Produção de vídeos para web: 5 dicas essenciais!

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 10 de setembro de 2021 | Atualizado: 10 de setembro de 2021.

Investir na produção de vídeos para web é uma ótima forma de trabalhar com conteúdo online. Afinal, os materiais audiovisuais ganham cada vez mais força nas redes sociais.

Se feita da forma correta, seja você um influenciador renomado ou microempreendedor, a modalidade certamente gerará bastante alcance.

Por isso, na hora de criar uma página para seu negócio, vale investir tempo nos vídeos de divulgação. Eles atingem novas audiências e, além de servirem como porta de entrada para o seu negócio, também podem ser usados para reter o público ao longo do tempo.

Mas, afinal, o que levar em conta antes de começar a produzi-los? Que materiais e recursos podem ajudar a melhorar a qualidade dos conteúdos? No artigo a seguir, preparamos um guia completo para tornar esse processo mais confortável e prazeroso para você. Confira!

Como começar sua produção de vídeos para a web?

Conheça os vídeos para web

Mesmo com todos os benefícios, a produção de vídeos para a internet pode parecer um pouco difícil para os iniciantes.

Isso porque começar exige um pouco mais de conhecimento sobre as plataformas e suas diferentes funções do que as outras modalidades de conteúdo, como os textos e fotos. Sendo assim, a primeira dica é estudar bem o tipo de material que você deseja criar.

Uma ótima forma de entender o que poderia ser reproduzido em seu perfil, aliás, é a partir do trabalho de outras pessoas de sua área.

Muitos artistas, por exemplo, se dedicam a mostrar a parte por trás das cenas de seus trabalhos, o que ajuda a engajar a audiência e ainda traz uma curiosidade sobre a área para pessoas de fora. 

Já aqueles profissionais que trabalham com e-commerce, como donos de lojas de moda, se beneficiam muito ao divulgar diariamente a variedade de produtos disponíveis em suas empresas. Qual caminho você pretende seguir?

Atente-se à conexão da internet

O segundo passo para trabalhar com vídeos é contar com uma boa qualidade de internet. Afinal, independente do ramo, é muito importante ter uma boa conexão.

Principalmente com o avanço dos vídeos feitos pelo celular, todos podem produzir conteúdo nesse formato de qualquer localização.

Mas, para isso, é preciso garantir que a qualidade e a velocidade sejam compatíveis com o que o público precisa — o que vai depender da eficiência da sua rede móvel e pacote de dados..

Investir numa boa conexão faz toda a diferença não só na velocidade, mas também para manter a estabilidade e evitar os atrasos quando for subir o conteúdo e garantir um cronograma de postagem. 

Afinal, a consistência é cada vez mais valorizada pela audiência e publicar um conteúdo em dia ajuda a manter seu perfil em destaque nas plataformas.

Multimídia é a chave 

Outra ótima ideia, principalmente para as pessoas que estão começando na produção de vídeos para a internet, é aliar esse conteúdo a outras formas.

Criar um blog para a sua empresa (ou até mesmo trabalhar as fotos e os conteúdos em texto nas redes sociais), por exemplo, ajuda a criar uma marca com mais firmeza e direcionamento.

Além de conquistar o público em diversas áreas, também favorece sua própria divulgação e torna o processo mais simples.

Você não estará restrito apenas a quem gosta de assistir vídeos, mas criará conteúdo para os públicos variados de cada plataforma. 

Use as plataformas a seu favor

Não importa onde você queira publicar seus vídeos, o importante é ter dedicação para crescer na plataforma.

Isso é fundamental, por exemplo, no Facebook e Linkedin: as marcas se beneficiam ao postar com um cronograma regular e utilizar os diferentes nichos de público para conquistar sua audiência. 

Por falar em redes sociais, saiba que as novas atualizações do Instagram são vantajosas para produtores de conteúdo multimídia.

Elas alavancam quem está se engajando na produção de vídeos e arriscando diferentes formatos. Com isso, é possível seguir a onda dos conteúdos que estão conquistando mais os públicos. 

No caso dos reels, novo foco da plataforma, os conteúdos são curtos e remixados, aproveitando as músicas famosas e os “challenges”, desafios que promovem a criatividade e a autoexpressão dos criadores de conteúdo.

É um bom espaço para mostrar sua marca, encontrando públicos com carisma e bom humor!

Curtidas não dizem tudo sobre a sua produção de vídeos para web

Existe um mito de que apenas um material com muitas curtidas é um material de sucesso. No entanto, não é bem assim que funciona o conteúdo em vídeo para web.

Na prática, é muito mais importante ter a audiência engajada do que ter uma audiência muito grande.

Isso porque, não importa o tamanho, um público constituído por pessoas que acompanham com frequência e gostam do seu conteúdo significa uma proporção muito maior de interesse.

Hoje em dia, inclusive, é muito mais relevante se os vídeos obtêm comentários e geram conversas do que se muitas pessoas passam rapidamente por ele.

Logo, para quem está começando a produzir vídeos para web, o essencial é criar seu nicho de audiência e encontrar o público que de fato vai se interessar pela sua criação de conteúdo.

Parece difícil, mas não é. Na dúvida, não se esqueça de que, trabalhar bem com produção de vídeos é estar antenado nas novidades, seguir outros criadores, seguir outras marcas e acompanhar as estratégias e os conteúdos que têm feito sucesso nas redes. Sem deixar de lado, claro, a criatividade e autenticidade no que você postar!