O que é pipeline de vendas? Saiba como organizar processos para vender mais!

//O que é pipeline de vendas? Saiba como organizar processos para vender mais!

Por: | Publicado: 22 de novembro de 2018 | Atualizado: 27 de novembro de 2018.

O que é pipeline de vendas? Ele nada mais é do que uma forma de organizar em etapas o processo de venda da sua empresa. E quem mapeia cada fase da negociação com seus clientes consegue otimizar esse contato e vender muito mais!

Quem trabalha com vendas sabe: todo e qualquer detalhe, por menor que ele seja, é importante e pode fazer com que você feche ou não um negócio.

Por isso, acompanhar de perto a dinâmica das negociações é essencial para evitar que percalços atrapalhem os resultados e fazer com que a sua empresa não sai prejudicada.

Não à toa hoje em dia existem diversas formas de como organizar as vendas, sendo que uma das mais comuns de ser utilizada é do pipeline de vendas.

Isso porque com esse método dá para acompanhar o processo de vendas e ainda facilitar a comunicação entre as equipes!

Então, se quiser saber o que é pipeline de vendas e entender como ele pode te ajudar a vender mais, confira:

O que é pipeline de vendas?

O conceito de o que é pipeline de vendas se refere ao mapa que acompanha as etapas do processo de venda de um representante do setor.

Isso é, a cada negociação iniciada é possível visualizar o seu andamento segmentado por fases definidas pela equipe responsável pela área.

Por causa da devida complexidade de se montar uma planilha pipeline de vendas, todo esse trabalho pode ser gerenciado por meio de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, o CRM.

Com ele dá para integrar todas as informações da equipe comercial, atribuir responsáveis a cada negociação e visualizar os principais indicadores do pipeline de vendas: o volume de negociações em aberto, valor do ticket médio, eficiência geral e o ciclo de vida médio.

Assim é possível documentar a evolução do processo de venda, desde as prospecções e emails enviados até a batida do martelo para maior controle das atividades da empresa.

Como saber o que significa pipeline de vendas pode ajudar o seu negócio?

Lembra dos indicadores mencionados quando explicamos o que é pipeline de vendas?

Bom, esses quatro índices juntos formam o que chamamos de acelerador de vendas do representante de vendas: o equilíbrio desses pontos resulta em excelentes resultados nas vendas e na receita da sua empresa.

Isso porque uma das principais vantagens de trabalhar com uma planilha pipeline de vendas é que ela promove a organização e interações de diferentes áreas por conta da atualização de dados.

O que significa que a sua equipe de Marketing saberá exatamente até que ponto precisa trabalhar um contato para que ele facilite a abordagem do seu time de Vendas.

E se seus representantes comerciais negociam com contatos qualificados, as chances de que mais vendas sejam fechadas é muito maior!

Outro ponto favorecido pelo o que significa pipeline de vendas é: ao acompanhar cada fase de uma negociação, dá para prestar atenção aos pequenos detalhes que podem impedir prejudicar os resultados finais.

Por exemplo, é possível reestabelecer metas a fim de compensar índices insatisfatórios, como, se o ticket médio das vendas anda baixo, se aumenta a taxa de vendas para que a receita no período não seja prejudicada.

Além disso, a prática do follow-up, isso é, contatar o cliente em cada fase da negociação para ouvir suas dores, ajuda a corrigir o processo de venda para que ele no fim compre o seu produto.

Ou seja, saber o que é pipeline de vendas não é só uma forma de como organizar as vendas, mas também de maximizar os resultados da sua empresa!

Já sabe o que é pipeline de vendas? Comece já a organizar o seu processo de venda!

Neste conteúdo você aprendeu o que é pipeline de vendas e viu que esse conceito se refere a um mapa no qual se organiza todas as fases de uma negociação.

Nele é possível acompanhar indicadores, como o volume de negociações em aberto, valor do ticket médio, eficiência geral e o ciclo de vida médio para maior controle da assertividades da sua estratégia.

Com isso, seus processos de venda podem ser otimizados e, como consequência de desenvolver uma das formas de como organizar as vendas com uma planilha pipeline de vendas, sua vendas poderão alcançar índices altíssimos!

E se você quiser saber mais sobre estratégias de vendas, confira nosso conteúdo sobre como implementar um processo de Inbound Marketing e Inbound Sales.

2018-11-27T13:12:13+00:00

Deixar Um Comentário