O que é marketing pessoal? Utilize a seu favor e consiga bons resultados no mercado de trabalho

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Publicado: 14 de fevereiro de 2018 | Atualizado: 18 de agosto de 2019.

Sabe o que é marketing pessoal? Já reparou naqueles profissionais que chegam e marcam presença nos lugares? Eles provavelmente usaram alguns métodos de marketing pessoal para causar essa impressão, por mais que não saibam disso. Acompanhe o conteúdo e mergulhe nessa estratégia de sucesso!

Marketing pessoal é fundamental na promoção de sua imagem. Ele pode ser utilizado por todos profissionais, desde um estagiário até o CEO de uma empresa.

Essa estratégia é capaz de fazer empresas e clientes notarem seu trabalho, ou até mesmo mudarem de opinião sobre ele.

Antes de tudo, saber o que é marketing pessoal e como ele faz para melhorar sua carreira em diversos aspectos, é essencial para um desenvolvimento assertivo da estratégia.

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Conheça os temas abordados na sequência e fique por dentro do assunto:

Mas afinal, o que é marketing pessoal?

O que é Marketing Pessoal?

Com o objetivo de atingir o sucesso profissional, como apontamos no início, essa estratégia é usada a fim de promover sua imagem e mudar a forma como você é visto.

Muito procurado por pessoas presentes no mercado de trabalho ou por outras próximas a ingressar, esta estratégia é responsável por abrir inúmeras portas.

Além disso, essa é uma alternativa usada por profissionais com ambição de assumir cargos mais elevados, ou seja, os que querem crescer dentro de uma organização.

Resumidamente, esta estratégia é uma forma de agregar valor a sua imagem, um conjunto de possibilidades a fim de fazer as pessoas lhe enxergarem de maneira mais positiva.

Motivos para investir em uma estratégia de marketing pessoal

Adianta ser muito bom em determinada atividade, mas não ser visto por ninguém?

Este é basicamente o conceito de marketing pessoal: deixar suas qualidades mais evidentes.

Para entender ainda mais o sucesso deste método, pegue exemplo de trabalhos bem sucedidos, como a Apple, criada por Steve Jobs, e analise.

Por exemplo, se não tivesse ocorrido uma boa estratégia de marketing pessoal por trás do produto, você provavelmente não conheceria o iPhone.

Ou então, do que adianta ser muito bom em escrever livros, mas mantê-los dentro de casa? É o mesmo que trancá-los em uma caixa e não mostrá-los a ninguém.

Neste caso, não distribui-los em livrarias é o mesmo que não fazer sua autopromoção.

Por isso é tão importante aprender o que é marketing pessoal. Ele é essencial para o sucesso do seu trabalho.

Siga nossas dicas de marketing pessoal e tenha resultados surpreendentes

Ilustração de empresário com capa de super herói

Agora você já entende o que é marketing pessoal e profissional, por isso, preparamos uma lista com 7 atitudes cruciais para chegar ao sucesso com sua estratégia.

1. Liderança

Para elaborar uma boa estratégia, trabalhe fatores relacionados à liderança.

Esta talvez seja a capacidade mais essencial para seu trabalho ter sucesso, pois está cada vez mais relacionada a inspirar pessoas.

É importante destacar: não é necessário estar em posição de liderança para exercê-la.

Exemplo: você e sua equipe receberam um e-mail de insatisfação de um cliente, mas passou 2 horas e ainda ninguém o respondeu.

Você pode, sozinho, sugerir alguma solução ao líder e ver sua opinião.

Ser o primeiro a tomar iniciativa a fim de resolver um problema, pode ser visto como uma atitude de liderança nas empresas.

Use esse tipo de comportamento para ser melhor visto.

2. Vestuário

Não utilize roupas adequadas para seu cargo, use roupas de acordo com a posição almejada.

Mantenha uma imagem apresentável, pois uma pessoa mal vestida pode não passar confiança e credibilidade. E isso, mesmo sem alterar a qualidade de seu trabalho, é fundamental para atingir objetivos.

3. Proatividade

Não fique focado apenas em finalizar seu trabalho. Mostre que seu foco é a empresa no geral e auxilie colegas quando necessário.

Afinal, se você não se destacar em relação à sua equipe, será lembrado da mesma forma que os demais. Ninguém procura isso, certo?

4. Objetivos

Antes de tudo, é preciso saber onde você quer chegar e qual tipo de profissional deseja ser. Ter objetivos faz você ter mais foco e também pode estimular uma maior produção em equipe.

São pontos essenciais para alcançar o sucesso em sua estratégia.

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5. Qualidade

Sempre entregue trabalhos que agregam valor a sua imagem, ou seja, trabalhos com qualidade, que façam você ser lembrado com o intuito de destacar sua capacidade de desenvolver qualquer outro pedido.

Entenda o que as pessoas esperam do seu trabalho e tente superar as expectativas.

Ser proativo é uma das lições mais valiosas para quem deseja saber como fazer marketing pessoal.

6. Característica marcante

No marketing pessoal, detalhes característicos fazem as pessoas lembrarem de você, ou seja, são os pontos de destaque entre você e os demais.

Repare, todas as figuras de sucesso possuem uma característica marcante.

Esta marca pode ser por meio de uma linguagem ou relacionado a sua vestimenta, por exemplo.

Como fez Silvio Santos por muitos anos ao utilizar o famoso microfone preso próximo ao seu peito.

7. Naturalidade

A última dica, mas tão valiosa quanto as demais, é a forma de agir em ambiente profissional. Mesmo estando focado em um objetivo, tome cuidado para não passar uma impressão profissional não condizente com você.

Ser espontâneo fará você ter relacionamentos mais amigáveis, pois não passará um ar forçado de simpatia.

Ao entender o que é marketing pessoal e investir em todas estas dicas, pode ter certeza: o resultado será muito positivo.

Saiba como fazer marketing pessoal nas redes sociais

Ilustração de empresário utilizando redes sociais

Embora tudo que abordamos seja voltado ao campo não-digital, é extremamente importante saber como fazer marketing pessoal nas redes sociais, afinal, também é uma forma de promover ou denegrir sua imagem, certo?

Hoje, grande parte das empresas observam o comportamento de funcionários em redes sociais. Há casos de demissões devido à atitudes inadequadas em meio digital, mas há maneiras fáceis de evitar este tipo de ocorrência.

Não precisa aposentar suas redes sociais quando souber o que é marketing pessoal e como aplicá-lo. Pelo contrário, você deve usá-las, mas é preciso ter um filtro para não se prejudicar.

Print de conversa no Facebook sobre marketing pessoal

Não faça como Lucas, um profissional insatisfeito com uma situação de seu trabalho e acabou expondo tudo no Twitter. Ele fez comentários inadequados em relação à empresa e sua gerente, mas estava sendo monitorado, e isso o levou à demissão por justa causa.

Dica: utilize as redes sociais de maneira consciente, siga perfis influentes da área escolhida para ser destaque e veja como eles se portam.

Espelhe-se neles. Ter referências é um grande passo para alcançar o sucesso.

Seja também mais cuidadoso ao compartilhar links. Alguns conteúdos devem ser direcionados apenas em redes sociais com mais privacidade, principalmente quando estamos em processo de promoção pessoal.

Tenha um filtro bem selecionado antes de ter alguma atitude na internet.

Ao aprender o que é marketing pessoal e profissional, você vai conhecer um universo amplo e cheio de possibilidades. Sua imagem deve ser construída da maneira mais concisa possível. Não foque seus esforços apenas em ambiente de trabalho.

Quer saber em quais redes sociais você deve ter mais atenção? Conheça as 10 mais acessadas no Brasil.

Cuidado: não siga o caminho negativo

Ilustração de marketing pessoal positivo e negativo

É preciso ser cuidadoso e não deixar sua estratégia tomar um caminho negativo. Por isso, tenha atenção ou seu marketing pode parecer arrogância.

Como você deve vender seu trabalho em uma estratégia de marketing pessoal e profissional, às vezes alguma atitude pode parecer arrogante. Portanto, não force essa venda a todo momento.

Não siga este caminho delicado, veja nossas sugestões:

  • Não seja grosseiro ao querer mostrar serviço, respeite o espaço dos demais.
  • Mostre competência por meio de resultados, sendo líder de projetos e ao acrescentar novas ideias. Não “puxe tapete” dos outros funcionários.
  • Ser proativo não quer dizer fazer o trabalho dos outros. Procure ter foco no seu exercício, mas, caso precisem de ajuda, ofereça.
  • Não tente forçar essa ajuda, você pode ser interpretado como inconveniente.
  • Não seja o tipo de profissional arrogante, aquele “sabe-tudo”. Para isso, procure manter-se atualizado e esteja aberto tanto para novos aprendizados, quanto para dividir seu conhecimento com os demais.

Aposte nesta estratégia e colha resultados profissionais excelentes!

Agora você entende o que é marketing pessoal e todos os seus benefícios. Isso fará você entender o que seu cliente espera do seu material e qual sua opinião quanto ao seu serviço.

Com essas informações você saberá como fazer marketing pessoal e quais atitudes tomar para alcançar suas metas.

Ao aliar todos os pontos abordados neste conteúdo, você certamente irá sair na frente de concorrentes no mercado de trabalho.

Afinal, quando desenvolvemos uma boa estratégia, alcançar nossos objetivos torna-se algo mais fácil. E o melhor de tudo: sem passar por cima de nenhum companheiro de trabalho!

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