Vendarketing: tenha resultados incríveis alinhando os setores de marketing e vendas

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Publicado: 3 de março de 2020 | Atualizado: 5 de março de 2020.

Vendarketing (ou vendas + marketing) é a estratégia que você precisa para aumentar seu potencial de geração de receita.

Já pensou em unir dois dos principais setores geradores de receita da sua empresa?

Estamos falando do alinhamento entre Marketing e Vendas, conhecido como Vendarketing.

Mas afinal, o que essa junção pode representar na prática? Você consegue imaginar?

Preparamos este conteúdo para te explicar como aplicar essa metodologia em seu negócio e ter resultados ainda melhores do que já teve ou imaginou!

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O que é Vendarketing

Você ainda não sabe o que é Vendarketing? Bom, estamos aqui para te salvar.

A estratégia de Vendarketing se baseia na junção de dois termos e áreas: Vendas e Marketing.

Seu objetivo é manter o alinhamento e proximidade entre Marketing e Vendas para que ambos consigam extrair o máximo de suas atividades, aumentando o potencial de geração de receita de um negócio.

Mas, embora pareça, Vendarketing não é uma novidade para muitas empresas de sucesso.

Isso porque Vendarketing já é conhecido há muito tempo por outros países: em inglês é chamado de Smarketing, que também é a junção de Vendas (Sales) e Marketing.

Mas no Brasil, essa realidade vem ganhando cada vez mais o mercado aos poucos, pois os empreendedores já começaram a entender os benefícios de ter Marketing e Vendas como aliados.

E para entender ainda melhor como essa junção de Vendarketing funciona na prática, precisamos entender como é o trabalho de cada um desses times: marketing e vendas.

O papel de Marketing e Vendas em um negócio

É bem simples entender a função de uma equipe de vendas: como o nome diz, o foco é fazer a empresa vender.

Porém, quando se fala em marketing, as respostas sempre variam entre fazer com que a empresa seja conhecida, criar anúncios para potencializar os resultados da equipe de vendas, cuidar dos canais de comunicação da empresa e outras diversas estratégias voltadas ao consumidor e a visão da marca no mercado.

E de fato todas essas ações e outras são possíveis para uma equipe de marketing, mas esse setor basicamente é o meio de atingir um objetivo geral: fazer a empresa vender mais!

Então, consegue perceber como vendas e marketing têm o mesmo objetivo final, por mais que atuem em diferentes atividades? A diferença está na forma como cada equipe executa sua função.

Por isso é tão importante os dois times estarem bem alinhados. Aí entra o que o mercado vem chamando de Vendarketing.

Porque utilizar técnicas de Vendarketing

O básico já foi bem explorado até aqui, certo? Você já deve ter percebido que o principal objetivo do Vendarketing é manter o alinhamento entre as equipes de vendas e marketing.

Mas por que isso é tão importante? Entenda a partir de agora:

Para melhorar a experiência dos seus potenciais clientes

O primeiro ponto atingido na sua empresa com o alinhamento de marketing e vendas com uma estratégia de Vendarketing é a experiência dos seus potenciais clientes.

Isso porque se torna possível alinhar o discurso. Tanto em marketing quanto em vendas, seu lead deve sentir que está falando com a mesma empresa, sem quebra de expectativas, ou troca de informações erradas.

Para melhorar a comunicação entre as equipes

Com o alinhamento entre marketing e vendas, o Vendarketing, os dois times estarão mais próximos e, com isso, alinhados também em relação às entregas de resultados.

Desse modo, a passagem dos leads pelo funil de vendas é agilizada, assim como a resolução de problemas.

Isso porque as equipes conseguem, assim, trabalhar de forma mais eficiente e na mesma direção.

Para garantir que você não perca nenhuma oportunidade

Outro ponto importante do Vendarketing é o impacto nas metas da sua empresa. Você pode achar que “quanto mais leads melhor”, mas essa frase não é uma verdade.

Saiba que a melhor meta que um time de marketing pode ter é gerar o número de oportunidades que o time de vendas precisa e dá conta.

Pois gerar oportunidades a mais do que sua equipe é capaz de atender pode prejudicar seus resultados a longo prazo, já que esses leads esfriam, ou seja, não estarão mais tão preparados para realizar uma compra quanto antes.

Neste ponto, a estratégia de Vendarketing ajuda a equilibrar essa balança, sem perdas de oportunidades e atingindo o máximo potencial da sua empresa.

Para estabelecer metas realistas

Para estabelecer metas é necessário ter métricas. Assim, você saberá exatamente quantas oportunidades o seu time de marketing consegue gerar e como elas se convertem em vendas.

Apenas dessa forma você poderá calibrar as sua ações e apostar no que está trazendo resultados positivos e deixar de investir em tudo que está gerando retornos negativos.

Para ter previsibilidade

Ao apostar na estratégia de Vendarketing, você ainda ganha em previsibilidade, o que afeta diretamente a saúde financeira do seu negócio.

Isso porque será possível calcular quanto o seu time irá gerar de receita nos próximos meses, agindo sempre de maneira preventiva.

Ou seja, você sempre saberá exatamente o que precisa fazer e onde precisa investir para vender mais!

Como aplicar o Vendarketing na sua empresa

Após saber quais são os benefícios da estratégia de Vendarketing para o seu negócio, é hora do próximo e tão importante passo: saber como colocá-la em prática!

SLA

Aqui está o divisor de águas para os seus times de vendas e marketing, o SLA, ou Service Level Agreement. Essa é basicamente a essência de Vendarketing.

É um conjunto de regras que evita fatores subjetivos capazes de fazer um time culpar o outro, caso objetivos não sejam alcançados. Conheça alguns exemplos:

No caso de Marketing, é necessário a captação de dados como, por exemplo:

  • Definir quais informações fazem um lead válido para vendas;
  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Se tem ou trabalha em uma empresa com mais de 10 funcionários;
  • Ter um faturamento mínimo de R$ 100 mil/mês;
  • Com isso, gerar mensalmente 100 leads válidos para o time de vendas.

No caso de Vendas, é necessário agir como, por exemplo:

  • Entrar em contato com cada lead em no máximo 1h após ela ser passada pelo marketing;
  • Tentar pelo menos 4 conexões antes de desistir de um lead.

Quando regras assim estão bem definidas, os papéis de cada departamento ficam claros e mensuráveis.

Por último, lembre-se de avaliar os SLAs de Vendarketing de tempo em tempo, para ver se é possível melhorá-los para que tragam resultados ainda melhores.

Reuniões periódicas

Para garantir que esse alinhamento de Vendarketing não se perca, realize pelo menos uma reunião a cada 15 dias. É muito fácil voltar ao modo anterior e perder todas as intervenções feitas.

A partir daí, é importante saber se as métricas estão acompanhando bem os objetivos do mês, como está a qualidade das oportunidades geradas e como os times podem se ajudar.

Alinhamento de métricas

Todas as pessoas envolvidas no alinhamento entre marketing e vendas (Vendarketing) devem ter objetivos específicos e numéricos.

Além disso, a performance de cada departamento em cada etapa do processo deve ser medida para que seja possível entender pontos de falha e oportunidades.

E aí, pronto para se jogar no Vendarketing?

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Neste conteúdo você aprendeu muito sobre a estratégia de Vendarketing e que o alinhamento entre marketing e vendas é uma estratégia que pode levar seu negócio aos melhores resultados.

Primeiramente, conceituamos a estratégia de Vendarketing que une vendas e marketing, além do papel de cada uma das funções.

Na sequência foi a vez de saber como utilizar a técnica e como ela pode estar, na prática, dentro da sua empresa!

E agora que você já é um expert em Vendarketing, que tal aprender ainda mais e conhecer estratégias para geração de resultados melhores ainda?

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Bons negócios!

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