Saiba como fidelizar clientes pode trazer resultados no seu negócio

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Publicado: 30 de maio de 2022 | Atualizado: 30 de maio de 2022.

Conseguir ampliar seu leque de clientes pode ser muito importante, entretanto, mais importante que isso é o ato de fidelizar seu cliente.

Isso porque, é muito melhor ter alguns clientes fiéis, que sempre compram com você e fazem propaganda da sua marca, do que ter uma alta quantidade de clientes rotativos, dos quais nunca voltam ou divulgam seus serviços. 

Entretanto, desempenhar essa tarefa não é tão simples quanto parece, tanto que, existem diversas estratégias e estudos voltadas à fidelização de clientes, todas com o mesmo objetivo de facilitar a chegada ao objetivo final. 

Confira a seguir algumas informações sobre como fidelizar um cliente, e fique ciente de dicas e estratégias que farão com que seu cliente se torne fiel, questão que contribuirá para sua gestão de marketing e vendas.

Como fidelizar clientes?

Para conseguir fidelizar qualquer consumidor de forma eficaz, primeiro é necessário entender de fato o que é tornar um cliente fiel ao seu negócio.

Começando por desempenhar essa tarefa citada acima, nada mais é do que efetuar estratégias e ações que garantam que o cliente voltará a comprar em sua empresa, bem como, fará promoção de sua marca. 

Pensando por esse lado, tornar alguém fiel aos seus serviços é algo mais complexo do que parece, pois é uma função que exige a criação de laços e, portanto, a criação de sentimentos entre o cliente e os serviços prestados, ou produto vendido.

Pensando nisso, confira algumas dicas para de fato fidelizar seus clientes e melhorar sua gestão de marketing e comunicação

  • Conheça e escute seus clientes

Como dito anteriormente, a criação de laços de afeto são essenciais para a fidelização de uma cliente.

Para que isso aconteça, é imprescindível dar atenção a todas as informações fornecidas pelo seu cliente.

Além disso, é importante fazer pesquisas, testes e, principalmente, compartilhar essas informações com todo o seu time formado em gestão comercial ead.

  • Monitore o que o cliente fala sobre a sua marca

Outra questão essencial na tarefa de fidelizar um cliente é o fato de se antecipar em relação às suas necessidades e anseios.

Para desempenhar essa tarefa é possível monitorar seu público alvo através das redes sociais. 

Isso porque, é através das redes e de canais de reclamação, por exemplo, que seus clientes vão expressar opiniões e desejos.

Além disso, através desse acompanhamento é possível adquirir uma visão mais ampla a respeito do público o qual quer fidelizar. 

  • Ofereça um suporte ágil

Um requisito que faz toda a diferença, principalmente para o cliente, é o atendimento. Assim, filas quilométricas, ou sistemas automáticos que são problemas deixam o cliente extremamente estressado.

Portanto, uma dica é investir em um time que possua formação em faculdade de vendas, além de ser ágil e especialista em resolução de conflitos.

Promova ao seu time dados, treinamentos de atendimento, incentivos, tecnologia que permita agilidade para que as demandas do consumidor sejam atendidas já no primeiro contato. 

  • Centralize informações para fidelizar seus clientes

Outro passo que faz toda a diferença é o atendimento integrado e especializado. Com isso, é importante o armazenamento de informações e o compartilhamento dessas com toda a equipe. 

Isso porque, seu cliente não precisará ficar repetindo informações que já foram dadas, questão que pode fazer com que ele não se sinta acolhido pela marca. 

Para saber mais sobre esse tipo de estratégia, é possível cursar uma faculdade de vendas e marketing e se especializar no assunto. 

  • Pense de forma estratégica 

Para conseguir pensar de forma estratégica na hora de lidar com os clientes, considere: 

  • Manter-se atualizado sobre as tendências de mercado do seu cliente;
  • Faça consulta e recomende novos produtos e serviços disponíveis;
  • Converse com os times internos sobre as sugestões e reclamações;
  • Faça sempre perguntas abertas durante as interações;
  • Resolva problemas antes de sugerir novas soluções;
  • Garanta que todo o time esteja envolvido com o cliente;

O sucesso depende da forma como você irá tratar os seus clientes, logo, garantir o melhor atendimento é um dever pelo futuro.

  • Desenvolva programas de relacionamento e fidelidade

Por último, mas não menos importante, crie um projeto onde os clientes possam interagir através de novas compras, como por exemplo: desconto por indicação, programas de pontuação, recompensa por recorrência de consumo, reduções progressivas de mensalidade ou mesmo, envie pequenos presentes especiais em datas comemorativas.

Quais os benefícios de fidelizar clientes? 

A fidelização do cliente é um dos principais aspectos quando o assunto é o crescimento da empresa e do negócio em questão. Isso porque, a volta de um cliente satisfeito pode beneficiar de diversas formas o seu empreendimento. 

Além de poder contar sempre com aquela pessoa e contar com as vendas que serão feitas por ela todos os meses, ou a maioria deles, um cliente fidelizado também ajuda a companhia a construir um nome no mercado. 

De acordo com o que é ensinado no curso de empreendedorismo a distância, o nome e a reputação da empresa é algo extremamente importante, que auxilia a mesma a conquistar espaço no mercado e conseguir investimentos. 

Além disso, um cliente fidelizado é uma das principais portas para conseguir novos clientes. A indicação de uma pessoa para outra tem um peso muito grande. Desta forma, um cliente acaba conquistando outro de uma forma muito mais fácil. 

Um exemplo disso é: imagine um produto ou serviço que você queira consumir. Mesmo com várias estratégias de marketing, montadas especificamente por pessoas especialistas e formadas em gestão comercial e marketing ead.

Assim, você ainda não se sente seguro em consumir determinado produto. 

Porém, pense no mesmo produto, que, por acaso, a sua mãe já usou.

Dessa forma, ela compartilha com você que teve uma boa experiência com o produto e afirma que você pode comprar despreocupado, pois o mesmo é bom e vale a pena. 

Com a indicação de pessoas próximas e amigas fica muito mais fácil emplacar uma venda, mesmo que seu time de marketing arrase e seja especialista, formado em faculdade de vendas online

Em suma, conclui-se que a fidelização de um cliente é um dos principais fatores para uma empresa, pois, auxilia no crescimento, aumento de caixas, de cliente e ajuda a companhia a crescer como um todo. 

Dessa forma, investir na fidelização de sua clientela só vai trazer benefícios para a sua companhia, seja ela qual for, em qualquer tipo de mercado ou segmento.

Relacionamento com clientes 

As novas tecnologias acabaram mudando as formas de relacionamento com os clientes, consumo e o mercado como um todo. 

Dessa forma, com o passar do tempo, mais informação e novos produtos e soluções surgiram a todo instante.

Toda essa mudança de comportamento também promoveu uma reação: clientes mais exigentes solicitando atendimento facilitado e que resolvessem de forma verdadeira os seus problemas.

Portanto, quando você pensa em expandir a sua marca e fidelizar o seu cliente, é necessário levar em consideração que é necessário oferecer uma experiência mais consistente de atendimento, que seja mais personalizada e focada nas suas reais necessidades de seu público alvo.

Portanto, além de aumentar o engajamento do cliente com sua marca, essa estratégia de estreitar laços com seu público pode garantir a tão sonhada fidelidade dos consumidores e poupar recursos. 

Isso porque, vale lembrar que reter clientes é mais fácil e menos custoso do que conquistar novos clientes em um mercado cheio de companhias que acabam sendo ferozes quando o assunto é concorrência. 

Vale lembrar que todas as novas demandas não são apenas desafios, mas se desenham como uma verdadeira oportunidade para identificar falhas e pontos de melhoria no seu negócio. 

Portanto, vale a pena aproveitar essa oportunidade a fim de prestar atenção em seus clientes mais insatisfeitos: são eles que têm mais a ensinar sobre o seu próprio negócio. Isso porque, para aqueles que já estão contentes, não há muito o que pontuar. Aqueles insatisfeitos podem agregar visões diferenciadas. 

De toda forma, é através dessa relação que surgem também novas oportunidades e até mesmo uma nova visão do mercado, entendendo melhor o que os clientes esperam da sua empresa.

Nunca deixe de olhar para os relacionamentos com a devida prioridade, tendo a plena noção de que fidelizar o cliente começa com a atração de novos leads.

Também não se esqueça de buscar tratar esses clientes de forma personalizada, questão que pode ser feita através de estratégias de marketing, ou através da captura de informações sobre seus clientes. 

Vale lembrar que informação nunca é demais e que a mesma, por muito tempo na história do mundo, foi sinônimo de poder. Uma companhia que conhece bem seu público-alvo é uma companhia que pode contar com sua lealdade e fidelização. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.