A importância de ser uma marca de confiança e manter sua boa reputação no Reclame AQUI

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Publicado: 17 de maio de 2022 | Atualizado: 17 de maio de 2022.

Reclame AQUI é um nome que você com certeza já ouviu falar, seja como empresário ou consumidor. Mas já parou para pensar na importância dele para a boa imagem das empresas? Vamos falar mais sobre isso já!

Você já comprou um produto, serviço, ou um curso, por exemplo, que deixou a desejar, te deu muitas dores de cabeça e na hora de pedir suporte para a empresa que o vendeu, nada se resolveu?

Pois bem, é nessas horas que os negócios vão parar no famoso Reclame AQUI!

A questão é que a plataforma não é útil apenas de reclamações, mas é usada também para que os consumidores façam pesquisa de reputação das empresas.

E para te falar sobre a importância de cuidar da imagem da sua marca e da experiência dos clientes com ela, não podemos deixar de mencionar sobre a maior e mais conhecida plataforma de reclamações. Então confira o conteúdo e entenda tudo sobre o assunto!

A Reclame AQUI

A Reclame AQUI se define como “a maior plataforma de solução de conflitos entre consumidores e empresas da América Latina”.

Essa fama se dá por conta da capacidade que o portal teve e tem, em seus mais de 20 anos de história, de ajudar a tornar mais simples, fácil e transparente o relacionamento entre empresas e seus clientes.

Mas não para por aí! A empresa não se restringe a ser uma plataforma apenas para reclamações de consumidores descontentes.

Ela também é o site que as pessoas visitam para pesquisar a reputação das organizações, tal como o seu atendimento e a experiência de outros consumidores com elas.

Só que a questão principal aqui é que a Reclame AQUI não é importante apenas para os consumidores, mas para as empresas também.

Isso porque ela também é uma grande geradora de dados para os negócios, pois oferece informações de grande valor para a jornada e experiência de compra dos clientes.

Assim, ela ajuda os negócios a evoluir a qualidade do seu atendimento ao público, por exemplo.

Como funciona a empresa?

A plataforma é gratuita para clientes e negócios. A Reclame AQUI tem mais de 30 milhões de consumidores cadastrados, mais de 140 milhões de pageviews por mês, cerca de 360 mil empresas cadastradas, 30 milhões de acessos por mês e mais de 1 milhão de reclamações mensais, em média.

As empresas que querem estar presentes no portal devem realizar um cadastro

Outra situação é quando ao receber uma reclamação dentro do site, automaticamente, o nome da instituição fica salvo e disponível para receber avaliações gerais.

Para reclamar, os clientes basicamente enviam um depoimento para a Reclame AQUI, essa solicitação vai direto para a central deles e para o SAC da empresa em questão.

A partir disso, a Reclame AQUI atua como uma intermediadora da situação a ser resolvida e faz um acompanhamento do início da reclamação até a resolução.

Além de entender o quão contentado o cliente está no final. Quanto melhor for a experiência do cliente nessa situação, melhor fica a reputação da empresa.

Isso é importante pois o impacto da plataforma é gigantesco, então ela se torna uma ferramenta de marketing e atendimento online muito forte para as empresas.

Por que é tão importante cuidar de sua reputação na Reclame Aqui?

A Reclame AQUI ao longo dos anos se tornou uma ferramenta muito forte para as empresas criarem laços de confiança com os consumidores. 

E ao construir uma marca de confiança sua reputação melhora na Reclame AQUI e vice-versa. Isso faz com que a empresa construa uma relação de confiança com seus consumidores, mas para isso é necessário dar atenção aos clientes que estão sem respostas na plataforma.

Seu posicionamento frente a uma demanda valida a sua reputação para as pessoas, então quanto mais você dar atenção e cuidar do seu cliente, melhor será a forma como todos veem o seu negócio. 

Inclusive, isso impacta na experiência pós-venda dos clientes e a fidelização deles.

E por que se preocupar com a reputação de seu negócio online?

Com a internet, o consumidor tem uma voz ativa muito forte e é capaz de influenciar na decisão de diversas pessoas.

Então, pense que um cliente não satisfeito pode fazer uma reclamação na Reclame AQUI e colocar em risco a reputação da sua empresa. Ou seja, ele pode impactar e muito na autoridade online e credibilidade do seu negócio.

E o contrário também acontece! Afinal, um cliente satisfeito também propaga boas informações sobre seu negócio e ajuda a passar credibilidade e confiança para outros consumidores.

Como se tornar uma marca de confiança na plataforma?

Você precisa se ater à sua reputação online. Então, se atente à:

  • Nota que lhe foi dada pelo reclamante;
  • Seu tempo de resposta;
  • Quantidade de avaliações que você tem;
  • Profundidade e gravidade de cada caso;
  • Seu índice de solução de casos;
  • Seu índice de recompra;
  • Média de avaliações.

Tudo isso é passado pela empresa para que você consiga mudar sua estratégia, melhorar a confiança da sua marca para os clientes e ter mais sucesso.

Faça isso até conquistar o Selo RA 1000, por exemplo, que foi criado para premiar empresas que possuem um atendimento excelente de acordo com a satisfação dos clientes.

Para ter esse selo você precisa:

  • Ter índice de novos negócios igual ou superior a 70%;
  • Ter, no mínimo, 50 avaliações em seu cadastro;
  • Ter índice de resposta igual ou superior a 90%;
  • Receber nota de atendimento dos clientes igual ou superior a 7.

Aposte na reputação e confiança da sua marca!

Bom, se você leu o conteúdo até aqui já entendeu a importância de uma boa reputação no Reclame AQUI e no ambiente digital como um todo, certo?

Se a empresa é procurada como referência de pesquisa de mercado, ofereça o seu melhor para solucionar cada problema.

Assim na hora que novos possíveis clientes chegarem até a plataforma, já começa por ali a boa experiência deles com sua marca.

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