Só camisa 10: TOP 5 exemplos de sucesso de futebol marketing no Brasil

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Publicado: 2 de outubro de 2018 | Atualizado: 29 de agosto de 2019.

Entender o cenário do futebol marketing é essencial para quem deseja se destacar no considerado país desse esporte tão amado. Vem ver estes 5 exemplos de sucesso e se inspire para criar ações mais assertivas!

Mudar é sempre difícil, pois isso exige que você deixe a segurança e o conforto da situação atual para ir em busca de um diferencial e um cenário totalmente desconhecido.

É exatamente assim que os clubes brasileiros se sentem em relação ao Marketing Esportivo, pois mesmo que essa seja uma prática atual, ainda há muito para se explorar aqui.

Isso porque desde a profissionalização do futebol no país em 1933 há duas fontes de receita bem exploradas: a arrecadação de bilheteria e a negociação de jogadores.

Mais a frente, com o advento da televisão, podemos ainda inserir nessa lista as cotas de direitos de transmissão para engrossar o bolso dos cartolas.

Era de se esperar que durante todo esse tempo o Marketing se desenvolvesse nessa atividade, entretanto estamos falando de um dos produtos mais difíceis de se trabalhar.

Embora o fator emoção ajude, para o Marketing Esportivo no futebol prosperar é preciso ter um produto de extrema qualidade – e nós sabemos que essa não é a nossa realidade.

Afinal de contas há muito tempo viramos um celeiro de exportação de jogadores para times como Barcelona, Real Madrid, Manchester United, entre outros gigantes, os quais conseguem ser referência na prática do Marketing no futebol graças a tantos talentos.

Mas mesmo com esse cenário desalentador no futebol marketing, ainda sim é possível conseguir ter sucesso ao investir nessa área, basta saber explorar o melhor que temos oferecer aqui.

Para isso, lembre-se que para a parceria entre marketing e futebol funcionar, a sua estratégia deve se equilibrar em um tripé formado por vender, comunicar e relacionar.

Entretanto, para que a venda aconteça, é preciso saber se comunicar e relacionar muito bem com o seu público, assim o sucesso fica bem mais próximo.

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E a fim de que você veja que essa não é uma missão impossível, separamos aqui 5 cases de sucesso do Marketing no futebol brasileiro para te inspirar. Confira!

1. Meu sangue é rubro-negro – Esporte Clube Vitória e Penalty

Para começar a nossa lista sobre futebol marketing, o nosso primeiro case de sucesso é uma ação formidável entre o clube baiano Vitória e a sua fornecedora de material esportivo Penalty.

Aproveitando o lema da torcida (“meu sangue é rubro-negro”), esses parceiros desenvolveram uma ação criativa de futebol marketing para incentivar a doação de sangue pelos torcedores.

Para tanto, eles retiraram o vermelho da camisa, deixando-a nas cores branca e preta em listras horizontais, nada característico do time.

O manto rubro-negro só voltaria a exibir sua tonalidade tradicional conforme sua torcida se engajasse na campanha de doação de sangue.

Assim, conforme a meta foi sendo batida, a camisa não voltou a ostentar suas cores características, como também pudemos confirmar o estreitamento dos laços entre torcida e clube.

2. Dia do Surdo – Sport Club Corinthians Paulista e Alcatel

Um dos clubes com maior torcida no Brasil, o Corinthians fez uma parceria com a empresa de tecnologia Alcatel para um ação bem bonita de futebol marketing no Dia do Surdo.

Em um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2017, o time paulista proporcionou uma experiência única para três fiéis torcedores com deficiência auditiva.

Logo no período de aquecimento, os corinthianos foram agraciados com uma mensagem na língua dos sinais feita pelos principais craques do time.

Nela, eles receberam a notícia de que poderiam finalmente acompanhar os famosos cantos da torcida na sua língua em um aplicativo.

E graças a essa belíssima ação de futebol marketing para inclusão social agora toda a torcida pode incentivar o time, cada qual a tua maneira 🙂

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3. #VamosMudarOsNúmeros – Cruzeiro Esporte Clube e Revista AzMina

De cada 10 desempregados, 7 são mulheres. Salários 30% menores.

3 em cada 10 já foram beijadas à força. A cada 10 jovens, 8 sofreram assédio. A cada 11 minutos, um estupro.

Só quem é mulher conhece a dureza de viver em um mundo no qual os padrões da sociedade não acompanharam os avanços da tecnologia.

Mas pensando em fazer com que isso seja de conhecimento de todos, o Cruzeiro e a revista AzMina pensaram em uma ação para lá de educacional do dia Internacional da Mulher.

Aproveitando o encontro com o time alagoano Murici pela Copa do Brasil, o clube mineiro resolveu estampar em sua camiseta os números apresentados no início deste tópico.

Derrubar a estrutura patriarcal da sociedade não é fácil, mas reconhecer o cenário em um dos ambientes mais machistas é o primeiro passo e uma forma de fortalecer a luta pelo empoderamento feminino.

Não à toa a campanha obteve um excelente retorno do público e foi até considerada como uma das melhores ações de futebol marketing em 2017.

4. Cale quem duvida – Paraná Clube

Qual é o melhor time do mundo?

Certamente você dirá que é o seu, o seu amigo que torce para um rival dirá que é o dele e assim por diante.

Fato é que quando falamos sobre nosso próprio time, acreditamos que ele seja o melhor e não aceitamos que alguém diga o contrário e pior, que zombe dele.

Pois foi explorando esse orgulho da torcida que o Paraná Clube bolou a campanha para conseguir levar #40milnabaixada contra o Internacional em jogo válido pela Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro.

Com um vídeo o qual mostrava o deboche dos torcedores rivais, a peça publicitária nos tons azul e vermelho mexeu com o coração e com o orgulho dos paranistas.

Mais um belo exemplo de como o futebol marketing pode ajudar a melhorar o engajamento da torcida e turbinar a bilheteria do clube.

5. Imagina na Copa – Brahma e Copa do Mundo 2014

O que era para ser a realização de um sonho, sediar a Copa do Mundo em 2014 foi uma tremenda dor de cabeça para o país do futebol.

Isso porque o evento se deu em um período tenso no Brasil, no qual a insatisfação da população atingiu níveis altíssimos ao longo do território nacional.

Tanto é que na época ficou famosa a frase “ Imagina na Copa”, traduzindo o medo de que nossos problemas se ampliassem quando os olhos do mundo estivessem voltados para cá.

Foi então que Brahma aproveitou a situação para lançar uma campanha de futebol marketing explorando esse sentimento.

Na peça a marca adota um tom positivo, mostrando que apesar dos problemas, o evento seria grandioso e tão belo quanto nossos carnavais.

E não é que eles estavam certo? Apesar de todo o pessimismo, a Copa do Mundo de 2014 entrou para história.

Se inspire nos cases de futebol marketing!

Nesta publicação você viu que apesar do Brasil ser considerado o país do futebol, em termos de Marketing ele ainda está engatinhando.

Isso porque além do cenário ainda ser desconhecido para os clubes e empresas do ramo, a nossa melhor produto está atuando fora daqui, o que dificulta um pouco o trabalho.

Mas o lado bom é que o Marketing Esportivo futebol não é só feito de jogos, por isso resta ainda o relacionamento com o torcedor para turbinar as receitas.

Tanto é que te mostramos aqui 5 exemplos de sucessos de gente que soube muito bem explorar os diversos caminhos que o futebol marketing dispõe a quem está no ramo.

E se você quiser turbinar ainda mais a sua estratégia, confira nossa publicação sobre tipos de marketing e faça a sua empresa se destacar no mercado!

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