede Social, há uma forma de descobrir os anúncios das marcas no próprio app do Instagram no celular. É bem simples. 

Basta entrar no perfil da marca no Instagram e apertar nos 3 pontinhos na parte superior direita.

Aperte em Sobre esta conta e logo em seguida em Anúncios ativos.

Prontinho, você pode observar os anúncios das marcas concorrentes pelo celular, sem complicação. 

Assim como as outras etapas, a de análise de anúncios deve ser bem demorada. Você deve pesquisar todas as empresas que selecionou, e, principalmente, analisar como estas empresas fazem anúncios. Ou seja, analise os textos, as estruturas de persuasão que usam, os gatilhos mentais, as headlines, as fotos (escuras, claras, o ambiente, etc), identifique as promessas que usam, as emoções que despertam… 

Enfim, analise cada vírgula das legendas e cada pixel de imagem ou vídeo. 

É assim que você analisa de forma eficaz e estratégica o mercado, as marcas relevantes, os produtos. 

Agora que você já fez a pesquisa de mercado, vamos ao pesquisa do seu cliente dos sonhos: 

Por onde começar – Pesquisa de Persona

Sem saber quem é seu cliente ideal, você terá muitos problemas em fazer vendas. Por isso, agora que você tem consciência de como seus concorrentes agem e vendem, é hora de encontrar a persona perfeita para o seu negócio. 

Há várias dicas de perguntas estratégicas para você usar em Caixinhas de Perguntas, por exemplo. Mas e se você não tiver seguidores suficientes para entender como o seu público funciona? 

Considerando que você irá começar seu negócio agora, sem muita audiência, terá que ver como o cliente perfeito age, o que ele curte, quais os seus desejos e medos, o que o inspira, etc. 

Continuando com o exemplo, você quer vender online biquínis Plus Size. 

Pela lógica, o público será feito majoritariamente de mulheres gordas. Mas esta é uma conclusão superficial. Você deve, novamente, tirar dias para estudar a fundo o que o seu cliente perfeito quer. 

Pesquise no titio Google

Neste caso, pesquise por artigos ou vídeos que falam mais sobre um assunto pertinente do seu nicho. 

Para ter ideias de termos, use o site Answer the Public.

Essa ferramenta funciona da seguinte forma: escreva o termo do seu nicho e o site te apresenta diversas ideias de assuntos e termos. 

O Answer the Public também funciona muito bem para quem busca novos assuntos para produzir conteúdos. 

Lembrando que é um site desenvolvido em inglês, então use o tradutor. Apesar de que é possível mudar o país e o idioma.

Veja a quantidade de ideias para pesquisas e produção de conteúdo. Agora é só pesquisar no Google algumas ideias.

Veja blogs e leia o que os produtores de conteúdo têm a dizer, mas o principal aqui são os comentários. Note o que o público diz. 

Veja vídeos no YouTube também. 

Selecione os vídeos mais curtidos e assistidos para ver os comentários. 

Analise a forma, as gírias que as pessoas que gostam desse tipo de conteúdo escrevem. Analise comentários que tenham medo, desejos. 

Entre nas Redes Sociais dos seus concorrentes (que você selecionou na pesquisa de mercado), veja os comentários nas postagens. Veja se no site de seus concorrentes há espaços de avaliação de produto. Assim, você também analisará as críticas dos compradores dessas marcas.

Outra boa estratégia é entrar em grandes Marketplaces como Shoppe, Amazon, Lojas Americanas, Mercado Livre, Enjoei, Aliexpress, etc. 

Pesquise pelo produto que você irá vender online e leia atentamente as avaliações dos clientes. 

Depois de dias analisando vários comentários, você notará padrões de linguagem, de medos, desejos, críticas, etc. 

Use esses padrões ao seu favor! Com os problemas, críticas e desejos que encontrar várias vezes nos comentários que lê, faça anúncios usando gatilhos mentais que exploram dores e desejos, produza conteúdos e até mesmo aprimore seu produto para atender aos desejos do seu cliente perfeito. 

Pronto, agora sim você poderá montar suas estratégias de vendas, de conteúdo e parcerias! 

Você pode aplicar em suas redes sociais, no YouTube, nos anúncios, no seu blog, etc.

Agora, tire vários dias para fazer estas pesquisas para o seu nicho.