Terceirização de marketing vale a pena para o seu negócio?

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Publicado: 15 de setembro de 2021 | Atualizado: 27 de setembro de 2021.

Terceirização de marketing é, sem dúvida, um dos grandes assuntos do momento no mundo corporativo. Seja qual for o ramo da sua empresa, o marketing pode trazer muitas vantagens quando executado por especialistas.

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A área de marketing é fundamental para toda empresa de qualquer segmento. Quando bem utilizado, pode trazer resultados incríveis para o seu negócio.

Para quem quer investir nessa área, uma nova opção para os negócios vem se destacando: a terceirização de marketing. Isso porque, muitos empreendedores preferem aposta em empresas especializadas para cuidar da divulgação da marca e captação de novos leads.

Muitos benefícios podem ser destacados para quem escolhe esse caminho. Seja o menor custo ou a maior facilidade de gerência, os argumentos em favor da terceirização são bastante convincentes.

Mas a pergunta que fica é: será que o marketing terceirizado vale a pena para a sua empresa? Bem, para responder essa pergunta, é preciso analisar o perfil do seu negócio e tudo que envolve sua necessidade de marketing.

Para entender um pouco mais sobre a terceirização de marketing, é preciso ter em mente algumas questões:

O que é a terceirização de marketing?

A terceirização de marketing pode ser interessante para a sua empresa, principalmente para agregar novos clientes e expandir a marca. Mas afinal, o que é o marketing terceirizado?

Em resumo, como todo segmento terceirizado, esse serviço é oferecido por empresas e agências especializadas em marketing.

Para contratar, basta encontrar um serviço de marketing terceirizado que te agrade, se encaixe com suas necessidades. Depois de contratar, pode deixar toda a operação de marketing do negócio nas mãos de especialistas.

Inclusive, para escolher qual empresa ou agência cuidará do seu projeto, você pode abrir concorrência entre elas, por exemplo? Assim cada uma apresenta uma proposta de negócio e você poderá escolher a que melhor se encaixa de modo completo à sua empresa.

As vantagens e pontos positivos da terceirização de marketing

imagem ilustrativa de análise de dados

Se você está pensando em terceirizar o marketing da sua empresa, saiba que existem muitas vantagens e pontos positivos nesse novo mercado. Isso pode fazer seu negócio crescer muito. Vamos falar de alguns dos benefícios?

Equipe de especialistas

Com certeza, uma das maiores vantagens da terceirização de marketing é a especialização dos profissionais.

Ao utilizar os serviços de uma empresa especialista em marketing, você tem a garantia de estar contratando profissionais que conhecem a fundo da área.

Equipe focada somente em marketing

Além de estar contratando profissionais que sabem o que fazer, você também acaba com aquela função de “quebra-galho” dentro do seu negócio.

Isso é, pessoas que não são especialistas em marketing, mas para ajudar e tocar o projeto são designadas para o trabalho. Elas não necessariamente sabem o que precisa ser feito ou, de fato, têm conhecimento da área, suas estratégias, ferramentas e afins.

Nada disso é um problema quando você aposta no marketing terceirizado.

Economia de custos

Com a terceirização de marketing, o empreendedor pode economizar muito dinheiro. Afinal, ao contratar os profissionais certos pelo preço certo, você acaba tendo resultados melhores de marketing e sem ter que arcar com todos os gastos que um funcionário interno gera para a empresa.

O custo-benefício pode ser bastante interessante se comparados gastos e resultados obtidos.

Expansão da marca e novos clientes

Como já dissemos anteriormente, o marketing é a alma do negócio. Por isso, ao contratar marketing terceirizado, você investe na expansão da marca e na captação de novos clientes. Com isso, sua empresa cresce, sempre gerando mais lucros.

E para que isso aconteça, é necessário ter profissionais que saibam o que estão fazendo e atuem com excelência, levando em consideração suas necessidades, seu mercado, seu público etc.

E ao terceirizar o marketing você pode contar com empresas e agências que lidam com isso diariamente e sabem exatamente o que você precisa ser feito.

As desvantagens e pontos negativos da terceirização

imagem ilustrativa equipe de marketing trabalhando

Apesar de ser uma boa ser opção, a terceirização de marketing também tem seus problemas. Dependendo da empresa, o marketing terceirizado pode não ser uma boa ideia. Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre os pontos negativos da terceirização.

Tamanho da sua empresa e dinheiro para investir

O principal desafio para saber se você deve terceirizar o marketing da sua empresa é entender a demanda dela.

Afinal, querendo ou não, para terceirizar o marketing é necessário fazer um investimento financeiro. Se sua empresa não tiver boa estabilidade financeira, por mais que o marketing terceirizado possa ser mais barato, pode não dar conta de sustentar os gastos.

Sendo assim, tenha claro todos seus gastos e entenda se já está pronto para arcar com a terceirização de marketing.

Dificuldade para encontrar bons profissionais

Esse é um problema que está presente em praticamente todas as áreas profissionais (e na terceirização de marketing não seria diferente). Toda pessoa que tem uma empresa, que empreende, sabe como é difícil achar mão de obra qualificada.

A área do marketing, apesar de ter inúmeros bons profissionais, pode ser muito perigosa nesse sentido. Afinal, muitas pessoas acham que sabem fazer marketing, mas não tem nenhuma qualificação ou estudo sobre o assunto, o que acaba prejudicando a profissão.

Por isso, o ideal é que você abra concorrência entre as empresas e agências e conheça a fundo o que elas têm a oferecer.

Controle da empresa

Se você é um empreendedor que gosta de ter tudo da empresa sob controle, talvez a terceirização de marketing não seja uma boa ideia. Afinal, ao terceirizar o marketing, o dia a dia da área estará nas mãos da empresa ou agência contratada.

Mas o que você pode fazer é marcar reuniões de acompanhamento e alinhamento de demandas com a empresa escolhida e manter contato constante para entender o que de fato eles estão fazendo ou pensando em fazer.

A terceirização de marketing é para o seu negócio?

Como foi dito acima, terceirizar o marketing da sua empresa tem aspectos positivos e negativos. Para ter certeza sobre a terceirização de marketing, é preciso conhecer sua empresa e entender as suas necessidades, do que ela precisa e quais investimentos ela está pronta para arcar.

Se você planejar e entender as necessidades do negócio, com certeza fará a escolha certa. E se você ainda tem dúvidas sobre terceirização de marketing, não perca mais tempo e planeje bem seus próximos passos, pois eles podem fazer TODA diferença nos seus resultados.

Inclusive, acompanhe os demais conteúdos aqui do blog e fique por dentro de tudo da área de marketing, assim suas dúvidas serão sanadas e fica mais fácil identificar o melhor a fazer para o seu negócio!

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