SEO: como essa técnica pode impulsionar o seu negócio?

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Publicado: 18 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.

Muito se tem falado em SEO e nas técnicas que este recurso usa para fazer sites “aparecerem” no Google. 

“Quero meu site nas primeiras posições do Google”.

Quem trabalha com SEO, certamente, já ouviu essa frase uma centena de vezes. E quem tem um site, por outro lado, já deve ter falado outras tantas mais.

O fato é que todo mundo já sabe que ter uma presença digital é fundamental para qualquer negócio. As pessoas buscam – o tempo todo – por produtos e serviços de seus interesses nos mecanismos de busca – e aqui o Google dispara em preferência –  ou nas mídias sociais.

O empreendedor ou empresário que quer, com vontade, ver seu negócio crescer e suas vendas impulsionadas precisa estar antenado nas ferramentas digitais de trabalho.

O website é uma delas. Há tempos, deixou de ser um “luxo” de grandes empresas e passou a ser uma necessidade, uma maneira de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo, com grande oferta de produtos e serviços, inclusive parecidos com os seus.

E como se destacar? Como fazer aquela pessoa que está procurando por aquilo que você vende te achar? E, finalmente, a pergunta que mais temos escutado: como fazer o site aparecer na primeira página do Google?

A resposta para todas essas perguntas se resumiria em Search Engine Optimization, o famoso, mas ainda obscuro, SEO.

Afinal, que truque é esse? O que significa otimização de sites?

Nada de truque, nada de “sorte”. SEO é técnica, e da boa! SEO é coisa de “gente grande”, de profissional.

Então, se você cansou de parecer um amador, se quer ver seu site aumentando os acessos sem gastos com mídia patrocinada, e convertendo visitantes em clientes, continue na leitura deste post e entenda por que você deve começar a investir em SEO agora mesmo.

O que é SEO

SEO é a sigla de Serch Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de pesquisa. Na prática, SEO é um conjunto de técnicas que visa dar mais visibilidade a uma página de internet, colocando-a para aparecer nas primeiras posições do Google.

Todos os dias milhares de sites são colocados no ar por diversos segmentos. Isso faz com que haja uma grande concorrência na rede, afinal, todo mundo quer ser achado, não é? 

Porém, obviamente, é impossível que todos esses sites apareçam na primeira página do Google, no momento em que alguém pesquisar por algum assunto, produto, ou serviço.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que pesquisa por “aulas de yoga ashtanga”. Inviável que absolutamente todos os estúdios de yoga, que oferecem essa modalidade, apareçam como resultado dessa pesquisa, ali ‘de cara’ nas primeiras posições. 

O que o Google faz, levando em consideração as práticas de SEO que cada página desenvolve, é selecionar as melhores opções para este usuário.

Assim, quem desenvolve conteúdos de qualidade, pensa na experiência do usuário com um site bem construído, usa corretamente as palavras-chave, e mais uma série de estratégias de SEO, consegue se posicionar.

Ou seja, SEO são técnicas usadas para rankear sites. Quanto mais você trabalha o seu site com estas técnicas, mais o Google entende que a sua página é relevante para ser exibida para alguém que pesquisa por algo na internet.

Existem sites que trabalham tão efetivamente o SEO que eles sempre figuram na primeira página do Google para os seus nichos. 

Imagine tudo que uma pessoa pesquisar sobre algum aspecto que envolva o seu negócio e o seu site aparecer sempre como opção?

Para entender mais sobre a otimização de buscas, é preciso conhecer também como o mais popular buscador do planeta funciona.

E é sobre o Google o nosso próximo assunto.

Como o Google funciona

É claro que falar de Google não é tão simples assim. Entender os mecanismos de funcionamento da plataforma e seus algoritmos requer estudo e prática. 

Mas a nossa intenção aqui é contextualizar, de forma bastante objetiva, como esta ferramenta de busca atua na hora de “processar” os milhares de sites na internet.

Você já parou para pensar o que acontece quando você digita uma pesquisa no Google?

Em questão de centésimos de segundo, uma série de processos acontece até a ferramenta oferecer as opções na SERPS.

O Google funciona em, basicamente, três etapas: crawling, indexação e rankeamento.

Crawling

O crawling é o mecanismo que o Google usa para rastrear novos conteúdos e sites na web. Para fazer isso, ele usa os chamados “robôs”, no caso do Google, o Googlebot. 

Eles seguem os caminhos que os links apontam em busca de novos conteúdos. É como se toda vez que um site ou página nova entrasse ‘no ar’, o Google dissesse: “Huum, gente nova no pedaço, vou ver do que se trata”.

Depois que ele conhece o novato, ele decide para onde enviá-lo. É aí que começa o segundo mecanismo de funcionamento do Google, a indexação. Saiba mais sobre as diretrizes do Google neste link.

Indexação

Imagine uma biblioteca enoooorme! Como toda biblioteca, as seções são divididas por temas/assuntos, não é mesmo?

O Google também funciona como uma biblioteca gigante, onde todos os conteúdos são divididos de acordo com categorias correspondentes.

Uma vez que o Google descobre um novo achado, ele envia esse conteúdo, página ou site para a categoria mais indicada. 

Continuando na nossa brincadeira, é como se ele dissesse: “Encontrei uma nova página sobre yoga, vou guardá-la na seção de assuntos correspondentes”.

Esse processo de ‘guardar’ os conteúdos é o que chamamos de indexar, que nada mais é do que categorizar os assuntos da web.

O processo de rastreamento e indexação acontecem a todo momento. 

Não por acaso, a missão do Google é: organizar as informações do mundo e torná-las universalmente úteis e acessíveis.

O Google é um grande organizador de conteúdos na web.

Depois de deixar a casa organizada, é hora de entregar esse conteúdo para quem tem interesse nele. E é aqui que entra a terceira fase do processo e onde os esforços de SEO se concentram: o rankeamento.

Rankeamento

A fase  final do processo é aquela em que o Google decide pela ordem em que as páginas serão apresentadas.

Tudo que você sabe de SEO deve ser empregado pensando justamente nesta fase, pois quanto mais você se dedicar em SEO, mais o Google entende seu site como relevante e o exibe para mais pessoas.

Lembra do exemplo da pessoa que pesquisou por ‘aulas de yoga ashtanga’? 

Então, o seu site de yoga está indexado nas categorias que o Google julgou pertinente, quando a pessoa deu enter na pesquisa, ele pensou: “Huum, eu tenho esse site que fala sobre aulas de yoga ashtanga e ele está cumprindo profissionalmente as técnicas de SEO, vou exibi-lo nas primeiras posições da SERP para esta pessoa”. =)

Ou seja, todo o funcionamento do Google acontece de maneira dinâmica e contínua, ele está o tempo todo avaliando os sites e conteúdos. Se uma página perder relevância, ele vai rankear outra na pesquisa.

E é exatamente por isso que usar as técnicas de SEO também deve ser um processo cíclico. Se você parar, o Google vai parar de mostrar o seu site. Simples assim.

Quero fazer SEO no meu site: por onde começar?

Agora que você já entendeu o que é SEO e como o Google organiza as informações disponíveis na internet, é hora de entender como começar a usar SEO na prática.

Estima-se que existam mais de 200 fatores de rankeamento, ou seja, centenas de critérios que devem ser seguidos para que o Google entenda que o seu site é relevante e o coloque nas primeiras posições.

Mas nem todos esses fatores são conhecidos. A seguir, listamos os critérios mais usados por quem faz SEO de qualidade.

Portanto, se você pensar e se dedicar a desenvolver cada um deles, terá grandes e reais chances de impulsionar o seu negócio:

Site de qualidade – ter um site com um design atraente e intuitivo é fundamental para que o usuário considere a sua página como uma fonte de pesquisa relevante para ele. 

Conteúdo relevante – quem pesquisa na internet quer solucionar um problema, entender sobre um assunto, buscar referências para um decisão e etc.. ou seja, crie conteúdos que atendam a estas expectativas, conteúdos completos e originais. Para isso, conheça o seu público, pense nas personas do seu negócio. Quanto mais você sabe para quem está falando, mais se comunica de forma mais assertiva.

Palavras-chave – A palavra-chave é a marca do SEO. Só se faz SEO sabendo usar corretamente as palavras-chave, afinal, é por meio delas, no momento da pesquisa, que o usuário chega até o seu site. Mas descobrir as palavras-chave ideais para o seu negócio requer pesquisa e dedicação. 

Velocidade de carregamento – é mais do que comprovado que a velocidade de carregamento da página influencia seu rankeamento. Pesquisas já indicaram que sites que levam mais de 10 segundos para carregar possuem altas taxas de rejeição.

Usabilidade móvel – se o site é feito para funcionar melhor nos dispositivos móveis, ele é melhor rankeado;

Backlinks de qualidade – ser linkado para sua palavra-chave por páginas relevantes e domínios com autoridade ajuda sua página a se posicionar. 

Essas são apenas algumas das formas de começar a fazer SEO, mas que se já colocadas em prática, começam a dar resultados bastante satisfatórios.

Vantagens em usar SEO

As técnicas de otimização de mecanismos de busca oferecem uma série de vantagens para ajudar no crescimento do seu negócio. Veja as principais:

  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Gerar mais leads;
  • Gerar mais vendas;
  • Reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Educar o mercado;
  • Aumentar a autoridade da marca.

Mas é importante ter em mente que todas essas vantagens são construídas a médio e longo prazo. Exige muita dedicação e paciência, já que os buscadores mudam constantemente suas variáveis de indexação e que as melhorias realizadas em seu site só serão plenamente visíveis após um certo período de tempo. 

É fundamental saber que não se cresce com SEO da noite para o dia. Inclusive, critérios como idade do domínio e do conteúdo são decisivos entre os fatores de rankeamento. Ou seja, sites antigos, que já trabalham SEO há mais tempo, têm preferência para o Google.

A importância de trabalhar com profissionais da área

SEO ainda é um campo obscuro, a ser desvendado. Como dissemos, tudo está sempre em constante transformação e atualização quando se fala em Google, por isso trabalhar com SEO exige dedicação e estudo.

Contar com profissionais capacitados para desenvolver cada critério é fundamental para não perder tempo, afinal tempo é um item precioso para quem trabalha com SEO.

E, assim como existem profissionais especializados em diversas funções, existem também aqueles que estão realmente preparados para fazer SEO. Engana-se quem pensa que SEO é “apenas” colocar palavra-chave no texto.

Como já vimos, trabalhar SEO envolve estratégias dentro e fora do seu site, que nem sempre você vai saber ou conseguir executar sozinho (a).

Nestes momentos, conte com a experiência de uma agência de marketing digital, focada na criação de sites e conteúdos otimizados, que será capaz de entender e diagnosticar quais as melhores técnicas e estratégias usar para o seu negócio.