Como as abordagens Top Down e Bottom Up podem otimizar os processos da sua empresa

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Publicado: 27 de setembro de 2018 | Atualizado: 4 de julho de 2019.

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Já pensou em estruturar seus processos com mais assertividade e inteligência estratégica? Conheça as abordagens Top Down e Bottom Up e saiba por quê fragmentar etapas e prioridades pode ser a chave do sucesso.

Organização te parece um termo desafiador? No dias de hoje com uma rotina tão intensa quanto a que a maioria das pessoas leva realmente é difícil se organizar.

Afinal, entre tantas prioridades o que estabelecer como meta quando tudo parece super urgente?

Você pode até parar e pensar “Não era pra ser diferente? Não era para eu conseguir estruturar os meus dias, tarefas, processos, atividades de maneira estratégica?!”

Pois é, deveria. Mas não ache que você é o único que se vê com essa dificuldade de fazer uma estruturação mais inteligente de elementos importantes.

E é justamente por isso que constantemente surgem métodos, técnicas e práticas a fim de nos dar um norte nesse cenário conturbado.

Aliás, você já ouviu falar sobre o que é top down e bottom up?

Trata-se de métodos usados com o fim de organizar informações, ordenando fatos, tarefas etc a serem utilizadas em diversos campos que necessitam de uma estrutura lógica capaz de facilitar a administração do todo, de modo que estabeleça-se, no final, um sistema de prioridades e hierarquia de ações.

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Parece confuso? Não se preocupe, pois este conteúdo é completamente dedicado ao esclarecido dos metodologias top down e bottom up. Além disso vamos saber como elas podem colaborar para uma elaboração mais assertiva dos seus processos.

Vamos começar?

Do que se trata a abordagem Top Down

top down

Bom, para começarmos a entender bem, vamos partir da tradução do termo. Top Down significa, em português, “de cima para baixo”.

Como já dissemos, seus princípios podem ser aplicados em diversos campos que careçam de uma observação fragmentada para serem melhor compreendidos.

Seja para organizar, planejar, ou agir com mais assertividade de forma “dividida” com o fim de alcançar um todo mais completo e inteligente.

Quando pensamos na construção de processos empresariais essa abordagem pode ser uma grande mão na roda.

Afinal, ao seguir a metodologia Top Dow você parte, por exemplo, das etapas/decisões mais importantes de um processo até chegar naquela de menor prioridade.

Para compreender melhor se atente ao seguinte exemplo:

Você precisa estruturar um processo de vendas focado na distribuição de um produto. É preciso determinar para quais regiões ele será destinado e em que quantidade.

Partindo da abordagem Top Dow, vamos começar a observar de cima:

Pode-se fazer a previsão de distribuição com base nos dados históricos das vendas totais e, posteriormente, ir fragmentando esse número em regiões que surtiram mais efeito ou que possuem maior potencial.

Qual a diferença da abordagem Top Down para a Bottom up

top down bottom up

Enquanto a metodologia Top Down tem como princípio a observação dos processos de cima para baixo, esta segunda se concentra no contrário: a observação é feita de baixo para cima.

De modo geral, podemos dizer que ela analisa e descreve os elementos mais singulares para formar um resultado maior.

Aqui vai outro exemplo para facilitar a sua compreensão:

Trata-se de uma prática semelhante a atividade cerebral quando recebe informações: nos atentamos, a princípio, apenas nos detalhes de uma história, fragmentos dela. Conforme vamos recebendo mais e mais dados os juntamos para obter uma narração completa que faça sentido.

Pensando agora nos processos da sua empresa, imagine a definição orçamentária de um projeto que envolve diversas áreas.

Enquanto na abordagem Top Down o orçamento geral viria pré estabelecido pela alta administração e esta determinaria o valor dividido entre cada setor, na abordagem Bottom up o contrário acontece:

Cada departamento simula o valor que irá precisar, ou seja, faz uma previsão orçamentária e “sobe” esse documento para gestores até chegar naquele que bate o martelo e concede ou não o valor estimado.

Como elas podem otimizar a elaboração de seus processos

top down otimização

Bom, seja qual for a metodologia usado pela sua empresa, o foco é sempre o resultado, certo?

As abordagens apresentadas aqui possuem critérios diferentes mas com o mesmo objetivo: esclarecer prioridades, separar dados, dividir responsabilidades para chegar no resultado esperado.

E é justamente dessa maneira que elas podem otimizar os processos do seu negócio: tornando mais inteligente e estratégica a estruturação deles.

Sendo assim, o mais importante é optar por aquele que mais se adeque à cultura organizacional da empresa. Não adianta escolher a metodologia Top Down – de cima para baixo – em um negócio de raízes descentralizadas.

A menos que o projeto tenha por definição uma compreensão vertical. Afinal, como dissemos, essas abordagens podem ser usadas em diversos campos, portanto além da cultura da empresa a essência e necessidades do projeto também devem ser consideradas.

Já sabe o que é Top Down? Você está pronto para agir com uma visão 360°!

Viu como a compreensão dos termos Top Down e seu aliado oposto não foram tão difíceis quanto imaginou?

Afinal, aprendemos que no final das contas são apenas metodologias com o objetivo de tornar a nossa assimilação de ações de maior urgência mais clara.

Assim, ao saber o que é Top Down e Bottom up descobrimos que é possível estruturar processos observando etapas de cima para baixo – Top Down, ou de baixo pra cima – o que contempla o outro conceito estudado aqui.

Isso quer dizer que tudo dependerá da realidade da sua empresa, da cultura de gestão dela e da essência do projeto.

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Ou seja, se o seu negócio possuir uma filosofia de hierarquia bastante vertical, significa que a abordagem Top Down tem mais conexão com o seu perfil, isto é, os processos serão melhor estruturados se pensados de cima pra baixo.

Por outro lado, se você integra uma empresa descentralizada, onde há tomadas de decisões colaborativas, por exemplo, é interessante adotar a metodologia Bottom up e organizar os processos de baixo pra cima, de maneira conjunta.

E se você quiser mais dicas sobre como melhorar processos veja nosso conteúdo com mais 7 dicas, e continue acompanhando o Blog Ideal Marketing para assegurar o sucesso de sua empresa.

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