A psicologia das cores pode deixar os consumidores de olhos grudados na sua marca!

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Publicado: 17 de setembro de 2018 | Atualizado: 14 de agosto de 2019.

A psicologia das cores e seus significados pode ser o diferencial entre campanhas de vendas que surtem efeito e aquelas que passam despercebidas. Faça parte do time que vende mais com mensagens de efeitos naturais!

Qual profissional de vendas nunca se pegou pensando na dramática missão de “como aumentar as vendas”.

Pois é, essa necessidade não é novidade no mundo dos vendedores nem dos empresários que desejam ver o negócio crescer.

Por isso, nos pegamos refletindo sobre maneiras, medidas e ações para tornar o consumidor mais próximo da nossa marca, além de deixá-la cada vez mais positiva aos olhos do mercado.

Mas, afinal, como fazer isso em tempos tão desafiadores para a área de vendas nos quais o público não se deixa convencer facilmente e, até mesmo, estão reticentes quanto ao recebimento de campanhas publicitárias e comunicações de marketing?

Tarefa difícil, não é meu amigo?

Mas ainda que o passar do tempo tenha tornado as pessoas mais críticas e seletivas quanto às mensagens que recebem, alguns estímulos naturais não se alteraram e você não só pode como deve usá-los a favor do seu trabalho!

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É por isso que vamos falar neste conteúdo sobre a psicologia das cores e seus significados.

Está se perguntando o por quê? Porque o estudo das cores pode ser o que faltava para deixar o mercado de olhos vidrados em você!

Vamos começar?

O que é a psicologia das cores?

Saiba o que é psicologia das cores

A psicologia das cores se refere aos significados que elas carregam e os sentimentos que são despertados pelo contato visual com elas

Isso porque as cores podem nos causar diversas sensações ao ativar diferentes partes do nosso cérebro, o qual é responsável por aquilo que sentimos.

Sendo assim, o estudo das cores analisa nossas possíveis reações baseado no contato com cada cor que enxergamos.

Você já deve ter reparado, por exemplo, que a maioria dos fast-foods como o Mc Donald’s usam a cor vermelha ou amarela em seus logos. Isso não é coincidência nem combinação de amigos!

Essas cores tem o poder de nos deixar mais agitados e mexer com a nossa fome. Ou seja, você é estimulado, indiretamente, a passar na loja, no drive-thru ou até mesmo pedir online aquele lanchinho pra matar a inesperada vontade de comer Mc!

Bom esse é apenas um exemplo de como o estudo das cores pode se relacionar com o volume de vendas e reconhecimento da marca no mercado.

E agora que já sabemos o que é a psicologia das cores no marketing vamos saber como elas podem contribuir para o aumento dos seus resultados!

Como a psicologia das cores e significados pode ajudar no aumento das suas vendas?

Entenda por que é importante conhecer a psicologia das cores

Como a psicologia das cores e significados pode ajudar no aumento das suas vendas

De que adiantaria saber sobre o estudo das cores se você não souber usá-lo a seu favor, não é mesmo?

Por isso, vamos precisar de papel e caneta na mão além de muitos insights coloridos para seguir neste conteúdo 🙂

As cores e significados nas imagens do seu negócio

Com certeza você já ouviu a frase “uma imagem vale mais que mil palavras”, pois é, inclusive essa afirmação se encaixa muito bem no momento de pensar e estruturar as imagens e cores as quais vão representar a sua marca no mercado!

Isso porque, como vimos, as cores tem o poder de despertar sentimento e reconhecimento no público além de transmitir ideias.

Sendo assim, escolha cores as quais se conectam com o seu ramo de atuação além de terem ligação com a mensagem/ideia a ser passada.

Ah, e não se esqueça de optar por aquelas mais atrativas capazes de gerar empatia nos consumidores.

Quer mais uma dica: um designer pode te ajudar muito nessa tarefa!

A psicologias das cores no marketing e vídeos

Embora cada cor tenha o seu significado e força independente de onde estiver sendo exposta, quando se pensa em formatos e meios diferentes, suas combinações e até mesmo a distribuição delas pode mudar.

Isso porque cores e significados precisam ser escolhidos a dedo com uma visão totalmente estratégica.

Ou seja, aquela combinação que ficou ótima em uma imagem para campanha de um dos tipos de marketing, pode não surtir tanto efeito em um vídeo institucional, por exemplo.

Portanto, se a sua estratégia de divulgação envolve a produção de conteúdos em vídeo, é importante se atentar às tais direção de arte, fotografia e produção audiovisual.

Por fim, não podemos deixar de citar, é claro, a importância de cuidar muito bem das cores de elementos fundamentais como CTA’s, landing pages, layout do seu site etc.

Os dois primeiros precisam ter cores chamativas e que deem força uma para outra, de modo a fazer saltar na tela os ícones de chamada para ação.

Já o layout precisa dialogar com a sua logo e não ofuscar o conteúdo da página em questão.

Bônus: o significado e estudo de algumas cores

Conheça o significado da psicologia das cores

Agora que você já anotou as dicas pensadas para aliar o estudo das cores às suas estratégias de divulgação e vendas veja os sentimentos, sensações e emoções que podem ser despertadas com algumas delas:

  • Azul: segurança, conhecimento e confiança;
  • Verde: juventude, crescimento e fartura;
  • Amarelo: luz, riqueza e atenção;
  • Vermelho: paixão, emoção, perigo e fome;
  • Laranja: aconchego, proximidade, calor;
  • Preto: luxo, exclusividade e luto;
  • Branco: pureza, limpeza e paz;
  • Roxo: nobreza, criatividade e imaginação.

Já sabe como usar a psicologia das cores a seu favor? Deixe seus consumidores de olhos grudados em você!

Coloque a psicologia das cores em prática na sua empresa

Aposto que você chegou ao fim deste conteúdo bem mais tranquilo e empolgado que no começo, certo?

Afinal começamos discutindo o quanto é delicado alcançar e impactar consumidores hoje em dia, mas ao longo da conversa descobrimos que existem estímulos mentais, como a psicologia das cores, capazes de trazer o cliente para junto de você.

E o melhor: da maneira mais espontânea possível!

Para isso não se esqueça de alinhar as cores expostas em suas campanhas às do logo da empresa. Além disso lembre-se também de unir cores que tenham conexão entre si e gerem força para a imagem ou vídeo como um todo.

E agora não temos mais tempo nem olhares a perder. É hora de impactar o mercado e a mente dos seus possíveis clientes!

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