ROI negativo? Saiba como garantir resultados positivos para seu negócio!
Publicado: 11 de junho de 2019 | Atualizado: 17 de janeiro de 2020.
Ter um ROI negativo é sinônimo de que algum investimento não deu muito certo para o seu negócio. Nesse caso, o melhor a se fazer é diferenciar as estratégias que deram bons resultados daquelas que estão comprometendo o retorno sobre investimento do seu empreendimento.
O ROI, conhecido em inglês como Return on Investment, ou em português como Retorno sobre Investimento, é uma métrica que você deve considerar para fazer a análise dos lucros da sua empresa.
Isso porque ele visa refletir se os gastos feitos para uma determinada ação valeram a pena ou não.
Em outras palavras, o ROI serve para colocar em pauta se a margem da renda obtida foi o equivalente ao valor investido em uma campanha de marketing, por exemplo.
Com os resultados do cálculo do ROI, você tem pleno conhecimento sobre como anda a saúde do seu negócio e ainda vai conseguir identificar o que rende mais para a sua empresa.
Mas caso a sua empresa tenha feito as contas e verificado que os resultados não foram dos melhores, não tem problema!
Fique com a gente e descubra algumas estratégias básicas para reverter um ROI negativo.
Como calcular o ROI? Saiba a importância de evitar um ROI negativo!
A fórmula usada para calcular o ROI é muito simples. Veja abaixo:
Vamos supor que a sua empresa tenha lucrado 50 mil reais em cima de um investimento inicial de 5 mil.
De acordo com a fórmula acima, é possível separar essas informações da seguinte maneira:
ROI: 50.000 – 5.000 / 5.000 = 9
Neste exemplo prático, é possível constatar que o seu ROI – ou retorno – foi 9 vezes o investimento inicial.
Espera, mas onde entra o “100” neste cálculo?
O 100 entra em jogo a partir do momento em que você quiser visualizar o seu resultado em forma de porcentagem.
Para isso, basta multiplicar o número obtido por 100. Desse jeito: 9 x 100 = 900%.
Com o resultado transformado em porcentagem, os dados do investimento ficam mais claros para você e toda a sua equipe.
Afinal, estamos falando de um indicador extremamente eficaz que é usado para calcular o retorno de um investimento.
Ou seja, quando o assunto é dinheiro, você precisa colocar na ponta do lápis todas as aplicações feitas pelo seu negócio, como campanhas para divulgar a sua marca, reformas na infraestrutura do seu escritório, feiras e eventos realizados etc.
Isso porque investidores estão o tempo todo de olho para o retorno sobre investimento do seu empreendimento para saber se ele valeu mesmo a pena.
Por isso, se livrar do ROI negativo é extremamente fundamental para obter os resultados esperados com as suas ações.
Isso porque estar sempre atento aos dados que são estipulados a partir dos resultados do retorno sobre investimento é também permitir um maior e melhor planejamento de metas.
Dessa forma, fica mais fácil sair do ROI negativo e ter conhecimento de quanto tempo é possível para alcançar determinado desempenho.
O que fazer para se livrar do ROI negativo? Conheça algumas estratégias ideais!
Em caso de ROI negativo, você precisa analisar todas as estratégias para saber qual está funcionando e qual delas está afundando o seu barco.
Por isso, siga essas dicas ideais para sair de um ROI negativo:
Fique atento ao seu mercado
Os hábitos dos consumidores estão em constante mudança, o que faz com que você também precise mudar a maneira como divulga ou seus produtos ou serviços.
Ou seja, quando falamos em ficar atento ao seu mercado, estamos querendo dizer que você deve conhecer o seu público para contemplar todas as suas necessidades e desejos.
Por isso, é essencial que a sua persona já esteja bem desenvolvida para ter uma noção de como são os seus clientes ideais.
Para isso, a aplicação de pesquisas de satisfação é uma excelente alternativa — e metodologias como o Net Promoter Score podem lhe auxiliar nesse processo.
Além disso, saber o que a concorrência está fazendo é um fator que pode transformar o seu ROI negativo em positivo.
Isso porque comparar as suas ações com as da concorrência te permite encontrar alguma brecha para desenvolver um diferencial para a sua empresa.
Outro fator interessante de analisar a concorrência é captar ideias para aprimorá-las e fazer a inovação dentro do seu segmento.
Portanto, fique atento ao seu mercado para sair do ROI negativo!
Faça um planejamento e tenha paciência
Como você bem sabe, o Marketing Digital evolui a cada piscar de olhos e, por isso, é importante que você se mantenha atualizado sobre tudo que o cerca.
Quando se trata em sair do ROI negativo, você precisa fazer um planejamento e ter paciência para que os resultados esperados cheguem.
Assim sendo, quando se calcula um ROI, você precisa dar um tempo para que o retorno sobre investimento em suas campanhas seja positivo.
Caso isso não ocorra, uma estratégia eficaz pode ser desperdiçada devido à ansiedade de querer mudanças rápidas.
Por isso, a dica é que você sempre acompanhe o aumento do seu retorno sobre investimento para saber se o progresso está sendo feito.
Analise os resultados de suas estratégias
Uma das vantagens de investir no Marketing Digital é que o ambiente online permite que você acompanhe em tempo real o desempenho de suas ações, com relatórios completos e dados concretos.
Por isso, uma das medidas para reverter o ROI negativo é analisar todas as informações pertinentes a sua estratégia.
Isso é importante para que você descubra falhas e pontos de aprimoração a fim de fazer otimizar suas campanhas e aproveitar melhor seu investimento.
Além disso, ainda existe uma última dica especial para reverter de vez o ROI negativo da sua empresa! Quer saber qual é? Então, confira o próximo tópico!
Invista no Inbound Marketing para reverter o retorno sobre investimento negativo
Sair do ROI negativo te dá muitas vantagens, como saber quais são os gastos desnecessários, aumentar os lucros do seu empreendimento, ter resultados mais duradouros e fortalecer a cultura da sua companhia.
No entanto, nada é tão útil nos dias de hoje para sair do ROI negativo do que o Inbound Marketing, que é estratégia do momento do marketing digital.
Isso porque como o seu objetivo é educar o mercado para que o público entenda o valor do seu produto ou serviço e venha por conta própria até a sua empresa, suas ações são mais direcionadas e com um investimento menor.
Mas lembre-se, não é de uma hora para a outra que você vai conseguir sair do ROI negativo. Por isso, alie o Inbound Marketing para sua empresa reduzir custos e saia do ROI negativo de vez!
Já sabe como sair do ROI negativo? Então mãos à obra!
Neste conteúdo, você viu que é preciso ficar atento ao mercado para saber as necessidades e desejos de sua persona, além de conhecer um pouco mais a sua concorrência para sair do ROI negativo.
Fora isso, nós deixamos claro que é preciso um planejamento para que o retorno sobre investimento venha de forma positivo.
Por isso, é necessário sempre acompanhar todas as suas ações do começo ao fim para não se perder em todas que estratégias que você pode aliar para o seu crescimento.
Além disso, falamos que apostar no Inbound Marketing é uma saída inteligente, pois ao mesmo tempo que você sai do ROI negativo, também potencializa os seus resultados.
Se você quiser saber como fazer isso, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre como reduzir custos com Inbound Marketing.