PDM: o que é e como ele pode melhorar a produtividade do seu negócio

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 24 de fevereiro de 2022 | Atualizado: 25 de fevereiro de 2022.

PDM ou Product Data Management é uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada no meio digital com o objetivo de aumentar a produtividade das empresas. Mas o que é PDM e como ele pode ajudar o seu negócio?

Com os avanços profissionais no mundo digital, quase todas as empresas utilizam ferramentas para aprimorar seu modelo de negócios, gerar mais engajamento e retorno dos investimentos.

E o PDM é uma dessas ferramentas especiais. Também chamada de Product Management, ela é fundamental para quem trabalha com dados.

Mas afinal, o que são esses dados e por que eles são tão importantes dentro do marketing digital?

Bem, o uso dos dados é fundamental dentro do marketing digital por um simples motivo: necessidade de estratégias rápidas para competir no mercado.

E se sua empresa vai trabalhar com dados de produtos, o PDM é fundamental.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre essa ferramenta, veja algumas informações que trazemos para você abaixo:

O que é PDM?

O PDM pode ser entendido como o uso de determinados softwares para gerenciar e qualificar dados de produtos na internet.

Essa ferramenta é essencial para o desenvolvimento do seu negócio, fazendo com que informações dos produtos sejam gerenciadas de forma correta.

Os dados dos produtos que o PDM gerencia são diversos e tem muita importância, pois são a base do próprio produto.

Os dados do Product Management são compostos por informações de fornecedores do produto, preço de custo, modelos, medidas, informações de peças, etc.

Esse sistema junta e gerencia essas informações em uma plataforma, facilitando o acessos a esses dados e informações muito importantes para a empresa.

Qual a importância do gerenciamento de dados no PDM?

Como já falamos acima, o PDM (Product Data Management) é muito importante para a relação da empresa com as informações dos seus produtos.

Com esse sistema, é possível juntar e gerenciar as informações do produto, ajudando muito os funcionários que trabalham diretamente com isso.

No mercado digital, os dados são fundamentais, ou seja, o PDM também.

Eles fazem com que os processos corram mais rapidamente, diminuem os riscos e aumentam a produtividade.

Além disso, o Product Management é essencial para melhor organização dos produtos e suas informações.

Portanto, é certo dizer que o PDM é de fundamental importância para a organização dos dados, refletindo em um aumento de produtividade e segurança para a empresa.

Quais são os principais benefícios do Product Management?

Principais benefícios

No último tópico, comentamos sobre a importância do Product Management para a organização dos dados da empresa e dos produtos, fazendo com que a segurança e a produtividade aumentem gradativamente.

Além disso, o PDM ajuda na melhoria do produto, visto que todas as informações sobre ele estão disponíveis.

Redução no custo dos produtos e facilitação dos processos de desenvolvimento dos mesmos também são pontos positivos.

Outro benefício pouco falado do PDM (Product Data Management) é seu potencial de colaboração entre áreas.

Isto é, com as informações integradas presentes no PDM, diversas áreas da empresa podem trabalhar de forma conjunta (vendas e marketing, por exemplo).

Como o PDM pode aumentar a produtividade do negócio?

O PDM aumenta a produtividade do seu negócio, pois dentro do software é possível organizar os dados dos produtos em um só lugar, automatizar trabalhos e desenvolver de forma mais rápida e fácil.

Além disso, como já falamos anteriormente, o Product Management contribui para a colaboração entre as diversas áreas da empresa, fazendo com que elas trabalhem em conjunto sempre visando o bem maior do negócio.

Com o sistema de PDM, sua empresa tem tudo para crescer e se desenvolver de forma rápida e orgânica, prezando pela organização dos dados.

E-book da Ideal Marketing com tudo que você precisa saber para montar um projeto de marketing de sucesso

Como os dados dos produtos são usados no marketing digital?

No marketing digital, a comunicação com as pessoas é fundamental. Para progredir nessa área é necessário uma organização macro para atingir cada vez mais pessoas e angariar leads.

E é aí que entra o PDM (Product Data Management)!

Entretanto, para o marketing digital, uma vertente do PDM é utilizada.

Conhecido como PIM (Product Information Management), esse software é praticamente igual o PDM.

A diferença é que o PIM trabalha com dados em áreas como marketing, sendo essencial para o digital, claro.

Com isso, é certo dizer que essa variante do PDM é fundamental para o marketing digital, visto que junta dados e informações com o objetivo de abastecer as equipes de vendas e marketing.

Isso ajuda a vender mais, desenvolve os produtos e otimiza as relações comerciais da empresa.

PDM é essencial para todo e qualquer negócio!

Essencial para todo e qualquer negócio

Se você tem uma empresa que faz uso maciço de dados e não possui Product Management, saiba que está perdendo tempo e dinheiro!

Como vimos no conteúdo, esse software permite que sua empresa desenvolva produtos de qualidade e saiba tudo sobre sua formação!

Também é importante ressaltar a vantagem que o PDM tem sobre a relação das áreas na empresa.

Com ele, é possível fazer com que áreas distintas trabalhem juntas, com o mesmo objetivo.

Vendas e marketing, por exemplo, podem se desenvolver muito tendo como base o PDM.

E aí, gostou das informações e dicas que trouxemos para você nesse texto? Se a resposta for sim, saiba que existe muito mais de onde veio!

E-book gratuito da Ideal Marketing com dicas de Marketing Digital para aumentar suas vendas