5 dicas para otimizar as etapas do processo de vendas da sua empresa

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Publicado: 3 de junho de 2019 | Atualizado: 2 de agosto de 2019.

Dominar as etapas do processo de vendas já não é o suficiente para se destacar no mercado e superar a concorrência. Mas quem conhece as próximas 5 dicas para otimizar o relacionamento com possíveis e atuais clientes consegue ter sucesso em suas ações.

Ter bem definidas as etapas do processo de vendas é essencial para aumentar a produtividade da sua equipe e reduzir possíveis erros de desempenho.

Só que para ser uma empresa bem sucedida no mercado atual, seguir esses passos já não são mais suficientes para conseguir se destacar da concorrência.

Isso porque você deve levar em consideração que as etapas do processo de vendas básicas de prospectar, qualificar, conectar, ofertar, negociar, fechar e o atendimento pós-venda já são realizadas por boa parte do mundo empresarial.

Sendo assim, é preciso encontrar diferenciais que otimizem cada estágio do processo de venda a fim de que o seu negócio não seja só mais uma no mercado.

Mas hoje é o seu dia de sorte, pois você não precisará ir longe para descobrir como tornar o processo de vendas da sua empresa mais eficiente!
Confira os próximos tópicos e aprenda dicas valiosas para melhorar os resultados da sua empresa.

1. Tenha um equipe engajada

Tenha uma equipe engajada

O primeiro passo para otimizar as etapas do processo de vendas da sua empresa é acertar os ponteiros com a sua equipe.

Para tanto, você precisa estabelecer um canal de comunicação aberto entre os setores de marketing e vendas a fim de que não haja ruídos que prejudiquem o seu desempenho.

Sendo assim, é recomendado que se realize o que chamamos de Acordo de Nível de Serviço, o SLA, entre todos os envolvidos nas etapas do processo de vendas.

Isso porque nele são estabelecidas metas globais, como também as de cada setor de marketing e vendas para que o objetivo da sua empresa seja alcançado.

Não se esqueça de documentar todas as decisões que forem tomadas em cada reunião, assim é possível analisar e controlar o desempenho a fim de que as etapas de processo de vendas possam ser aprimoradas.

Além disso, parabenize seus colaboradores quando uma meta for batida. Criar o hábito de recompensar seus funcionários é uma forma de mantê-los engajados e unidos para o bem da sua empresa.

2. Controle os seus pedidos de vendas

Organizar os pedidos de vendas dos seus clientes é essencial para que as etapas do processo de vendas aconteçam da melhor forma possível.

Isso porque ter essas informações documentadas num local de fácil acesso a seus colaboradores evita que problemas aconteçam e prejudique a experiência do consumidor.

Sendo assim, mantenha os pedidos de vendas em uma planilha compartilhada ou até mesmo em programas de computador para que todos possam consultar a qualquer momento.

Mas claro, tão importante quanto ter um método de organização, é manter os dados atualizados.

Por isso, inclua na rotina de seus funcionários um momento de inserir as novas informações na planilha, assim nenhuma alteração relevante passa despercebida.

3. Organize o seu estoque

Organize o seu estoque

Otimizar as etapas do processo de vendas depende também de um gerenciamento eficiente do seu estoque.

Isso porque saber as informações referentes a entrada, armazenamento e saída de produtos é essencial para se certificar de que pode atender as necessidades do seu cliente.

Por isso, cada vez mais as empresas estão adotando softwares de gestão integrada para manter todos os dados em um só lugar para otimizar a administração das etapas do processo de venda.

Assim, você consegue gerenciar melhor o seu estoque e garantir que vai conseguir atender a demanda de cada cliente.

4. Gerencie o seu orçamento

Controlar o seu fluxo de caixa é essencial para entender o desempenho das etapas do processo de vendas.

Isso porque baseada nessas informações você consegue tomar decisões a respeito de cortes ou possíveis novos investimentos.

Sendo assim, mantenha os dados atualizados e fique de olho para manter as finanças em dia.

Dessa forma, é possível fazer um gerenciamento do seu negócio de forma que ele cresça de maneira sustentável.

5. Mantenha uma agenda atualizada

Ter o hábito de documentar as informações pertinentes as etapas do processo de vendas é uma prática importante para se certificar de que tudo está acontecendo dentro do esperado.

Por isso, se você ainda não o tem, procure anotar o desempenho da equipe, a quantidade de vendas e até o número de produtos que ainda tem no estoque em cada dia.

Outra dica importante é deixar essas informações em uma agenda online, para que todos os seus funcionários tenham fácil acesso àqueles dados.

Assim, é possível otimizar o trabalho de todos, uma vez que agora todos podem checar o quão próximos estão de bater a meta e outros indicadores relevantes.

DICA BÔNUS: Aposte no Inbound Marketing para otimizar ainda mais as etapas do processo de vendas

Conhecido como Marketing de Atração, o Inbound Marketing é uma metodologia que tem como principal objetivo educar o mercado consumidor a fim de que ele possa reconhecer o valor do seu produto ou serviço para, assim, tomar decisões de compra mais consciente.

Para tanto, a produção de um conteúdo útil e relevante é de extrema importância para que cada prospect possa entender o seu problema e qual a melhor solução para ele.

Sendo assim, a dica bônus para otimizar as etapas do processo de vendas é investir no Inbound Marketing e suas estratégias para educar o seu mercado consumidor e lidar com possíveis clientes mais preparados.

Ao abrir mão de técnicas invasivas para prospecção de clientes e apostar na produção de conteúdo relevante, a sua equipe de marketing vai entregar leads mais qualificados para seus vendedores, aumentando assim a chance de sucesso.

Por isso, quem quer se destacar no mercado e ter autonomia no setor em que atua precisa investir no Inbound Marketing.

Já sabe como otimizar as etapas do processo de vendas? Então é hora de colocar em prática nossas dicas!

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Neste conteúdo, você viu que otimizar as etapas do processo de vendas da sua empresa significa organizar seu dia a dia e gerir da melhor forma sua equipe.

Para tanto, te apresentamos 5 dicas que vão facilitar e muito a dinâmica da sua empresa, desde procedimentos básicos e até de algumas ferramentas que podem te ajudar.

Além disso, não se esqueça que o aprimoramento é um processo constante, por isso fique de olho no andamento das etapas do processo de vendas e veja se não há pontos que possam ser melhorados ainda.

Então, agora que você já sabe as principais dicas e ainda descobriu que o Inbound Marketing pode ser o que faltava para colocar a sua empresa na trilha do sucesso, mãos à obra!

Se quiser mais dicas, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre como vender pela internet e conquistar mais lucros para o seu negócio.

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