Criando uma proposta comercial vencedora: 6 dicas práticas para conquistar investidores

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Publicado: 6 de dezembro de 2021 | Atualizado: 6 de dezembro de 2021.

Você pode ter boas ideias de negócios e um plano para lançar produtos inovadores no mercado, mas isso é o suficiente para conseguir de fato tornar os projetos uma realidade? Nem sempre. Muitas vezes as empresas precisam atrair investidores para conseguir colocar os planos em prática, e é aí que está a importância de uma boa proposta comercial. 

Para crescer, você precisa de investidores que acreditam no seu negócio tanto quanto você. Eles precisam ver o potencial das suas ideias, entender os seus processos de trabalho, a estrutura da sua empresa e muito mais. Com tanta informação para passar aos investidores que você quer conquistar, é preciso dar atenção especial ao design da proposta comercial. 

Uma proposta comercial é como um argumento de venda que apresenta uma ideia de negócio, produto, a visão da sua empresa, uma pesquisa de mercado para embasar o seu projeto e muito mais. Tudo para convencer os investidores de que a sua ideia de negócio vale o dinheiro deles. 

Além disso, atrair investidores em um cenário competitivo torna a tarefa ainda mais difícil, o que torna mais importante contar com uma proposta comercial atraente e bem planejada.

Vamos ver a seguir seis dicas para criar uma proposta comercial eficaz para atrair investidores.

1. Demonstre escalabilidade

Um dos componentes mais importantes que os investidores procuram nas startups é a escalabilidade, que se refere à capacidade de aumentar a produção e o alcance de maneira econômica e eficiente.

Considere as seguintes questões para demonstrar escalabilidade em sua proposta comercial:

  • Qual é o seu objetivo de negócio?
  • Qual é o seu plano de negócios?
  • Quão lucrativa é a sua ideia?
  • Quão repetíveis são as suas soluções?
  • O que o diferencia da concorrência?

Por exemplo, digamos que você começou um negócio de impressão de camisetas. Embora a impressão por transferência de calor possa funcionar no período inicial, não é uma solução de longo prazo e certamente não é escalonável. O importante é adotar um modelo de impressão mais sustentável que possa ajudá-lo a vender em grandes quantidades sem comprometer a qualidade.

Uma forma de apresentar essa capacidade e mostrar que você tem metas definidas para o futuro é criar um infográfico de linha do tempo com uma previsão embasada do crescimento da sua capacidade de produção:

infográfico de linha do tempo

Infográfico de linha do tempo

2. Realize pesquisas de mercado

A realização de uma pesquisa de mercado abrangente estabelece a base para uma discussão mais informada e lógica com os investidores. A ideia por trás desta etapa é usar as descobertas de sua pesquisa para apoiar sua ideia de negócio e demonstrar por que ela é viável.

Comece fazendo uma pesquisa sobre a concorrência, entendendo a situação e as perspectivas do mercado. É importante saber o que seus concorrentes estão fazendo para poder encontrar lacunas e resolvê-las.

Além da análise da concorrência, certifique-se de especificar bem o público-alvo que sua empresa atenderá. Encontre seu público-alvo e segmente-o com base em dados demográficos, comportamentais, econômicos e geográficos.

Para apresentar os resultados dessas pesquisas aos investidores, use recursos visuais como gráficos e infográficos, que são ótimos para destacar informações e torná-las fáceis de entender e atraentes, como neste exemplo: 

Exemplo de infográfico

Exemplo de infográfico

Ao usar recursos visuais como esse, você pode apresentar mais informações para os investidores que você quer atrair, pois, além de mostrar diversos dados em uma só imagem, o uso de gráficos e pictogramas tornam a mensagem mais fácil de entender e rápida de digerir. 

3. Compartilhe projeções financeiras realistas

Se você deseja que os investidores confiem no seu negócio, você precisa atraí-los com projeções financeiras atraentes, que são essencialmente uma previsão de receitas e despesas futuras.

É aconselhável fazer projeções para um período de 3-5 anos para demonstrar com precisão o tipo de retorno que os investidores podem esperar.

Muitas startups cometem o erro de ser ambiciosas demais na tentativa de atrair investidores sem perceber que, se sua proposta for aprovada, eles deverão atingir esses números. Portanto, é muito importante ser realista ao planejar as finanças e declarar as premissas nas quais você as baseou.

Além das projeções de receita, apresente também um plano detalhado sobre como você pretende usar o dinheiro do investidor e quais projetos vão ser desenvolvidos em cada período de tempo. A maneira mais eficaz de apresentar isso é colocar suas projeções em um gráfico de Gantt, como este abaixo, ajudando os investidores a visualizar essas informações com facilidade.

Gráfico de Gantt

Gráfico de Gantt

4. Apresente uma equipe confiável

Os investidores não investem em ideias, eles investem nas pessoas.

Com razão esta é uma regra de ouro do investidor, porque é a equipe de liderança que impulsionará o negócio. Os investidores precisam ter certeza de que estão colocando seu dinheiro em pessoas capazes e com experiência. 

Portanto, ao escrever a proposta comercial, dedique uma seção sobre os principais membros da equipe, suas experiências, habilidades e conhecimentos individuais. Você também deve mencionar sobre o que cada membro da equipe será responsável.

Modelo de gráfico de Equipe

Modelo de gráfico de Equipe

Use um criador de organograma online que ilustre a estrutura da equipe e os deveres do trabalho. Considere também apresentar aos investidores as metas de cada equipe e como é feita a avaliação de desempenho e os ajustes nos processos de trabalho.

5. Concentre-se no sumário executivo

O sumário executivo é possivelmente a seção mais importante da sua proposta comercial porque com certeza será lido por todas as partes interessadas. Embora apareça no início da proposta, é aconselhável escrevê-lo no final para não perder nenhuma informação vital.

O sumário executivo se destina a oferecer uma breve visão geral da sua proposta comercial. Muitos investidores usam esta seção para fins de triagem, tornando imperativo dedicar um tempo para escrever um resumo executivo atraente e persuasivo.

Desde sua oferta de negócios, metas e modelo operacional para seu público-alvo e projeções financeiras, até plano de marketing, estrutura de equipe e requisitos de financiamento – o resumo executivo deve incluir tudo o que os investidores precisam saber para considerar investir em seu negócio.

Mantenha esta seção concisa e não mais do que duas páginas.

6. Mantenha um design claro e consistente

Embora seja essencial focar no conteúdo da proposta comercial, certifique-se de não negligenciar o aspecto do design.

Envie uma proposta comercial bem elaborada que seja clara e atraia a atenção. Deixe o design envolver os leitores em vez de distraí-los.

O que você precisa é de um esquema de cores consistente, fontes em negrito e um layout simples que ajuda na legibilidade. Também é uma boa ideia deixar os parágrafos curtos e usar marcadores, ajudando as pessoas a visualizar o conteúdo.

Para isso, você também pode usar modelos de planos de negócios para economizar tempo e manter a consistência. 

Proposta Comercial

Proposta Comercial

Conclusão

Sua proposta comercial é um roteiro que deve gerar interesse, demonstrar capacidade e enfatizar o seu potencial de crescimento. Para escrever uma proposta comercial de sucesso é preciso contar histórias de maneira eficaz.

Os investidores se deparam com várias propostas de negócios. Portanto, seja autêntico e escreva um conteúdo atraente que os convença a investir em você.

Para tornar a leitura da sua mensagem mais rápida, aposte em recursos visuais para mostrar dados, equipes, estrutura e conceitos relacionados ao seu negócio.